Câmara realiza sessão solene para homenagear o Fortaleza Esporte Clube

22/10/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (22), Sessão Solene em homenagem ao centenário do Fortaleza Esporte Clube e para a entrega da Medalha do Mérito Desportivo Ayrton Senna, ao técnico Rogério Ceni. As homenagens foram propostas pelos vereadores  Benigno Junior (PSD) e Acrísio Sena (PT), respectivamente.  A sessão foi presidida pelo vereador Acrísio […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (22), Sessão Solene em homenagem ao centenário do Fortaleza Esporte Clube e para a entrega da Medalha do Mérito Desportivo Ayrton Senna, ao técnico Rogério Ceni. As homenagens foram propostas pelos vereadores  Benigno Junior (PSD) e Acrísio Sena (PT), respectivamente.  A sessão foi presidida pelo vereador Acrísio Senna, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT).

A mesa contou com a presença das seguintes personalidades: Marcelo Cunha da Paz, presidente do Fortaleza Esporte Clube; vereador Benigno Junior, propositor da homenagem; Quintino Vieira, secretário-executivo da Casa Civil, representando o governador Camilo Santana; Euler Barbosa, secretário do Esporte do Ceará; desembargador do Trabalho, Francisco José Gomes da Silva, representando o presidente do TRT-7ª , Plauto Porto; Renan Vieira, ex-presidente do FEC; João de Deus Costa, ex-presidente do FEC; Celso Dias, ex-jogador do Fortaleza, representando os jogadores e o vereador Edmar Freitas (PRP).

O vereador Benigno Júnior, em sua saudação aos presentes, agradeceu a seu pai por levá-lo aos estádios. “Sou de 1969, iniciei a torcer em 1974. Lembro em 1982, o timaço do Nei Rebouças, com o retorno do Sílvio Carlos, tinha Luizinho das Arábias, Paulo César, Celso. Em 1984, com Sérgio Monte, fazendo grandes defesas. Em 1985, com o time do Pepe, ganhamos o campeonato quando poucos acreditavam. Em 1987, lembro da cabeçada do Mauro Portalupe que nos deu o campeonato, eu era mascote. Em 1990 a 2000 foram anos difíceis para Fortaleza, mas entre 2000 a 2010, foi a era de ouro. De 10 títulos, ganhamos oito e dois acessos para a série A”, enumerou.

Lembrou os anos de sofrimento na Série C, e a conquista do acesso sob a presidência de Luiz Eduardo Girão para a série B. “Ele agora disputou a eleição para o Senado e venceu. É uma pessoa iluminada”, pontuou

Segundo Benigno, “há 100 anos 18 de outubro de 1918, surgia o tricolor com as cores da França. Já que Alcides Santos presenciou a festa da Bastilha, em Paris e voltou entusiasmado com o que viu. Ninguém poderia prever que aquele clube que nascia seria um dos maiores do Nordeste e do Brasil. Ou talvez sequer imaginavam, que Fortaleza se tornasse uma festa viva. Sua torcida é apaixonada e vibrante e uma das mais presentes. Fortaleza está perto de mais um acesso, mercê de uma campanha inquestionável. Hoje destacado sete pontos à frente do segundo colocado. Já com o pé na série A. Pode mirar não só o acesso para a elite, mas até sonhar com o título de campeão da Série B,” comentou.

Lembrou que a história é repleta de renascimentos. “Nesse momento de festa convêm parabenizar o tricolor citando alguns heróis: centroavante Croinha; o ponta esquerda Mimi, que trabalha aqui conosco, Mozar e Moésio, que depois foram técnicos. O gigante Pedro Basílio, Lulinha, Lucinho, Geraldino Saravá, Amilton Melo, Amilton Rocha, Louro, Chinesinho, Cicero Capacete, Celso Gavião, Salvino Damião, Joãozinho, Sandro, Clodoaldo, dentre tantos outros”, comentou.

Com relação aos dirigentes e torcedores destacou os nomes de: Blanchard Girão, Nei Rebouças, Fares Cândido Lopes, Sílvio Carlos Vieira Lima, Osvaldo Azim, Ribamar Bezerra, Carlos Rolim, Marcelo Paz, Péricles Mulatinho, Jorge Mota, Cleiton Veras, José Raimundo Costa, que criou o slogan Clube da Garotada, Luiz Eduardo Girão, Gumercindo. “O Leão se move teve como marca registrada, a máxima daquelas camisas e o grande número de meninos mascotes que entram em campo com o time. A torcedora Toinha, o massagista Manoelzinho, mais de 42 anos de trabalhos dedicados ao Fortaleza Esporte Clube e Betinho Studart”, detalhou.

“O Leão, como dizia o radialista Carlos Fred, nasceu pra ser grande. Fortaleza time de glória e tradição, Fortaleza, tantas vezes campeão. Fortaleza, querido idolatrado está sempre guardado sempre no meu coração (…). Receba o sincero abraço da torcida tão leal, meu tricolor de aço”.

Benigno Júnior em seguida entregou um troféu pelos 100 anos do Fortaleza ao presidente Marcelo da Paz, que também recebeu a medalha do Mérito Desportivo Ayrton Senna em nome do técnico Rogério Ceni, que não pode comparecer à solenidade, das mãos do vereador Acrísio Sena.

Em nome do clube falou o presidente Marcelo Paz. “O Rogério Ceni é um homem globalizado, recebe propostas e cartas de todo o mundo, mas está muito feliz aqui, tenho certeza que essa experiência marcante vai ficar no coração dele. Digo que já surpreendemos o Brasil uma vez contratando o Rogerio Ceni e podemos surpreender muito mais com sua permanência por mais tempo. Fortaleza é um clube de vanguarda, de criatividade, de coragem e surpreendente, como é o caso do mosaico que impressiona. A torcida que faz. Essa sinergia da torcida como clube que faz diferença. Nosso trabalho é para fazer as pessoas felizes. Quando Fortaleza ganha é uma alegria na cidade. E essa vitória é para ser comemorada com paz, nada de torcer contra. Estamos vivendo aqui para sermos felizes. Temos que nos acostumar com a felicidade e esquecer o trauma. Mas vencer com ética, garra, sem qualquer desvio de comportamento, no campo, gerando essa energia do bem. Me sinto honrado de estar nesse cargo e com responsabilidade maior ainda, agradeço a Deus por isso! Peço a Deus censo de justiça e saúde para poder tocar, viajar estar junto e representar o clube, é com alegria que faço isso”, observou.

Marcelo apontou que no Futebol, o clube está na reta final para o acesso, não garanto nada ainda. Nenhum clube subiu com 60 pontos, teremos que ter o 0,7% a mais para subir. Por isso que os jogadores não estão participando das festas porque estão com o foco em vencer e dar essa alegria para a torcida, vendemos sonhos e temos que entregar ele para o torcedor”, concluiu. No final, Acrísio disse que em 10 anos na Câmara é a primeira vez que a sessão será encerrada com  hino duplo, o do Fortaleza Esporte Clube e depois o hino da cidade de Fortaleza.