Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos 91 anos da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará

25/04/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira (25) Sessão Solene em Homenagem aos 91 anos da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará. A solenidade foi proposta através do requerimento 856/2019 de autoria do vereador Idalmir Feitosa (PR), 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara, aprovado por unanimidade. O aniversário da entidade foi comemorado […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira (25) Sessão Solene em Homenagem aos 91 anos da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará. A solenidade foi proposta através do requerimento 856/2019 de autoria do vereador Idalmir Feitosa (PR), 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara, aprovado por unanimidade. O aniversário da entidade foi comemorado no dia 19 de março passado. A sessão foi presidida pelo vereador Adail Júnior (PDT), presidente em exercício da CMFor.

A mesa solene contou com as presenças de: Sílvio de Paiva Ribeiro, sereníssimo grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará; vereador Idalmir Feitosa; vereador Dr. Porto (PRTB); Ivelise Freitas Maia, Suprema Deputada das Filhas de Jó do Ceará; Maria das Graças Pinheiro Barroso, digna matriarca da Capítulo Charlote Menderal; Antônio Augusto Mendes de Sousa, primeiro oficial Executivo da Ordem Demolay Ceará;

O vereador Idalmir Feitosa, em sua saudação aos presentes, disse que o tempo é inexorável. “Por nossa iniciativa através do requerimento 856 foi aprovada por unanimidade a presente sessão solene para comemorarmos a fundação da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, que completou 91 anos. A frente dos destinos da nossa Grande loja está o sereníssimo Grão-Mestre Sílvio de Paiva Ribeiro, que esperamos que transmita nossas felicitações a todos os maçons cearenses. Quando os obreiros das lojas Deus Camocim 01, Porongaba 02 e Fortaleza 03, pelo palio da Liberdade, quiseram receber a carta liberdade exarada pelo grau 33 pelo rito escocês, iniciaram essa história que hoje comemoramos. Decorrido todo esse tempo, temos 33.215 dias de existência, que recebeu o comando de 31 grão-mestres, soberanamente guiados pelo grande arquiteto do universo,” pontuou

Em seguida, o vereador lembrou o nome de todos os grão-mestres que passaram pela Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, afirmando que estes com base na liberdade, igualdade e fraternidade guiaram os maçons cearenses pelos caminhos do amor e da paz. “Tudo que disse atá agora foi com toda lealdade de minha existência, pois o meu amor pela maçonaria é infinito. E uma palavra traduz toda minha vida na maçonaria, a fé. Uma palavra pequena, mas grande etimologicamente. Quero com significado entusiasmo e muita alacridade, venho aqui com muita felicidade e muita esperança fazer uma exortação pela valorização de nossa cidadania. Acredito que todos sabem que a cidadania é um dos fundamentos do nosso estado democrítico de direito”, explicou ao explanar sobre a situação atual do país.

“Não desejo que essa sessão seja uma simples efemeridade, motivo que todos carreguem consigo a certeza que devemos fazer uma profunda reflexão das palavras que aqui afirmo, para meditar disse Leonardo Boff o que interessa todos deve poder se pensado, discutido e decidido por todos. Ora o bem social pertence a todos por isso todos devem participar, democracia significa, construção comum do bem comum.

Segundo ele, o maior desafio para a democracia é articular melhor a relação em liberdade politica e igualdade social. “Diante dessas palavras posso afirma quer a palavra democracia foi usada primeira na peça ‘A Suplicante’ em 468 anos AC, meditação é um pedido que firmo de forma resoluta, para que possamos nos lembrar que antes de Cristo já se falava em democracia, que é o próprio poder do povo. Em concluir esse meu pronunciamento, considero a pessoa do grão-mestre um pacifista e inquestionavelmente um pregador da paz, nos termos que nosso criador nos disse; eu vos deixo minha paz eu vos dou minha paz!”

“Ele fez da justiça o caminho da retidão, sem deixar que a injustiça fosse praticada em detrimento da moral. Exercitou o amor no real sentido, atitude que sempre o engradeceu. Da liberdade fez um real sacrário de guarda de suas reais virtudes. Diante de todos os valores podemos citar que vossa adamantina personalidade é um exemplo para nossas existências. Ao instituir o dia do maçom no dia 19 fizemos como uma homenagem ao obreiro dos obreiros, São José. Viva a maçonaria brasileira, viva a maçonaria cearense, viva o grão-mestre Sílvio Ribeiro, viva a todos os maçons, que unidos buscam o mundo melhor para todos”, concluiu.

Em seguida, houve a apresentação do Coral da Grande Loja Maçônica regida pelo maestro Elbano Paiva. O vereador Idalmir Feitosa, em ato contínuo, fez a entrega de uma placa em comemoração aos 91 anos da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, comenda esta recebida pelo Grão-Mestre Sílvio de Paiva Ribeiro.

Em suas palavras de agradecimento, o grão-mestre Sílvio de Paiva Ribeiro disse ser com grande satisfação e alegria que ocupa mais uma vez a tribuna da Câmara, autentica casa do povo em noite festiva. “Aqui quero relembrar que no último dia 19 de março nossa Loja Maçônica completou 91 anos. Ao longo dessas nove décadas, muitas dificuldades e desafios ultrapassamos, mais muitos progressos conseguimos. Aquelas três lojas empreendedoras se multiplicaram e hoje contamos com 155 lojas em quase uma centena de municípios”, frisou

Disse que a família maçônica já rompeu a casa das 20 mil pessoas. “A despeito das dificuldades, nunca cessou suas atividades, mesmo quando teve cerradas suas portas por força de governos autoritários. Nossa missão é melhorar o homem para melhorar a sociedade. Melhorar a sociedade para tornar feliz a humanidade. Esse é o nosso ousado desafio. Essa é a nossa utopia que nos move e estimula, pois é na percepção desses objetivos que milhares de irmãos se reúnem a cada semana durante anos a fio. Enfileirados na busca de interpretação da sabedoria milenar constituídos nos nossos símbolos e alegorias”, asseverou.

Ele citou ordens que contam com a participação dos membros da família, como a ordem Estrela do Oriente e as ordens Demolay, Filhas de Jó, Escudeiros e Abelhinhas, que segundo ele, se expandiram em ritmos jamais pensados, e segue no seu firme propósito de educar e formar moralmente os cidadãos para bem servir a sociedade no futuro. “O nosso trabalho não se limita apenas as nossas paredes de nossos templos sagrados mas extrapola para atender as pessoas mais necessitadas. Nossa loja silenciosamente se coloca como maior doadora dos bancos de sangue do Hemoce. Realiza assistência integral a duas centenas de crianças filhas de catadoras pela Associação Franklin Rossevelt, que há 30 anos vem mudando para melhor a vida de muitas delas. temos escolas, creches, projetos sociais voltados para populações em situações de risco, Destacamos as estabelecidas em Tauá, Crateús, Tianguá, Camocim, Tabuleiro do Norte, Limoeiro e tantas outras”, detalhou.

Sílvio Paiva ressaltou que o objetivo é de fazer o bem e por isso a instituição têm recebido o reconhecimento de órgãos. Destacou, ainda, a doação de centenas de cadeiras de rodas. “Mas uma coisa é comum em todas as ações, a prática da caridade levada em efeito na tradição cristã, que diz que, o que a mão direita faz a esquerda não tome conhecimento. No plano nacional temos uma efetiva participação na Federação da Maçonaria Simbólica, entidade representativa das 27 grandes lojas brasileiras. A inteligência da comunidade maçônica é colocada a serviço da pátria e da humanidade. Finalizo minhas palavras agradecendo o fraterno irmão e vereador Idalmir Feitosa pela sincera atenção à nossa loja e agradecer essa singela homenagem e estendo os agradecimentos aos demais vereadores que acompanharam essa homenagem”.

No final o presidente da Câmara em execício, vereador Adail Júnior parabenizou o vereador Idalmir pela iniciativa e a todos os presentes pela sessão solene.

Histórico

A Grande Loja Maçônica do Estado Ceará é uma Obediência maçônica. Fundada em 19 de março de 1928, após a união das lojas “Deus e Camocim N° 01”, “Porangaba N° 02” e “Fortaleza N° 03”. Seu primeiro Grão-Mestre foi Álvaro Weyne. Regular de origem, recebeu sua Carta Constitutiva de N° 09 exarada pelo Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, com a denominação inicial de Grande Loja Symbolica Escoceza Soberana para o Estado do Ceará.

Buscando sempre a obediência aos postulados internacionais de regularidade, na origem e na prática, obteve o reconhecimento de suas coirmãs do Brasil e das demais congêneres do mundo. Congrega 139 lojas maçônicas. É filiada a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil.

A seleção de novos iniciados, o estudo filosófico, o cumprimento ritualístico e a participação nos eventos da comunidade maçônica nacional e internacional têm sido uma constante diretriz em seus trabalhos. Fiel ao princípio de Liberdade com responsabilidade defendeu a tese da total autonomia do simbolismo em relação ao filosofismo, o que ensejou a assinatura de tratado de mútuo reconhecimento com o Supremo Conselho, em 1935.

Mantendo-se coerente aos princípios maçônicos sempre que o estado de direito no país foi ameaçado, defendeu a democracia e o voto universal, livre e secreto. Defendeu, sempre, a unidade das Grandes Lojas do Brasil através de decisões colegiadas e esteve presente em todos os eventos de abrangência nacional e de muitos internacionais.

Contribuiu com teses de real interesse da maçonaria brasileira, como a “Diretrizes da Atuação Política da Maçonaria no Brasil” -1957- um estudo histórico, filosófico, conjuntural, que define a ação política da Instituição. A tese sobre a criação de “Triângulos Maçônicos”, corpos maçônicos que na região de pouco número de maçons direciona os trabalhos até a criação de uma Loja regularmente constituída, facilitando assim a criação de um grande número de Lojas no país.

Foto: André Lima