Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos 55 anos da Paróquia Nossa Senhora das Dores

05/10/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal realizou nesta sexta-feira (5) Sessão Solene em homenagem aos 55 anos da Paróquia Nossa Senhora da Dores, no Otávio Bonfim. A solenidade foi solicitada pelo vereador Michel Lins (PPS), vice-líder do prefeito na Casa. Lins presidiu a sessão, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT). A Mesa Solene […]

A Câmara Municipal realizou nesta sexta-feira (5) Sessão Solene em homenagem aos 55 anos da Paróquia Nossa Senhora da Dores, no Otávio Bonfim. A solenidade foi solicitada pelo vereador Michel Lins (PPS), vice-líder do prefeito na Casa. Lins presidiu a sessão, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT). A Mesa Solene foi composta por Frei Edson, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores; Frei Francisco Rogério; Lucélia Maria, responsável pela Catequese e Raimundo Carneiro (Vavá), funcionário da Paróquia responsável para anunciar as celebrações.

Em suas palavras de saudação aos presentes, o vereador Michel Lins, destacou o trabalho social realizado pela Igreja na comunidade. “Eu sou fruto da Igreja. Desde pequeno quando frequentava a Igreja dos Remédios. Lá aprendi música, cidadania e a desenvolver dons do dia a dia além de crescer na fé. O papel da Igreja é esse, o de resgatar pessoas e de levar a todos a palavra de Deus. Eu defendo a importância dessa instituição. O Poder Público deve valorizar esse trabalho, principalmente nos dias de hoje, onde estamos vivendo um momento em que pessoas, em vez de valorizar a Igreja, a combatem. Combatem seus princípios. Isso é grave, é sério. Se existe uma instituição que mais resgata pessoas é a Igreja”, afirmou.

“São Francisco ia ao encontro dos pobres. Como diz a Bíblia, vós sois sal da terra e luz do mundo! Mas o sal só salga pelo contato e a luz só ilumina onde há escuridão. Esse é o trabalho que a Paróquia Nossa Senhora das Dores realiza. Ela estende a mão aos necessitados. Muitos inclusive, desenvolvem esse trabalho por amor, sem nenhuma remuneração. Qual a importância da Câmara valorizar a Igreja? É porque esse trabalho voluntário é feito com amor, eles doam aquilo que recebem. Aqui fica a nossa homenagem. Cada um dando, trazendo e acrescentando à vida, seus dons e carismas. Outros freis já passaram, mas quem faz o dia a dia da paróquia são vocês. Esses 55 anos ficam registrados pela luta, pelo amor, pelo serviço que Cristo destinou a cada um de vocês, que se dedicam no anonimato, doando tempo para outras pessoas. Algumas delas, as vezes, só precisam de um abraço, de atenção, de um sorriso. Que cada um de nós saiamos daqui e registremos a importância de cada no desenvolver desse trabalho. Peço a Deus que o futuro reserve mais graça, mais luz para que vocês continuem refletindo na vida dos outros”, pontou.

Em suas palavras de agradecimento, após receber uma placa comemorativa das mãos do vereador Michel Lins, o Frei Edson disse ser com imensa alegria que recebe a homenagem e reconhecimento da cidade de Fortaleza à Paróquia, “uma paróquia que foi criada em 1963 por Dom José Menezes Delgado, que foi bispo conciliar do Concílio Vaticano II e a partir daí, através da iluminação dos ideais franciscanos, decidiu criar a Paróquia Nossa Senhora das Dores. Com certeza, ele acredita no trabalho de nossa ordem e quis aumentar o tamanho da nossa responsabilidade. A Paróquia é voltada para pessoas mais simples da comunidade”, afirmou.

Frei Edson destacou que a Paróquia trabalha pela preservação da vida e a partir da espiritualidade  busca modificar o coração da pessoa. “Vivemos num momento que muitos da sociedade não acreditam em Deus. Temos essa missão de reacender Deus no coração das pessoas. Nossa ajuda e colaboração, é para que as mãos de Jesus, as mãos de São Francisco cheguem ao povo através da espiritualidade. O nosso reconhecimento do trabalho, de muitos feitos, de muitos frades e muitas pessoas que virão ainda para trabalhar por nossa Paróquia. Que essa noite fique marcada no coração das pessoas e no coração de Fortaleza. Paz e Bem a todos!”

Historia

Em 20 de Setembro de 1963, D. José Medeiros Delgado, através do Decreto nº 02 criava a Paroquia Nossa Senhora as Dores, em Otávio Bonfim. Fruto da obra caritativa e de grande zelo de Dom Manuel da Silva Gomes devoto fervoroso de Nossa Senhora das Dores envidou todos os esforços para a vinda dos franciscanos menores para Fortaleza, inclusive fazendo doação do terreno pra construção da igreja de Nossa Senhora das Dores.

Atualmente a paróquia tem como pároco Frei Edson e realiza atividades de evangelização, bem como ações sociais visando acolher os mais necessitados. Dentre esses trabalhos estão o pão dos pobres e Santo Antônio, trabalhos sociais no Centro Comunitário Nossa Senhora Medianeira, encontros espirituais e revigoramento da pessoa na sua integridade. Dessa forma leva ao mundo o amor de Deus através dos ensinamentos de São Francisco de Assis.