Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos 54 anos da Federação Cearense de Tiro Esportivo

23/04/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta terça-feira (23), Sessão Solene em comemoração aos 54 anos da Federação Cearense de Tiro Esportivo (FCTE). A solenidade foi proposta pelo vereador Benigno Júnior (PSD), através do requerimento 654/2019, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio vereador Benigno Júnior, no ato, representando o […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta terça-feira (23), Sessão Solene em comemoração aos 54 anos da Federação Cearense de Tiro Esportivo (FCTE). A solenidade foi proposta pelo vereador Benigno Júnior (PSD), através do requerimento 654/2019, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio vereador Benigno Júnior, no ato, representando o vereador Antônio Henrique (PDT), presidente da CMFor.

A mesa solene foi composta por: Francisco José Xavier de Albuquerque, presidente da Federação Cearense de Tiro Esportivo (FCTE); Raimundo Crisóstomo de Morais, vice-presidente da FCTE; Coronel Evaldo Gonçalves de Carvalho, ex-presidente da FCTE; Francisco Júlio, representante dos Jovens Infantes do Ceará (JIC).

Em sua saudação aos presentes, o vereador Benigno Júnior destacou que o Tiro Esportivo consegue congregar profissionais de diversas áreas, uma mescla de pessoas que tem por esse esporte uma paixão. “Com certeza a prática fortalece a amizade e os vínculos. O esporte tem essa peculiaridade consegue congregar e agregar pessoas de vários segmentos que tem a bandeira daquela modalidade esportiva. O Esporte é uma ferramenta importante nas políticas públicas”, pontuou.

“Nessa noite recebemos pela primeira vez a família do tiro esportivo pelos 54 anos de história. Trata-se de um sonho iniciado em 13 de fevereiro de 1965 e por meio do esforço de seus abnegados membros se mantêm viva, atuante e exitosa. Louvo os esforços do coronel Aírton Façanha, primeiro presidente e aqui nas pessoas do Francisco Xavier, atual presidente e do Coronel Evaldo, ex-presidente. Falando em vitórias, a Federação em mais de meio século teve importantes conquistas nacionais,” ressaltou.

Asseverou que atualmente o estado do Ceará é destaque no tiro esportivo nacional, tendo atletas como Thaís Moura, Daniele Carvalho e Dani Ricardo representando nossas terras em competições nacionais e internacionais. “Nós vereadores, além de fiscalizar e propor leis temos a função de realizar solenidades para reconhecer o trabalho de instituições sérias e propagar os bons exemplos na nossa sociedade. Nos tempos que estamos vivendo, nada melhor do que apresentar à sociedade esses valores. Essa solenidade vem somar as comemorações pelos 54 anos da Federação. Não ha maior teste do sucesso de uma entidade que o tempo. Aproveito para demostrar meu apreço e compromisso a essa entidade e modalidade, que tenho conhecido e estudado. Desejo muito sucesso aos envolvidos na organização da etapa Norte e Nordeste de tiro, que acontecerá aqui em Fortaleza,” concluiu.

Em seguida o vereador Benigno Júnior fez a entrega de uma placa em comemoração aos 54 anos da FCTE, recebido pelo presidente Francisco José Xavier de Albuquerque, que ato contínuo fez seus agradecimentos em nome da instituição. “É um momento de imensa satisfação. Essa homenagem caiu num dia especial em minha vida. Agradeço a maneira do senhor sentir o tiro esportivo. Me deixa muito envaidecido, ter escolhido essa data, pois hoje minha mãe está completando 93 anos de idade. Agradeço essa gentileza, essa maneira de homenagear uma Federação de mais de meio século de luta e batalha”, disse emocionado.

Ressaltou que quando assumiu a Federação no ano de 2008, como diretor de marketing e educação, disse ter sido um motivo de orgulho. “Eu ainda estava aprendendo e conhecendo essa atividade. Iniciamos incentivando a modalidade e com o passar dos anos passamos a ter uma equipe capaz de disputar em nível de federações e aquilo pra mim era um motivo de desafio. Foi no 23 BC que o tiro esportivo renasceu. Eu jamais pensei em ser presidente, mas permaneci junto com meus colegas fazendo com que nossa equipe continuasse se aprimorando. A Federação deve muito ao Exército brasileiro. Foram nos quartéis que os atletas praticaram o tiro esportivo”, revelou.

Ele observou que clubes cearenses debravaram uma marca, e hoje o Ceará tem dos melhores stands nacionais. “Praticamos com mais de 26 modalidades, no Clube de Tiro Gun House do Ancuri. Temos a melhor equipe de arbitragem do Brasil, árbitros que participaram de Olimpíadas, jogos Pan-americanos. Isso é um motivo de orgulho para nosso estado. Fomos tricampeões brasileiros no Rio de Janeiro. As demais federações tinham melhor estrutura, mas nós tínhamos a matéria-prima. Pessoas que praticam a modalidade com amor. Essa homenagem tão singela vai marcar não só a Federação do Tiro Esportivo, mas todos que fazem a modalidade no Estado. A FCTE estará de forma escancarada aberta para o vereador Benigno e todos que fazem essa Casa e dizer que essa placa é de todos os atletas que fazem parte da Federação Cearense de Tiro Esportivo. Nosso muito obrigado”, concluiu.

Em nome dos ex-presidentes falou o Coronel Evaldo Gonçalves de Carvalho. Ele falou da história do tiro. Disse que em 1896 nos primeiros jogos olímpicos em Atenas. O Barão de Coubertin colocou a modalidade na competição. “Este ano estamos comemorando 120 anos do tiro no Brasil. Em 1906 foi criada a Federação do Tiro Brasileira e em 1907 a Federação Internacional de Tiro. Essa primeira federação de tiro, criada por um decreto presidencial, organizou o esporte olímpico no Brasil. Em 1914 foi criado o Revólver Clube no RJ, próximo a Lagoa de Freitas. Em 1916 foi criada por decreto presidencial a Confederação Brasileira de Desporto”.

“Já em 2020 conquistamos a primeira medalha olímpica, a medalha de prata com Afrânio Costa, na Antuérpia. O Ouro veio no dia seguinte com Guilherme Paraense. Na competição tiramos ainda o terceiro lugar por equipe de carabina. Foi uma façanha. Nossa equipe foi de navio, e ao chegar em Portugal viu que ia chegar atrasado, então conseguiram passagens de trem e chegaram a tempo. Lá, os americanos quando viram as armas dos brasileiros ficaram com pena e emprestaram as armas deles, por isso que tem essa lenda de que quem empresta perde a competição. O tiro é uma modalidade de grande concentração. Os americanos perderam a competição e doaram as armas aos brasileiros”, frisou.

Disse que depois disso, o Brasil só veio conseguir medalha em 1952 no atletismo. “Em 1935 foi criada a Federação de Caça e Tiro. Em 1947 a entidade passou a ter o nome de Federação Brasileira de Tiro ao Alvo. Em 1994 passou a ser Federação de Tiro e 1998 passou a ter o nome atual. No Ceará, a Federação foi formada por seis fundadores. Em 2016 tivemos uma medalha olímpica conquistada pelo nosso atleta Felipe Wu”, finalizou.

História

A Federação Cearense de Tiro Esportivo (FCTE), sucede a Federação Cearense de Tiro que sucedeu a Federação Cearense de Tiro ao Alvo. Fundada em 13 de fevereiro de 1965 pelas mãos de: Arlindo Ivo Barbosa, Ayrton Nogueira Façanha, Gerardo Albino Nogueira, José de Carvalho Filho, Luiz Ethevaldo A. Guimarães, Raimundo Nonato Moreira Pinheiro. E as entidades: Círculo Militar de Fortaleza, Clube Náutico Atlético Cearense e a Sociedade Cearense de Caça e Pesca.

Foi a primeira Federação do país a possuir 3 títulos de campeã brasileira junto a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE). Foi ainda duas vezes Vice-Campeã Brasileira, oito vezes Campeã Norte\Nordeste, 38 vezes Campeã por etapa do Campeonato Brasileiro, detém 28 Recordes Individuais por Atleta e nove Recordes por Equipe.

Fotos: André Lima