Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 25 anos do Colégio Teleyos

22/03/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (22), Sessão Solene em homenagem aos 25 anos do Colégio Teleyos, requerimento de autoria do vereador Antônio Henrique (PDT), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão foi conduzida pelo próprio presidente Antônio Henrique e a mesa solene contou com as presenças de: José Stênio Pinheiro […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (22), Sessão Solene em homenagem aos 25 anos do Colégio Teleyos, requerimento de autoria do vereador Antônio Henrique (PDT), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão foi conduzida pelo próprio presidente Antônio Henrique e a mesa solene contou com as presenças de: José Stênio Pinheiro de Morais, diretor-administrativo do Colégio Teleyos; Francisca Luzameire Aires de Lima, diretora-pedagógica do Colégio Teleyos; Francisca Luzelene Aires de Lima, diretora-pedagógica do Colégio Teleyos; Juliana Façanha, assessora do Sinep, representando o presidente Airton Oliveira e o vereador Gardel Rolim, 3ª vice-presidente da CMFor.

A sessão foi iniciada com um momento de oração ministrada pelo coordenador Ronaldo Carneiro. O aluno Esdras Henrique Bandeira da Silva, em seguida, lei o histórico do colégio Teleyos.

O presidente Antônio Henrique, em sua saudação, disse ser motivo de muita honra e alegria participar da homenagem. “Sinto-me grato por poder prestar essa justa homenagem a uma instituição que tem se apresentado como modelo de competência e compromisso com a educação em nossa cidade”, pontuou. Ele destacou que é senso comum dizer que a educação é algo importante. Mas muitas vezes as pessoas não mensuram o tamanho dessa importância. “Segundo a UNESCO a educação ajuda a combater a pobreza e capacita as pessoas com o conhecimento, habilidades e a confiança que precisam para construir um futuro melhor. A educação é, portanto, uma ferramenta para transformação de vidas, ou melhor, para transformação do mundo”, ressaltou.

Antônio Henrique afirmou conhecer o Colégio Teleyos praticamente desde sua fundação, pois foi nela que educou seu filho Esdras, desde a educação infantil. “Posso dizer com convicção que os profissionais que atuam ali são homens e mulheres que têm consciência de sua importância social. Reconhecem de fato a importância da educação para a sociedade. Nesta escola os professores sabem que, ao educar crianças e adolescentes, não estão apenas ensinando-lhes o caminho para aprovação nas mais difíceis provas e vestibulares das universidades. O Colégio Teleyos educa crianças e adolescentes para se tornarem cidadãos de bem, homens e mulheres comprometidos com o bem comum”, argumentou.

Disse que uma prova disso é que, além dos conteúdos curriculares comuns a qualquer escola, o Colégio Teleyos, de forma confessional, também ensina os valores cristãos presentes na Palavra de Deus e que isso faz toda a diferença. O presidente frisou que tem orgulho em dizer que a escola, que conta com uma estrutura física de alto padrão e professores conceituados em todas as áreas, está fincada em uma região da cidade que sofre com preconceitos e carências históricas. “Indo no contrafluxo dos investimentos educacionais de Fortaleza, o Colégio Teleyos está estabelecido no Conjunto Esperança desde sua fundação. Hoje, em vez de sairmos do bairro em busca de boas escolas na parte mais nobre, vemos que o Teleyos atrai alunos das mais diversas regiões da cidade em busca de seus excelentes serviços”, detalhou.

No final de suas palavras, o presidente Antônio Henrique disse esperar que o projeto vivenciado pelo Colégio Teleyos no Conjunto Esperança possa expandir-se e chegue a outros bairros. “Desejo que a escola possa estabelecer sedes em outros espaços, mas, fico imensamente feliz em saber que sua história começou na parte da cidade onde a educação faz mais diferença tanto para quem lá estuda, como para quem lá trabalha. Basta dizer que a escola gera atualmente três centenas de empregos que ampliam o desenvolvimento desta parte de Fortaleza de maneira muito significativa. Por tudo isso, quero parabenizar a todos que fazem essa vitoriosa escola”, concluiu.

Após a palavra do presidente foram feitas homenagens com a entrega de certificados pela Câmara Municipal de Fortaleza e uma placa comemorativa, concedida pelo colégio Teleyos a seus colaboradores e amigos. Entre os homenageados foram condecorados: Julia Raimunda Pereira Bessa;  José Stenio Pinheiro de Morais;  a ex-aluna e atual professora Aline Vasconcelos Pinheiro;  e as diretoras e idealizadoras do colégio, Francisca Luzameire e Francisca Luzelene. O presidente Antônio Henrique e sua esposa Edileusa Bandeira da Silva receberam uma placa comemorativa dos 25 anos do Colégio Teleyos. Finalizando as condecorações, os jovens Jhonatan, Jeymis e Ane Suely fizeram a entrega de uma placa comemorativa ao seu pai, José Stênio Pinheiro de Morais.

Em nome dos homenageados falou a senhora Luzameire Alves, que saudou os presentes, seus familiares, professores, funcionários, ex-funcionários, alunos e ex-alunos. “Estamos comemorando 25 anos. O tempo passou rápido. Mas Deus nos criou com a finalizada de servimos na terra. Deus nos deu essa missão de criar um escola e como cristãos que cremos e aceitamos a palavra e Deus, aceitamos essa responsabilidade de proclamá-la e instituirmos um princípio de vida coerente com seus ensinamentos. Agradecemos a Deus que foi o grande idealizador desse Colégio. Ele nos tem abençoado e nos sustentado”, pontuou.

Luzameire fez um breve histórico da trajetória do Colégio Teleyos. “Com pouco tempo que iniciamos, Stênio se juntou a nós com seu trabalho inovador e de liderança. Com isso, a escola se destacou para o crescimento e excelência educacional. Quero agradecer a professora Djane Costa Carneiro, que começou como professora há 24 anos; a coordenadora Marcia Maria, que começou há 23 anos e nos encanta ao resolver trabalhos difíceis. Nossa primeira aluna Aline que atualmente está no nosso quadro docente e muito nos orgulha e nos honra. A todos os homenageados é muito bom ter vocês ao longo dessa caminhada,” finalizou.