Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos 17 anos da Associação dos Contabilistas do Ceará

09/10/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (9), em comemoração aos 17 anos de Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (ACONTECE). A solenidade foi proposta pelo requerimento 18/2018, de autoria do vereador Benigno Júnior (PSD), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão foi presidida pelo vereador Benigno e a […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (9), em comemoração aos 17 anos de Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (ACONTECE). A solenidade foi proposta pelo requerimento 18/2018, de autoria do vereador Benigno Júnior (PSD), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão foi presidida pelo vereador Benigno e a Mesa Solene contou com as presenças da diretora da ACONTECE, Caroline Macedo; do presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Ceará, Manoel Pinheiro; da vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Augusta Barbosa; da diretora do Sindicato das Empresas de Contabilidade, representando o presidente Gilson de Castro, Tatiana Barbosa e representando o Conselho Federal de Contabilidade, Lourival Cavalcante.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Benigno Júnior destacou que a casa do povo recepciona mais uma vez os contabilistas numa noite de festa. “Nosso respeito e admiração a essa valorosa classe profissional. Estamos aqui comemorando os 17 anos dessa entidade. Tenho muito carinho a essa classe, movido pelo amor e dedicação do meu pai a profissão de contador. Seu legado hoje é seguido por minha irmã. Mesmo não sendo contabilista tenho muito carinho pela classe e assim renovo meu compromisso com vocês na defesa dos direitos dos profissionais. Vocês sempre têm que estar se capacitando e o papel da Associação é fundamental para que isso ocorra”, disse.

“Quero destacar a participação de vocês na discussão do Plano Diretor da Cidade. Melhoramos a norma e destravamos a criação de negócios na cidade. Temos agora a avaliação do Código da Cidade, que atualiza o antigo Código de Obras e Posturas da cidade que é de 1981. Imagine uma obra tão ultrapassada, ainda direcionar as obras da cidade. Vamos precisar muito da participação de vocês na renovação dessa legislação. Reiteramos o apoio a vocês e aos projetos em tramitação nessa casa”, frisou.

“Com relação majoração das taxas de alvarás de funcionamento, defendemos a revisão pois onera o setor produtivo e a pequena empresa. Hoje vemos a informalidade tomando de conta. No Centro da cidade está difícil se locomover. Reconhecemos o lado social, mas quem paga seus impostos e luta para manter empregos, é penalizado por essa situação. Não podemos andar nos corredores comerciais sem verificar os efeitos da crise. Muitas empresas e lojas fechando. Tenho levado ao prefeito a necessidade de revisão para contemplar de forma diferenciada as empresas de pequeno porte”, concluiu.

Após receber uma placa comemorativa do vereador Benigno Júnior, a diretora da ACONTECE,  Caroline Macedo, representando o presidente Daniel Sales, destacou os homenageados pela medalha Rui de Castro e Silva, concedida pela entidade para seis contabilistas, sendo três da Capital: Paulo Almada; Flávio Pontes e o auditor do trabalho Luiz Alves de Freitas. E três do Interior: Ana Maria Marques (São Benedito); Ana Amélia Rodrigues (Baturité); José Alves (Iguatu). “Gostaria de agradecer a presença de todos, é muito bom ver todos aqui juntos comemorando essa data festiva para a nossa classe profissional”, disse Caroline.

O orador seguinte foi Manoel Pinheiro Cavalcante que destacou que o sindicato dos Contabilistas está comemorando 88 anos de fundação e 78 anos de reconhecimento da carta sindical, “no 22 de novembro vamos fazer um evento, do qual teremos um seminário para representar todos os presidentes dos sindicatos. Comemoramos também, com vocês, a nossa entidade, que é aniversário da classe contábil do Ceará.

Augusta Barbosa. Vice-presidente do CRC disse ser um prazer estar na solenidade, “já fui presidente dessa entidade. Minha trajetória lá foi que deu a vontade de servir e ser militante na política classista. Só tenho a agradecer a todos os associados, ela energiza e nos deixa feliz em participar dela. Sou sócia fundadora e tenho alegria em vê-la renovada. Hoje a diretoria da ACONTECE é motivante. Sou vice-presidente da CRC e sai dessa entidade. Parabéns a todos que fazem parte dessa entidade e dessa classe”,citou.

O representante do Estado do Ceará no Conselho Federal de Contabilidade, Lourival Cavalcante recordou a criação da ACONTECE em 2001. “Eu estava lá vendo nascer essa instituição que hoje se torna tão grande no Ceará,. O trabalho que vem se desenvolvendo é fantástico. Tem tido um crescimento, preocupado com o associado, e em fomentar conhecimento. Não poderia deixar de destacar o trabalho do Orlando Silveira, que é o precursor. Tenho a convicção que vai crescer cada vez mais, para essa entidade seja ainda mais respeitada”.

Ex-presidente e fundador da associação, Orlando Silveira, agradeceu ao vereador Benigno por homenagear a ACONTECE. “Naquele tempo tivemos muitas dificuldades e eu dizia aos colegas que vislumbrássemos a nossa entidade no futuro. O lema principal é desenvolver novas lideranças. Quando olhamos para a diretoria do conselho regional, vemos que a maioria iniciou na ACONTECE. Além de contribuir com o desenvolvimento de nossa classe, estamos contribuindo com o desenvolvimento de novas lideranças. Tive na frente quatro mandatos, para a entidade continuar. As lideranças aparecem naturalmente, isso aconteceu com a Augusta. Mas para assumir a presidência a pessoa tem que estar disponível para fazer o trabalho, visitar as cidades do interior e trabalhar pelo crescimento dela”, finalizou. Em nome dos homenageados, falaram Ana Maria Marques (Interior) e Flávio Pontes (Capital).

Perfil

A Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará, criada em 06 de dezembro de 2001, é uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter cultural e técnico, com base territorial e de ação em todo o Estado do Ceará e que tem como missão desenvolver novas lideranças e contribuir no processo de valorização da classe contábil. Seu lema é “Mais conhecimento, mais valorização”