Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos 15 anos do projeto Lumiar

12/11/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (12) Sessão Solene em homenagem aos 15 anos do projeto Lumiar, da Associação Brasileira de Psicopedagogia do Ceará. A solenidade foi proposta pelo vereador Guilherme Sampaio (PT), através do requerimento 2973/2018, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. Guilherme conduziu a sessão, no ato representando o […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (12) Sessão Solene em homenagem aos 15 anos do projeto Lumiar, da Associação Brasileira de Psicopedagogia do Ceará. A solenidade foi proposta pelo vereador Guilherme Sampaio (PT), através do requerimento 2973/2018, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. Guilherme conduziu a sessão, no ato representando o presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa foi composta por Luciana Portela, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, seção do Ceará; Zeza Weyne, fundadora do Projeto Lumiar; tenente-coronel Victor, representando o Colégio da Polícia Militar, onde funciona o núcleo Cleomar de Oliveira; Sargento Ancelmo, representando o Colégio do Corpo de Bombeiros, onde funciona o núcleo Raquel de Queiroz.

Em sua saudação aos convidados, o vereador Guilherme Sampaio disse ser um grande privilegio, como educador, ter sido o propositor e condutor da sessão. Citando Paulo Freire, que afirmou que educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano, ele destacou a realização da sessão pelo voto unânime dos vereadores, homenageando quem faz a educação na capital. “Queremos colocar com relevo e homenagear a Associação Brasileira de Psicopedagogia pelo projeto Lumiar, que desde 2003, ao longo dos 15 anos vem realizando um trabalho de consolidação em várias dimensões do conhecimento no campo do saber. Esse trabalho vem proporcionando uma progressiva formação dos profissionais, e trabalhando a organização como categoria”, frisou..

“Em tempos desafiadores, onde vemos censura a liberdade de ensino e ataques a uma obra dos mais renomados educadores do mundo, patrono da educação brasileira, Paulo Freire, celebrar 15 anos do projeto Lumiar é um alento para quem quer ver a educação como ferramenta de libertação do homem, para que defende a justiça, a liberdade e a democracia. A Associação tem dois pilares fundamentais, o primeiro é a responsabilidade social inerente a qualquer campo profissional na área de educação. É impossível educar fora do contexto social”, revelou.

Disse que o compromisso permanente dos profissionais formados e em formação fazem o projeto vitorioso. Destacou que durante esse tempo de atuação, o atendimento psicopedagógico atendeu mais de mil alunos, em vários locais da cidade. “A vida dessas crianças e profissionais foi alterada”, destacou. Para ele, o projeto deve inspirar a lutar cada vez mais, não só pelo reconhecimento da categoria, mas para a ampliação do acesso aos seus serviços na rede pública de ensino. Pontua que existem barreiras, ainda, no modo de ser aprender e educar, “A psicopedagogia e a experiência do projeto não devem se constituir apenas como objeto de nossa homenagem, mas como uma referência de política pública para os poderes constituídos”, disse.

“Penso que essa é uma das inestimáveis colaborações do projeto, razão pelo qual se justifica essa solenidade. Concluo evocando novamente o educador mor do Brasil: ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo, todos nós sabemos alguma coisa, todos nos ignoramos alguma coisa, por isso estamos sempre em aprendizado”, concluiu.

Em seguida, o vereador fez a entrega de certificados em comemoração aos 15 anos do projeto Lumiar. A presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia do Ceará, Luciana Portela afirmou que essa homenagem não poderia ocorrer em data melhor, pois neste dia 12 comemora-se o dia do Psicopedagogo. “Promovemos a responsabilidade social, através do projeto Lumiar. Contribuímos com a formação dos estudantes voluntários. O projeto, criado por Zeza Weyne é amado por tantos. Em nome da Associação estendo minha gratidão aos psicopedagogos voluntários que dedicam o tempo para o planejamento e atendimento, é graças a vocês lumiandos e lumiandas que estamos debutando hoje”, enfatizou.

“Quero agradecer também às entidades que nos acolhem, nesses quinze anos  muitos aprendentes e terapeutas passaram pelo projeto, várias instituições acolheram nossa história marcada por dedicação. Atualmente em Fortaleza temos cinco Núcleos: Padre Élvis Marcelino na Escola Piamarta; Núcleo Raquel de Queiroz, no Colégio do Corpo dos Bombeiros; Núcleo Cleomar Oliveira na Escola da Policia Militar General Edgar Facó; Núcleo Alicia Fernandes, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, e Núcleo Zeza Weyne na Escola Governador Adauto Bezerra”.

Em seguida falou a fundadora do projeto Lumiar, Zeza Weyne: “Minhas queridas lumiandas. estou emocionada e mais ainda porque o Guilherme iniciou sua fala e terminou sua fala com o Paulo Freire. Quem me conhece sabe que é meu mestre, a quem eu sigo e tenho o maior respeito. Ver o Lumiar fazer 15 anos é motivo de alegria e crença. Creio no futuro, quando formos renovar essa casa vamos votar em quem acredita no Paulo Freire, em quem acredita que pode mudar o mundo. Parabéns Luciana, que diferente de mim você está com garra e quer formar mais profissionais. O Lumiar já teve 12 núcleos, mas é difícil encontrar profissionais que se disponham a supervisionar. Creio que esse trabalho que você está realizando vai fazer o projeto crescer. Sei que vamos encher nossa associação de Lumiandos e Lumiandas que vão perceber que ser voluntário é um ato de amor ao próximo”, concluiu.

Projeto Lumiar

O Projeto Lumiar foi criado em setembro de 2003. Ele nasceu da união de pessoas que sonhavam tornar realidade um trabalho social a ser desenvolvido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Ceará. Inicialmente funcionou com um núcleo de atendimento num espaço cedido pelo Grupo Espírita Paulo Estevão (GEPE), que se localizava em uma comunidade da Praia do Futuro. Hoje, o Lumiar funciona em outros espaços cedidos por diferentes instituições.

Este projeto tem dois objetivos principais: permitir que as pessoas sem acesso ao atendimento psicopedagógico clínico possam ser auxiliadas, visando minimizar ou superar seus distúrbios ou dificuldades de aprendizagem, bem como promover a formação continuada dos psicopedagogos associados.

O Projeto Lumiar se estrutura com uma Coordenação de Projetos Sociais e a assessoria. Conta ainda com uma Coordenadora em cada núcleo, orientando as lumiandas e lumiandos (denominação dada aos psicopedagogos voluntários do projeto) a desenvolverem estratégias de atendimento, e uma Supervisora, que visita o núcleo quinzenalmente para orientar o grupo.

Mantém também estudos sistemáticos com culminâncias bimestrais que buscam dar suporte teórico aos psicopedagogos participantes do projeto. Imersão e seleção semestrais e o Grupo de Formação de Supervisores do Projeto Lumiar, que tem como objetivo formar os supervisores para atuarem junto aos núcleos.

Para participar como terapeuta do Projeto Lumiar é necessário ser Psicopedagogo ou estudante de Psicopedagogia e estar associado junto à ABPp-CE. Caso seja estudante, o interessado deverá ter concluído a disciplina de estágio clínico. É preciso ter disponibilidade, compromisso e ter interesse em doar seu tempo ao serviço de voluntariado. As inscrições de aprendentes acontecem na sede da ABPp-CE ou através do e-mail, solicitando a ficha de inscrição e devolvendo preenchida. A coordenação do projeto entrará em contato logo que surgir vaga para atendimento.