Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Fortaleza Esporte Clube

02/12/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, neste sábado (01), no auditório Ademar Arruda, Sessão Solene em homenagem ao acesso do time de Fortaleza a série A do Campeonato Brasileiro 2019 e o título de campeão da série B de 2018. A solenidade foi proposta através dos requerimentos 5351/2018 e 5446/2018, de autoria do vereador Márcio […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, neste sábado (01), no auditório Ademar Arruda, Sessão Solene em homenagem ao acesso do time de Fortaleza a série A do Campeonato Brasileiro 2019 e o título de campeão da série B de 2018. A solenidade foi proposta através dos requerimentos 5351/2018 e 5446/2018, de autoria do vereador Márcio Martins (PROS), que também presidiu os trabalhos, no ato representando o presidente da Casa Legislativa, vereador Salmito Filho (PDT).

A mesa dos trabalhos contou com as presenças de: Marcelo Paz, presidente do Fortaleza; vereador Daniel Tupinambá, presidente da Câmara Municipal de Palmácia; Lúcio Ibiapina Lima Maia, do conselho deliberativo Fortaleza; Patrick Gilliard de Souza, coordenador do projeto Primeiro Passo; Francisco Alcântara de Oliveira, conhecido carinhosamente como Mimi, ex-jogador.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Márcio Martins destacou que futebol há quem veja como atividade meramente voltada para o entretenimento. Há quem veja como atividade cultural, ou desportiva ou econômica,  mas na verdade, é todas elas juntas. “Se não dermos o devido reconhecimento a todos esses pilares, esse futebol não emerge como merece. E o Futebol cearense para chegar ao atual estágio não foi passo de mágica, foi trazendo bons gestores”, afirmou.

O vereador disse que esteve em uma audiência na Assembleia Legislativa sobre a venda de bebida alcoólica nos estádios, mas percebeu que não haviam torcedores na discussão, e por isso viu que não havia legitimidade. “Eu ponderei que em outros eventos de grande porte no próprio Castelão a bebida é liberada. Também não concordo com o nome arena, pois remete a luta, morte e violência, o nome é estádio de futebol.”

“Lançamos a frente em defesa do torcedor e estamos buscando reformular o estatuto municipal do torcedor de futebol. Apesar a lei ser federal, temos particularidades que só aqui se aplicam. Estamos dispostos, a discutir a setorização dos estádios. Finalizo, agradecendo a cada um que aqui está em pleno sábado lotando esse auditório. Vamos em 2019 iniciar um novo momento importante, de glória, de valorização. Parabéns Fortaleza pelos 100 anos pelo acesso pelo título, por existir e por mover o coração de tantas pessoas como eu”, finalizou.

Em seguida, foram entregues certificados de participação na sessão solene para as seguintes personalidades: Francisco Alcântara de Oliveira, ex-jogador representando os torcedores e funcionários da Câmara; Francisca Jaqueline da Rocha, torcedora modelo; Ilídio Silveira, torcedor centenário representado pela neta Vitória Lilia Silveira Botelho; Roberto Mamede Studart Soares, (in memoriam) representado pela filha Katiana Facó Studart; os responsáveis pelo canal “Bora Leão”, Eduardo Damasceno e Marcos Mateus; Coletivo Torcedoras do Leão, Andreia Oliveira de Sousa; Mascote Juba (Joaquim Abílio Parente Neto); Projeto Leão 100, Rodrigo Clementino; Movimento Independente da Torcida Tricolor (MIT), Lindomar; Leões do Álvaro Weyne, Demontiê Lima de Oliveira; Tricoloucos, José Anderson Carneiro de Oliveira; Leões da Bela Vista, Ricardo Henrique; Leões Open Bar; Kevisson Marques Canuto; Bonde dos Hooligans, Joelson Araújo Brilhante; Comando Papudinho, Francisco Daniel Barbosa Costa; Equipe Mosaico, Robson Medeiros; João Paulo de Sousa Lima (Paulinho do Mosaico); Marcelo Cunha da Paz, presidente do Fortaleza Esporte Clube; e o Fortaleza Esporte Clube.

Em nome de todos os homenageados falou o presidente do clube, Marcelo Paz. “Quero agradecer o vereador Márcio Martins pelo convite. Alegria, alegria enorme. Na primeira reunião com jogadores no início do ano eu disse que eles tinham que se acostumar a serem felizes. Já tinha visto que quando as coisas davam certo aparecia um problema, mas este ano deu certo. Acho que aquelas palavras está valendo para todos nós. Estamos nos acostumando a sermos felizes. Que a gente não boicote a nossa felicidade. Seja no plano familiar ou esportivo, temos que acreditar isso. Todo ano vivíamos frustrações, mas esse ano superamos, com uma página linda em nossa história, nenhum cineasta pensaria nessa história, iniciada lá em Juiz de Fora, quando subimos para a Série B, depois com a vinda de Rogerio Ceni, o time. Ninguém tirou nossa liderança em, 38 rodadas”, ressaltou

“Temos que nos acostumar com isso, mas com muita humildade, um passo para a vitória e dois para humildade. Vereador, bacana sua iniciativa de trazer diversos movimentos que representam o nosso clube. Viajamos pelo interior e cada município tem um movimento em prol do Fortaleza, porque nosso clube é muito grande existem muitas pessoas que amam essas cores. Antigamente, a torcida do Fortaleza brigava entre si, neste ano não houve isso, foi de paz e isso empurra a bola para o gol. A presença feminina também ajudou nisso e  é muito bem vida”, frisou.

Marcelo Paz afirmou que como a torcida fortaleza adora se encontrar, ela terá novosencotnros neste ano. “Na semana que vem temos o lançamento do filme “Meu Tricolor de Aço”, começa dia 6. Vamos lotar os cinemas e manter esse filme como maior bilheteria. Já no dia 15 teremos o lançamento da nova camisa com a estrela de Campeão Brasileiro no Shopping Rio Mar. Quero comemorar com vocês também a renovação de contrato do nosso treinador e nosso comandante, Rogério Ceni. Ele foi um presente de Deus. Veio, foi criticado, segurou, foi macho e conquistou o maior título e nossa história. Ele tem uma ligação com o Fortaleza, sabe a força a torcida. Tivemos momentos de tristeza com a perda de Manoelzinho, Betinho e Salvino, mas sei que estão felizes lá onde estão por nossas conquistas. Quero agradecer a torcida e nossa diretoria, 15 pessoas focadas, dedicadas e que ajudam a bola entrar. Todo mundo junto vamos fazer também 2019 vitorioso”, finalizou.