Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional de Mulher

29/03/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta sexta-feira (29) sessão solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade foi proposta através do requerimento 368/2019, de autoria das vereadoras Bá (PTC), Larissa Gaspar (PPL), Cláudia Gomes (PTC), Libânia (PR) e Marília do Posto (PRP). A sessão foi presidida pela vereadora Lucimar Martins (Bá), no […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta sexta-feira (29) sessão solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade foi proposta através do requerimento 368/2019, de autoria das vereadoras Bá (PTC), Larissa Gaspar (PPL), Cláudia Gomes (PTC), Libânia (PR) e Marília do Posto (PRP). A sessão foi presidida pela vereadora Lucimar Martins (Bá), no ato representando o presidente do Legislativo Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT). A mesa solene contou com a presença da primeira-dama do Estado do Ceará, Onélia Santana, e das vereadoras Cláudia Gomes, Larissa Gaspar, Libânia e a Marília do Posto.

A Vereadora Bá iniciou as saudações da noite, lembrando o tema da Organizações das Nações Unidas (ONU) para a comemoração do Doa Internacional das Mulher; Pensemos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação. “O propósito é celebrar o futuro em que a inovação e a tecnologia criem oportunidades sem precedentes para mulheres e meninas, de forma que elas possam desempenhar papéis ativos em sistemas mais exclusivos, serviços mais eficientes e infraestruturas sustentáveis para avançar e alcançar o sucesso desejado. Trouxe duas mulheres que se encaixam nessa proposta, são duas personagens que influenciam no conhecimento e são exemplo para todas. Uma vez que trabalham pela educação das pessoas. Falo de Francisca de Assis Barbosa, que nasceu em Fortaleza. Graduou-se em Ciências Contábeis e em Direito pela Unifor, e Pedagpgoa pela Uece. Dona Diassis é reconhecida como auditora fiscal da Receita Federal e atualmente é sócia cotista da Colégio Guri, onde ocupa o cargo de diretora pedagógica,” detalhou.

A segunda homenageada da vereadora Bá foi Cláudia Sales de Alcântara de Oliveira, que tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFC e em Pedagogia pela Universidade Metodista de SP. Atuou como arquiteta na Secretaria de Infraestrutura de Caucaia e atualmente é professora de projetos no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católico. É bacharelada em Teologia, pelo Instituto Cristão Contemporâneo, mestra e doutora em direito pela UFC, e pós-doutora na UECE. Hoje atua na formação de professores do curso de arquitetura e urbanismo é autora de vários livros

Em seguida fez uso da palavra a vereadora Cláudia Gomes, que destacou a importância da comemoração do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março e que foi oficializado em 1975 pela ONU. “A luta das mulheres vem de muito tempo, é comum nesse dia as mulheres serem homenageadas com flores, presentes e mensagem. Contudo, o que esperamos é respeito e igualdade de direitos, além das flores, presentes e mensagem é claro! Queremos andar nas ruas sem sofrer assédio, ter as mesmas condições de crescimento profissional , e o aumento da representação feminina no Parlamento e em diversas outras áreas sociais. Nós pudemos tudo, o lugar da mulher é onde ela quiser estar”, frisou.

Em seguida ela destacou os projetos de sua autoria que se tornaram leis do município, como a 10.831, que cria o Dia Municipal da Conscientização da Endometriose, doença grave que afeta mulheres em idade reprodutiva. Outra lei, a 10.594, determina o direito de amamentação em espaços públicos e privados. “Além desses projetos temos muitos outros para o bem-estar da mulher. “Minhas homenageadas de hoje são: doutora Karine Ferraz, nascida na Bahia, graduada é dermatologista, que integrou várias associações e Jeritza Braga Lopes, graduada em Direito pela UNIFOR, Direito Processual Civil. É Defensora Pública desde 2013, membro do Núcleo de Enfrentamento da Violência da Mulher e membro do Conselho Estadual de Defesa da Mulher, empreendedora e luta para defender”, ressaltou

A vereadora Larissa Gaspar foi a terceira a falar. Ela disse que o Dia Internacional da Mulher tem um significado histórico e simbólico muito grande. “Esse significado é representativo. Traz as lutas que as mulheres travaram para que pudéssemos estar aqui. Mas ainda hoje, a vida das mulheres têm desigualdades. O Brasil é o quinto país que mais mata as mulheres do mundo e devemos exigir políticas públicas para eliminar as desigualdades e essa chaga social que é a violência doméstica. O lar é o lugar que deveria trazer segurança e proteção, mas é onde ocorre a violência, o estupro e a morte. Temos que ter leis para combater a violência. Aprovei a Lei Maria da Penha nas escolas. Precisamos de unidades de atendimento as mulheres nos terminais, 94% das mulheres sofreram assédio no transporte público. A educação que transforma e que elimina a cultura machista. Temos muito a comemorar e muito o que lutar. Esse espaço aqui é que devemos lutar de forma árdua. Somos a maioria do eleitorado, mas ainda minoria no parlamento”, frisou.

As homenageadas da vereadora foram a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, “grande lutadora, que vem fazendo um grande trabalho. Filha de gente simples, um agrônomo e uma pedagoga.

É professora formada em letras, especialização em programa de desenvolvimento primeira infância, estudou em Harvard. Está à frente do programa mais Infância Ceará, que vem proporcionando amplas ações, e mostrado que podemos melhorar a vida das crianças. Ela está à frente desse programa que está mudando o perfil das crianças de nosso estado.”

Outra homenageada foi a atual secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Estado, Socorro França. “Mulher de fibra, batalhadora, tem dado grande contribuição ao estado do Ceará. Socorro França é estudiosa, de muitas formações como em direito, economia, administração; esteve à frente do órgão como Decom, Sejus e hoje está com o grande desafio na secretaria de Proteção Social”, destacou.

Vereadora Libânia foi a quarta vereadora a se pronunciar e afirmou que todas as mulheres cearenses podem se sentir homenageadas. “As mulheres sofrem todos os dias todos os tipos de descriminação, mas continuamos nossa luta. Não queremos privilégios queremos respeito e tratamento igualitário, reconhecimento profissional da mulher em empresas privadas e serviço público. Escolhi duas guerreiras: a psicopedagoga Joana Ancelmo Nascimento e Ana Célia Magalhães Carvalho. São duas mulheres que servem de exemplo a todas nós, não tirando o mérito das demais. Conversei com cada uma delas e vi histórias parecidas. Enfrentaram desafios, humilhações, mas venceram”, asseverou.

As duas homenageadas venceram obstáculos, sem deixar o lar de lado. Joana Ancelmo, pelo simbolismo do seu nome, verificamos que sua luta foi difícil de transpor, mas conseguiu. Encontrou uma escola para seu filho Vinícius, que é autista. Foi à luta e formou-se pela Unifor, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Há 16 anos trabalha em sua clínica de psicopedagogia, é palestrante em temas sobre síndrome do espectro autista. Ela trabalha na escola Aquarela.

Como não se emocionar na luta dessa guerreira diante de tantas lutas pessoais.Mas hoje não é data de tristeza, vamos aplaudir as vitórias e as conquistas!”

A outra homenageada da vereadora Libânia veio do sertão de Santa Quitéria. “Ao lado do seus pais, João e Socorro, venceu todas as batalhas após ter sido alfabetizada aos 10 anos. Trabalhou como babá aos 14 anos e aos 16 foi mãe. Com toda dificuldade, com 4 filhos voltou aos estudos. Ana Carvalho venceu muitos desafios, mas não perdeu a ternura e a gratidão. Graduou-se em filosofia e depois em direito na Unifor. É professora universitária ensinando direito e sua valiosa experiência de vida. As histórias de suas vidas venceram atitudes machistas, que dizem a todas as mulheres cearenses – lutem que vale a pena. Quero dizer que me orgulho de vocês que são mulheres vencedoras”, finalizou.

Encerrando a fala das propositoras da homenagem, falou a vereadora Marília do Posto. “Venho falar de duas pessoas que são guerreiras e maravilhosas, que representam todas as mulheres do Ceará. A líder guerreira e mulher maravilhosa moradora do Montese, Maria Walderez de Aquino. Mãe de quatro filhos, um diácono. Reginaldo Deus levou recentemente. É aquela que ao chegar nos dá um grande fortalecimento através da palavra. Por ser guerreira nos fez estar aqui como mulher para fazer o que é correto e buscar o melhor. É professora aposentada, formada em teologia. Criou um grupo de oração que conta com a participação da comunidade”.

Outra homenageada é Karina Bandeira Bezerra. “Médica que veio pra fazer a diferença, nasceu em Fortaleza em 7 de abril de 1979. É casada com o colega deputado federal Dênis Bezerra e tem dois filhos, Lucas e Felipe. Graduada em medicina pela UFC em 2004. Iniciou na atenção primaria em Maracanaú onde atuou por dois anos. Realizou especialização em geriatria, pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia”.

Em seguida cada vereadora entregou placas às suas homenageadas.

Dando segmento a solenidade, as homenageadas fizeram seus agradecimentos. A primeira-dama Onélia Santana disse que estava na solenidade representando a todas as mulheres, “quero agradecer a vereadora Larissa que me convidou, todas as vereadoras e mulheres presentes e presentes aqui que vieram com carinho e delicadeza. Quero dividir esse prêmio com todas as mulheres que fazem parte do programa Mais Infância Ceará. Eles dividem comigo a missão de levar alegria para as crianças. Acabei de sair de uma solenidade na Sapiranga onde entregamos um espaço de lazer com quadra, academia de ginástica, playground, levando desenvolvimento e lazer” destacou. Citou ainda que o governador Camilo Santana anunciou a construção de 4 casas da mulher cearense, a primeira será no Cariri bem semelhante a casa da mulher brasileira.

“Sou baiana, mas aqui conquistei tudo, minha formação, meu marido e meus filhos, disse a homenageada Karine Ferraz. “Aqui que exerço minha profissão de dermatologista e me sinto muito honrada por essa homenagem. Eu me sinto muito cearense e fortalezense, pois essa terra me ajudou a conquistar tudo que sonhei. Quero fazer uma homenagem aos três homens de minha vida. Meu pai, Ferraz Sousa, que me fez ser o que sou; meu irmão Hélio Ferraz Sousa Júnior, responsável por me trazer para essa cidade e me incentivar a ser médica e Alfredo Sales Nogueira meu marido que me ajuda a exercer minha profissão”.

A secretária Socorro França agradeceu primeiro a Deus, que está no comando das coisas. “Minha querida Bá, presidindo essa mesa, por ser a mais antiga. Tenho carinho e admiração pela vereadora Cláudia Gomes; a batalhadora Larissa Gaspar parabéns! que sua luta seja sempre em prol da pessoa humana. Vereadora Libânia acompanhei suas ponderações firmes. Marília, fiquei contrita com suas palavras. Em nome de minha querida professora Onélia Santana, quero homenagear a todas mulheres e colaborares da Secretaria de Proteção Social. Quero dizer que a mulher foi o primeiro repositório humano, foi a única que teve coragem aos 14 anos de idade em dizer faça-se em mim sua vontade. É assim que a gente faz, agente se entrega”.

Ana Zélia Magalhães confessa ter ficado emocionada pela lembrança. “Aqui nessa casa e em outras instancias estão cheio de anas, libânias, larissas. Vim de Santa Quitéria. Lá morava num ligar ermo. Sou formada filosofia, direito e especialista, com minha família, filhos. Muito foi dito com relação as mulheres, mas a gente quer respeito, atitude, não só palavras, quero agradecer. Cada um de vocês precisou de uma mulher para estar aqui”.

Joana D’Arc Anselmo, agradeceu a todos e a vereadora Libânia estou representando aqui as mães que tem filhos autistas. Ela viu minha luta, minha guerra em busca de um lugar para meu filho para ter alfabetização.

Francisca de Assis Barbosa iniciou sua fala afirmando querer fazer um agradecimento e reconhecimento. “É muito pertinente a Câmara fazer essa homenagem às pessoas. Estou vendo que não é minha pessoa que está sendo homenageada, mas todas as mulheres, que iniciam na luta. Mulheres que iniciam desde o nascer do sol para se dedicar a uma atividade as vezes dolorosa, que é a educação. Gostaria de lembrar que estamos na campanha da fraternidade que fala em políticas públicas. As mulheres necessitam de mais políticas públicas. Que os governantes olhem mais para as mulheres e para as famílias,” disse.

Cláudia Sales de Alcântara Oliveira disse que sua felicidade é estar representando as mulheres negras na cidade que são as maiores vítimas de violência doméstica no Brasil.  Maria Valderez disse que participa a 17 anos do grupo de oração criado na Rádio Dom Bosco. “A coordenadora da comunidade Fanuel, no Aracapé, disse que Jesus estava me chamando para ser uma benção na vida das pessoas. Hoje eu não poderia deixar de dizer isso para vocês. Graças a Deus sou uma mulher de fé e com minha fé eu olho na pessoa e digo que ela vai conseguir. Nunca durma sem rezar, agradeçam o seu dia. A partir de hoje não vai ter briga, desunião, eu profetizo isso. Cada dia mais vocês vão se amar

Fotos: André Lima