Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Radiologista

08/11/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta sexta-feira, 8, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em homenagem ao Dia do Radiologista. A Sessão Solene foi proposta pelo vereador Plácido Filho (PSDB) e atendeu ao requerimento nº 016/2019, aprovado por unanimidade pela Casa. A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Reitora do Centro Universitário […]

Foto: André Lima

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Reitora do Centro Universitário – UNIFAFOR, Professora Marilene Gondim; o Pró – Reitor da Unichristus e Coordenador do Curso de Radiologia, Dr. Estevão Carvalho; Presidente da Associação dos Profissionais de Radiologia do Ceará – ASPRORAD, Jorgean Rodrigues; Diretor Tesoureiro do Conselho de Técnicos em Radiologia da 2ª Região, Rúbio Alcoforado e o Advogado do Sindicato dos Auxiliares dos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia do Ceará, Augusto César.

Em uma breve saudação aos presentes o vereador Plácido Filho destacou a importância de celebrar os médicos radiologistas, técnicos, tecnólogos e auxiliares em radiologia. O parlamentar apresentou um pouco da história da radiografia que existe há 124 anos. “Entre as décadas de 20 e 50 a Radiologia entrou em uma fase de evolução. A partir daí os cursos se consolidaram e os profissionais passaram a produzir conhecimentos científicos, que com o passar dos anos, criaram sociedades científicas para regulamentar as técnicas radiológicas no Brasil”, afirmou.

Plácido destacou a importância da radiologia na prática médica e na vida dos pacientes. Segundo ainda o vereador, não é raro que os profissionais trabalhem em condições adversas no exercício de suas atividades. Encerrando sua fala o parlamentar ressaltou: “Essa solenidade é uma justa homenagem a vocês que deixam impresso, em cada imagem, a responsabilidade de fazer um autêntico e transparente trabalho com compromisso e solidariedade”.

Após um vídeo em homenagem ao Dia do Radiologista, foram entregues certificados aos seguintes profissionais: Alonso Atila; Anemery Ramalho; Antônio Conde; Antônio Vítor; Carlos Lenine; Edvan Lopes; Fernanda Cláudia; Francisco Cleriston; Francisco Deymisson; Francisco Kleber; Ivanildo Mendes; José Milton; Josonilton Costa; Kaiser da Silva; Leandro de Almeida; Luis Antônio; Márcio Ferreira; Marcos Aurélio; Mardônio de Sousa; Martônio Torres; Maria Mônica; Nazaré de Matos; Norma Selma e Salomão de Sousa.

Em nome dos homenageados, a presidente do Sindicato dos Técnicos, Tecnólogos e Auxiliares em Radiologia do Ceará, Anemery Ramalho, agradeceu a iniciativa do vereador Plácido Filho e enalteceu a importância da profissão para a medicina. “Estamos felizes porque é uma oportunidade única da sociedade conhecer nosso trabalho. Me orgulho da minha categoria e sou honrada em poder representá-los. Somos pessoas que lidamos com um bem maior que é a saúde”, finalizou.

Falaram ainda na tribuna: Dra. Norma Selma; Alonso Átila; Mardônio Linhares; Martônio Torres; Salomão de Sousa; Edvan Lopes; Antônio Vítor e Ivanildo Mendes .

Radiologistas

Segundo o requerimento, o Dia do Radiologista é comemorado anualmente no dia 8 de novembro e celebra tanto os médicos radiologistas, profissionais formados no curso de ensino superior em medicina, quanto os auxiliares e técnicos em radiologia, que concluíram o ensino médio e fizeram um curso técnico em radiologia.

O radiologista é o profissional responsável em examinar a estrutura óssea e muscular das pessoas através do Raio – X, considerada uma das principais invenções da medicina contemporânea, ou por meio de outros equipamentos que ajudam a identificar problemas no interior do corpo humano.

Foto: André Lima