Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Maçom

28/08/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (28) Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Maçom. A solenidade foi proposta pelo vereador Idalmir Feitosa (PR), através do requerimento nº 3051/2018, subscrito pelo vereador Renan Colares (PDT), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Idalmir Feitosa, no ato representando o […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (28) Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Maçom. A solenidade foi proposta pelo vereador Idalmir Feitosa (PR), através do requerimento nº 3051/2018, subscrito pelo vereador Renan Colares (PDT), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Idalmir Feitosa, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT).

A mesa solene foi formada pelas seguintes personalidades: Coronel Benício, chefe da assessoria parlamentar do Comando da 10ª Região Militar; Ivelise Maia, suprema deputada das Filhas de Jó; Roberto Rocha Araújo, grão-mestre estadual da Loja Maçônica Grande Oriente do Brasil; Sílvio de Paiva Ribeiro, grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará; Narciso Dorta Hernandes Filho, grão-mestre da Loja Maçônica Ceará e o vereador Renan Colares.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Idalmir disse que o grande arquiteto do universo lhe proporcionou ter a iniciativa de apresentar o requerimento que solicitou a realização da homenagem, aprovado por unanimidade, para se confraternizar com os maçons cearenses, por seu dia, no dia 20 de agosto. “Quero agradecer a amiga Ivelise Maia que me alertou para comemorarmos o primeiro aniversário da Lei que criou o Dia das Filhas de Jó. Essa instituição reúne meninas mulheres, parentes de maçons, para trabalhar pelos princípios éticos. São as verdadeiras vigas mestras, que é propagada e divulgada em todo seio da maçonaria, sendo que são espelhos virtuosos do real alcerce, hoje unidas para realizar essa missão sublime”.

Ele disse esperar com entusiasmo, enfatizar uma perenização de grande valorização dos obreiros livres que sabem pregar a igualdade, liberdade e fraternidade. “A tríade que nos eleva como homens dignos da peregrinação terrena, em prol dos legítimos sentidos da humanidade. Onde o Maçom está, traz consigo o reconhecimento de que é filho de Deus, razão superior, do amor a si mesmo. Por isso, nosso proposito de caminharmos com retidão, de sermos livres, obedecendo os ditames da nossa consciência, sem nos afastarmos dos conceitos éticos e morais. Devemos abraçar a verdade como o maior mandamento de nossas existências”, disse.

Ressaltou que o maçom se orgulha, no bom sentido, de não ter em seu meio o herege. “Nós somos virtuosamente homens que acreditam na fraternidade, civismo e honestidade e tudo que possa nos engrandecer diante do nosso pai universal. Não adianta comemorar o dia do Maçom, sem nos atentarmos para nossa falibilidade humana. Tenho imensa alegria de nos congratularmos com o Dia do Maçom, que tem sua data magna, mas ela é comemorada todo dia. Viva a Maçonaria, com muito amor ao grande arquiteto do Universo!”, asseverou.

Logo em seguida, o mandato do vereador Idalmir Feitosa fez entrega de certificados em comemoração ao Dia do Maçom para a Grande Loja Maçônica do Ceará, comenda entregue a Sílvio de Paiva Ribeiro e para a Grande Loja Oriente do Brasil, diploma entregue a Roberto Rocha Araújo.

A jornalista Ivelise Maia falou em nome das Filhas de Jó e agradeceu a todos 43 vereadores pela oportunidade de realizar uma solenidade pelo Dia Municipal das Filhas de Jó, “por iniciativa do vereador Idalmir, que sempre tem apoiado as nossas causas. Ele sempre foi muito solícito e atencioso, em nome de todas minhas irmãs, de todo o estado, faço essa deferência. Em Agosto completou um ano da sanção da lei que criou essa comemoração”.

“Quero fazer minha pequena homenagem a todos os tios maçons, pela comemoração realizada no 20 de agosto, que é sempre celebrada na Loja Maçônica do Estado do Ceará. Sou filha de Maçom, meu saudoso pai, que não se encontra nesse oriente, mas tenho certeza que está em nosso meio. O vereador Idalmir é autor da lei que criou no dia 19 de março, dia municipal do Maçom. Queria agradecer o apoio que a Grande Loja do Estado do Ceará sempre tem dado a ordem das Filhas de Jó. Nós não vamos jamais crescer se não tivermos o apoio de vocês. A instituição é importante no aperfeiçoamento do caráter dessas meninas, até os 20 anos, Onde hoje a família não é mais o centro, ter uma ordem dessas, que trabalha na  conscientização dessas meninas, acreditamos que estamos fazendo o diferencial nessa sociedade, para termos homens e mulheres de bem”,  pontuou.

Em seguida, Roberto Rocha Araújo, falou em nome da Grande Loja Maçônica do Brasil. “Para celebramos o dia do maçom acredito que temos que celebrar a família maçônica e temos que nos curvar as nossas cunhadas que representam o pilar, a viga mestra de nossa família e referência maior que compartilha o doce e o amargo da vida.. Quando se fala de família precisamos trazer a melhor reverencia das filhas de Jó e os Demolays, que pautam suas vidas nas sete virtudes cardiais. Parabenizamos o coral que qui se apresentou. Agradecer ao presidente Salmito Filho, o vereador Idalmir e o vereador Renan Colares, que são dois maçons ficha limpa, que enchem nossos corações de orgulho, diante da situação difícil que vive a nação brasileira, onde o crime quer comandar”,detalhou.

“Devemos passar a página e escrever uma nova história, da família, na paz e dos bons costumes. Eu acredito no nosso pai celestial e que teremos dias melhores. Saudar o venerável mestre Maurício Mota Castelo Branco, que me iniciou. Muito obrigado, que a paz esteja com vocês”, concluiu.

Também fez seus agradecimentos, Sílvio de Paiva Ribeiro, grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Ceará. “O motivo dessa convocação é comemorarmos o Dia do Maçom, essa mesma gentileza nos foi concedida na ultima segunda-feira pela Assembleia Legislativa. Levamos nossa mensagem. Hoje aqui queremos reiterá-la, direcionada ao povo da querida cidade de Fortaleza. Embora estejamos em vários municípios, Fortaleza é a sede, e daqui irradiamos nossas ações”.

“O dia do Maçom rememora uma reunião histórica que ocorreu na Loja Maçônica Comércio e Arte, em 12 agosto de 1822, quando concluíram o plano para tornar o Brasil Independente. Os historiadores custaram a reconhecer esse fato. Sociedade exotérica e de caráter iniciático, e disponibiliza o conhecimento que passados de geração para geração, que nos dá uma visão ampla do mundo em que vivemos. Por isso, o Maçom acredita na real possibilidade da felicidade, na tolerância, igualdade plena, isenta de sectarismo políticos, religiosos ou de qualquer natureza. Entende que a liberdade é o bem maior do homem e a igualdade alcançará todos os povos da terra. O Maçom não apenas sonha, mas trabalha incessantemente para seu ideal se concretizar”.

“Nossa loja chegou aos 90 anos de ideais, de liberdade, igualdade e fraternidade colocada em prática. Temos, hoje ,5 mil maçons regulares que juntamente com suas famílias compõem 20 mil pessoas, de mãos dadas em ações assistenciais, alegremente abraçados em momentos felizes. Como ocorre agora. Homenageamos todos os maçons, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas que povoam nossas 154 lojas no Ceará. Em Fortaleza, 70 lojas funcionam regularmente. Somos uma potência regular, harmoniosa, que respeita os poderes constituídos. Nossas ações além de beneficiar nos mesmos, têm beneficiado diversas pessoas”, frisou.

No dia 20, demos a conhecer a preocupação das entidades dos que fazem a maçonaria, e senti a plena adesão daqueles que nos ouviam. Senti que o pensamento da maçonaria reflete o desejo do povo brasileiro. O sentimento comum é que devemos nos livrar os corruptos, que impede o progresso e a felicidade humana. É preciso remover os hipócritas, os ambiciosos e corruptos, verdadeiros entraves da humanidade. É o momento de fazer a limpeza que o Brasil precisa”, enfatizou.

“Os corruptos estão lá porque nós os colocamos. É através dos votos que devemos iniciar a profilaxia que o Brasil precisa e o povo espera. O Brasil não suporta mais a corrupção, a roubalheira. O Grande Oriente, a Confederação Maçônica, e a Confederação Simbólica do Brasil encamparam juntos essa campanha denominada “Reage Brasil”, que atuará de maneira forte e decisiva para a disseminação do sentimento de votar em candidatos com passado limpo, sem máculas de qualquer especie, que se comprometam com os legítimos interesses do povo brasileiro”.

“Recomendaremos que não votem em candidatos que tenham problemas. Que a sociedade tenha mais zelo e acompanhem os seus eleitos. Foquemos no voto consciente nos nossos atuais candidatos. Reaja Brasil”, finalizou.