Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Espírita

24/04/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quarta-feira (24) Sessão Solene em comemoração ao Dia do Espirita no Município e Fortaleza. A solenidade foi proposta pelo requerimento 0030/2019 de autoria do vereador Márcio Martins (PROS). A sessão foi presidida pelo vereador Márcio Martins, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT). A […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quarta-feira (24) Sessão Solene em comemoração ao Dia do Espirita no Município e Fortaleza. A solenidade foi proposta pelo requerimento 0030/2019 de autoria do vereador Márcio Martins (PROS). A sessão foi presidida pelo vereador Márcio Martins, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT).

A mesa solene foi composta pelas seguintes personalidades: jornalista Cid Carvalho, ex-senador da República; Luciano Klein, presidente da Federação Espírita do Estado do Ceará; Fernando Oliveira, Presidente do Centro Espírita Pedro Apostolo de Jesus (CEPAS); Olga Freire, presidente da Associação Peter Pan e o Vereador Sargento Reginauro (sem partido).

Antes de sua saudação aos presentes, o vereador Márcio Martins apresentou um vídeo do papa Francisco, falando sobre a corrupção e a boa política, “A politica praticada da maneira correta transparente, limpa, leal é um grande ato de caridade, pois abrange o coletivo, da mesma forma que ela é tão prejudicial quando é usada de maneira equivocada. Os números dizem que o que mais mata no Brasil é o trânsito, mas o que mais mata é a corrupção, mata na fila do hospital. Ai é que o Papa Francisco, um grande cristão, dá demonstração de quebra de paradigmas, rótulos, é tudo que Jesus veio e ensinou. Fiz questão de trazer esse vídeo, antes de minhas considerações porque ele diz muito do que trataremos aqui”, disse.

“No ano passado falávamos que a política precisava de mais pessoas que defendessem a doutrina espírita no parlamento e neste ano estamos aqui com o Sargento Reginauro com 30 anos de dedicação a doutrina espírita e no Congresso um dos maiores políticos atualmente o senador Luiz Eduardo Girão. Inicio minha saudação dizendo que as pessoas passam, a história fica. O que nós devemos deixar nessa casa é nosso legado. Essa data é um marco, um símbolo muito importante. Engrandece muito quando temos uma sessão como essa. Eu defendo algumas bandeiras nessa casa, além da bancada pró-vida, temos 34 parlamentares comprometidos com a vida, chamamos de muralha da vida, não passa matéria que vá de encontro a vida. Viemos para esse plano para preservar o bem maior. Vocês podem dizer que a Câmara Municipal tem uma muralha da vida formada por pessoas cada uma com suas crenças. Aqui nem mascarada a pauta passa nem nas comissões. Esse púlpito aqui é para falar da vida”, frisou.

“Defendo também a Frente Municipal da Pessoa Autista, a luta não é só em abril. É no ano todo. Outra bandeira é do motorista de aplicativo que deu oportunidade da pessoa pobre andar de carro. A Cultura, junto com o sargento Reginauro, que é remédio para alma. E muitas outras, temos compromissos de não votar contra servidor publico, não votar em aumento de taxas e impostos, o mundo está mudando que devemos incentivar o empreendedor. Mas essa noite é para homenageá-los, em nome de todos os 43 anos, que vocês levem e tragam para cá o sentido maior do espiritismo que é o amor e a caridade”, concluiu.

Em seguida, falou o vereador Sargento Reginauro. “Uma solenidade entre irmãos em uma solenidade tão importante, talvez um dos dias mais serenos, agradáveis aqui da casa, pois os embates aqui não têm sido facéis. Trabalho há 8 anos com politica e peço a vocês orem por nós. Eu tenho pedido muito a Deus. Desde 2016 quando foi da vontade de Deus que eu não assumisse nessa casa, pensei que era para deixar pra lá, mas veio a oportunidade. A oportunidade de servir aqui não falta, de domingo a domingo a dor do fortalezense bate à porta da nossa casa. Eu peço a Deus que faça dessa oportunidade uma forma de crescimento”, ressaltou.

“Estamos aqui com muitos dos meus professores de espiritismo. Essa casa vai amanhecer muito melhor. Tenho certeza que os vereadores vão sentir algo diferente, pois são vocês aqui comemorando nossa crença, que não precisa de holofotes ou homenagens como essa, mas é uma forma de reunir os cristãos para fazer como Jesus disse, eles serão reconhecidos. Olhar para esses semblantes todos contendo a emoção de 31 anos de muita luta, fazendo com que essa doutrina nos deixassem pelo menos mais equilibrados na vida. Graças ao apoio de alguns ou muitos que estou aqui representando vocês. E Peço que quando vocês acharem que estamos fora do tom nos avisem para que tenhamos sempre o foco. Foram poucos os espíritas que ocuparam esse papel de político, mas estamos aqui tentando, sem a bagagem se Eurípedes ou Bezerra mas querendo manter uma boa batalha em prol de um mundo melhor, para nós e nossos filhos”, destacou.

Em seguida aconteceu a entrega de certificados em comemoração ao dia do Espirita do Município de Fortaleza as seguintes personalidades: Cid Saboia de Carvalho, pioneiro nas comunicações, estreou em 1942 no Diário do Povo, em 1956 iniciou na Uirapuru e trabalhou em várias rádios e jornais. Advogado e talentoso assumiu em 1968 o cargo de professor de Direito da UFC, político atuante elegeu-se senador pelo PMDB em 1986 ficando até 1995; Expedito Brito de Almeida, pai de quatro filhas, casado, bacharel em ciências contábeis, empresário, espírita desde os 6 anos. Trabalhou como voluntário através da música, membro fundador do grupo AME.

Francisco Clélio Cavalcante Nascimento, espírita desde 1958, fundador da Livraria Móvel Espírita; Francisco de Assis Carvalho Cajazeira, é médico, escritor, professor do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor), presidente do Instituto de Cultura Espírita do Ceará, presidente da Associação Médico Espírita do Ceará, membro da Academia Metropolitana de Letras, palestrante e pesquisador espírita, com larga agenda de palestras por todo o Brasil.

Jorge Fonteneles, funcionário publico federal. Trabalhador dedicado a causa espírita, diretor financeiro da Federação Espírita do Ceará e membro do Centro Espirita Missionários da Luz; José Tarcísio Valematos é espírita cristão, palestrante, jornalista compositor, músico, voluntário da associação Peter Pan, assessor de imprensa do vereador Doutor Porto; Luís Jean Rodrigues idealizador do projeto comunicação – o programa Antena Espírita que vai ao ar aos domingos na rádio Cidade AM 860

Eldízia Targino de Almeida, psicóloga clinica pós-graduada em neuropsicologia, criadora e fundadora da Fundação Bezerra de Meneses que há 35 anos presta serviços no bairro Vila Velha; Sidney Girão de Araújo, possui várias experiências em projetos sociais, e presidente da Associação Estação da Luz. É coordenador-geral de todas edições anteriores mostra Brasil de Teatro Transcendental. Atuou como produtor nos filmes “Bezerra de Meneses”, “As Mães de Chico Xavier” e “Filme dos Espíritos” e concilia com o cargo de diretor executivo da Luz Produções Cinematográficas Ltda.

No final das homenagens, o vereador Márcio Martins disse que em maio será realizada uma homenagem pelos 30 anos do Lar de Clara, com a participação de todas as casas legislativas.

Em nome dos homenageados falou o jornalista Cid Saboia de Fortaleza. “Quero cumprimentar a Câmara por essa iniciativa de uma sessão solene, longe da hipocrisia e das coisas falsas, para ser algo comovente humano e ao mesmo tempo espiritual. Eu me confesso comovido com essa reunião de hoje e muito engradecido por esse diploma e acredito que todos os homenageados nesse momento estão vivendo não um momento egocêntrico, mas algo emotivo e comunicativo. Porque o espiritismo é Jesus puro, é fraternidade, é solidariedade é amor ao próximo, caridade, aquele sentimento profundo de piedade que nos assalta em determinados momentos”. frisou.

“Quero agradecer a vocês do fundo da minha alma, mas não sei como fazê-lo, mas quero agradecer em nome todos. Há muito tempo li o livro Poemas para Rezar. E nesse livro havia um poema de agradecimento, que dizia: obrigado senhor, obrigado por eu poder agradecer aqui e agora, obrigado por ter sido possível esta homenagem a nós todos, num mundo tão materialista, em que se pensa em reforma da previdência sem se pensar na condição humana. Obrigado senhor, muito obrigado por sermos almas compatíveis com esse gesto coletivo da Câmara Municipal de Fortaleza. Obrigado pela alma desses vereadores, do autor da proposta, seus companheiros que ao ajudaram nessa empreitada. É preciso dizer obrigado pela fraternidade aqui reinante. Quantas vezes a Câmara caiu de joelho. Mas aqui é um momento de grandeza, em qual se canta, vozes lindas que se unem em prol de nossa sensibilidade, obrigado por tudo isso”, pontuou.

“Nós cremos na eternidade, no que nunca vai parar, a vida. Temos uma responsabilidade profunda com a vida que vai continuar. E esse é o grande questionamento. A vida vai continuar. Ela não vai terminar no túmulo, na missa de sétimo dia. Ela continua. Por isso não podemos tolerar o suicídio. Quando estamos numa assembleia de almas, estamos aqui vivos, fraternos. Obrigado por esse momento, porque a Câmara Municipal é o poder mais próximo do povo, principalmente de uma capital”, concluiu.

História

O Dia do Espírita é comemorado no dia 18 de abril. Nessa data foi publicado o Livro dos Espíritos, por isso, o Município de Fortaleza acompanhando uma celebração mundial, também comemora o Dia do Espirita nesta data. Por iniciativa do vereador Márcio Martins foi instituído no dia 18 de abril o Dia dos Espiritas em Fortaleza, a data foi instituída pela Lei 10768 de 5 de julho de 2018. De acordo com o censo 2010 do IBGE, há 3,8 milhões de espíritas no Brasil. Esse número passa largamente dos 10 milhões quando são considerados os simpatizantes e pessoas que aceitam ou compreendem os postulados espíritas.

Fotos: André Lima