Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Cerimonialista

29/10/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (29) Sessão Solene em homenagem ao Dia do Cerimonialista, proposta pelo requerimento 4481/2018, de autoria do vereador Ésio Feitosa (PPL), líder do governo na CMFor e aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão foi presidida pelo próprio vereador Ésio, no ato representando o presidente da […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (29) Sessão Solene em homenagem ao Dia do Cerimonialista, proposta pelo requerimento 4481/2018, de autoria do vereador Ésio Feitosa (PPL), líder do governo na CMFor e aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão foi presidida pelo próprio vereador Ésio, no ato representando o presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PDT).

Mesa  foi composta pelas seguintes personalidades: desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do TRE-CE; desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno, presidente do TRT-7ª Região, em exercício; Custódio Almeida, vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC); Toinha Rocha, coordenadora especial de Proteção Animal do Município de Fortaleza; Alessandra Aragão, presidente do Conselho de Ética do CNCP Brasil; Flávio Liffeman, coordenador regional do CNCP BRASIL no Ceará; Ana Joaçaba, coordenadora do Cerimonial da CMFor.

A saudação a pedido de Ésio Feitosa, foi feita pela ex-vereadora Toinha Rocha. “Vocês são pessoas muito importantes e que marcam nossas vidas. Quando minha filha foi casar o prefeito Roberto Cláudio foi padrinho dela. Não me lembrava que era pré-carnaval e tivemos que dar uma volta na cidade, e o Flávio (Liffeman) me acalmava, pois os padrinhos nem o padre tinham chegado. É importante que o cerimonialista esteja atento a todos os detalhes, desde a alimentação e os cuidados com os convidados. É nosso braço direito nos eventos”, disse.

“Lembro quando estava vereadora e o Flávio me procurou e disse que a profissão não era reconhecida, pois muitas vezes chegavam em um buffet, que deveria ser parceiro, mão não os tratavam como profissionais. Eu toda vez que faço uma festa eu trato os profissionais como convidados. Neste dia 29 de outubro é necessário destacar o valor e a importância do protocolo e cerimonial no contexto da sociedade globalizada. É muito importante ficarmos ligados aos protocolos, pois eles facilitam nossas vidas”, frisou.

Disse que os profissionais têm contribuído e se tornando referência no Brasil, tanto em eventos públicos e privados. “Em muitos lugares no Brasil onde andamos, nos deparamos com profissionais saídos do Ceará. Quantas vezes encontrei com cerimonialistas apresentando com libras. Pode mudar tudo, tudo indo para a Internet, mas se não tiver um profissional que oriente como deve ser o evento nos mínimos detalhes, talvez você vá pagar aquele famoso mico”, avaliou.

“Quantas vezes as casas legislativas decidem fazer um evento num prazo mínimo de 24 horas, muitas vezes aconteceu aqui. E tínhamos que nos organizar imediatamente. O Comitê Nacional há 25 anos ressalta a importância do profissional de cerimonial, como tantas outras deve ser regulamentada e respeitada. Os cerimonialistas são aquelas pessoas que precisamos em determinadas situações para fazer acontecer”, pontuou Toinha.

Enfatizou que participa da audiência como convidada, mas não deveria deixar de saudar os profissionais. “Convite quando recebemos, devemos ir, pois muitos ficaram de fora. Poucos são os escolhidos para virem. Aqui recebi a missão de fazer essa homenagem, quando estive aqui nessa casa prestei homenagens a categoria. O requerimento, este ano, foi feito por meu amigo Ésio Feitosa, que é o líder do prefeito. Mais uma vez essa Câmara abre suas portas para homenagear essa profissão”

No final encerro com “Crônica ao Cerimonialista” de Sílvio Lobo Filho, que exalta o profissional de cerimonial protocolar (…) Sim. É ele quem planeja, organiza, executa, avalia e ao final senta-se à última poltrona, sorrindo para si mesmo, no silêncio do salão, agora deserto, ouvindo o bater do próprio coração e o ressoar dos últimos passos da plateia, para dizer: obrigado meu Deus, por ter-me permitido não falhar”.

Em seguida falou a cerimonialista Alessandra Aragão, destacando a lei 12.092 de 16 novembro de 2009, que representa o reconhecimento do profissional de cerimonial e protocolo no cenário nacional e sua importância nos processos e relações sociais, “além das precedências, lugares e intervenções, pois as funções cerimonialistas sempre estiveram integradas a sociologia, psicologia, ética, política e outras ciências”.

Disse que a prática dos atos de cerimonial e etiqueta fazem parte da cultura de cada povo. “Trata-se do saber que vem sendo desenvolvido há milênios, por várias maneiras, com decisiva influência no comportamento humano, sistemas compreendidos em universos simbólicos, língua arte e ciência, destacado em forma simbólica na construção e reconstrução das civilizações”, detalhou.

Observou que o Cerimonial é um importante instrumento de comunicação, procedimentos aplicáveis à sociedade, a mais alta estrutura de poder, até as organizações menores. “Destaca-se o cerimonialista como orientador social, reconhecimento no campo político e relações governamentais, processos culturais, sociais, esportivos, sendo sempre relevante sua atuação”.

Ela comentou, ainda, que o comitê nacional é uma entidade que congrega todos os profissionais de Cerimonial Protocolar do País. Parabenizou a categoria e convidou para se perfilarem na aprovação da profissão, cujo projeto foi aprovado na Câmara e agora vai para o Senado. Em nome do presidente parabenizamos todos os cerimonialistas de todas as áreas. Finalizando deixo os parabéns todo especial aos 25 anos do CNPC, criado em São Luís do Maranhão, e eu juntamente com Teresa Borges, fomos fundadoras”, concluiu.

Em seguida foram entregues certificados pelo Dia do Cerimonialista, aos seguintes profissionais de instituições públicas:  Alessandra Bezerra Aragão; Alice Rego da Silva Rios (Governo Ceará); Ana Maria Ribeiro Joaçaba (Câmara Municipal de Fortaleza); Antônia Neuma Ribeiro Furtado (Tribunal de Justiça do Ceará); Antônio Carlos Santiago de Castro (Tribunal Regional do Trabalho – 7 região), Cláudia Maria Albuquerque Lordão (UFC); Flávio Liffeman (CNCP- Brasil); Coronel José de Melo Neto (Governo do Estado do Ceará); Maria Adélia Silva Almendra (Câmara Municipal de Fortaleza); Mirna Crispim Guimarães (TRE-CE);  Ronaldo César (Assembleia Legislativa do Ceará); Sílvio de Paiva Ribeiro (Tribunal de Justiça do Ceará); Teresa Borges (Assembleia Legislativa do Ceará).

Por instituições privadas: Alódia Maria Guedes Guimarães; Ana Clara Borges Pinheiro; Armando César Feitosa; Deisiane Cavalcante Ferreira; Helena Demes Martins de Araújo Costa, Jaqueline Cavalcante Castilho; Lana Maria Dantas Cabral de Sousa; Liane Grace Viana Martins; Manoel Monteiro dos Santos Filho; Marcelo Oliveira Rocha; Raquel Dias Aderaldo Girão; José Roberto Bernardo Martins; Ticiane Fernandes Firmeza de Vasconcelos.

Flávio Liffeman agradeceu ao parlamento por ser mais uma vez palco da homenagem aos profissionais de cerimonial do país, “um mercado cada dia mais exigente, os que atuam em instituições públicas e privadas. Os protocolos as vezes são quebrados por informalidade e as vezes por desconhecimento”, disse.

Ressaltou que o comitê homenageou 26 dos mais destacados cerimonialistas do Estado. Ele agradeceu o vereador Ésio Feitosa pela realização da sessão, destacando que o vereador é autor do projeto de lei que cria o Dia do Profissional de Cerimonial em Fortaleza. “Colegas do dia a dia que tenho a honra de conviver. Além de homenageá-los pelo destaque profissional, enfatizo a capacidade de colaborar com seus pares. Muitas vezes esses profissionais contam com a colaboração de outro profissional, que não os enxergam como concorrentes, mas parceiros. Isso não os diminui, mas mostra maturidade. Nossa saudação aos assessores, recepcionistas, que colaboram pelo sucesso de cada evento.”

Em seguida ele destacou as características de cada homenageado. “Com todo respeito a meus colegas homenageados e a construção valorosa da história de cada um de vocês, quero destacar duas pessoas pelo pioneirismo da construção de uma profissão sólida, ética, que são referências para o cerimonial brasileiro, peço que aplaudam de pé: Teresa Borges e Alódia Guimarães”, conclui. Em seguira o cantor Ítalo Poeta apresentou a música de sua autoria “Ceará Terra da Luz.”

História

No dia 29 de outubro marca a data da criação do Comitê Nacional do Cerimonial Público, ocorrida no ano de 1993.  A atuação do Comitê foi fundamental para o reconhecimento por parte dos diversos segmentos da sociedade, da importância da função de cerimonialista, que deve ser exercida por profissional preparado, com formação especializada.

A título de conhecimento, destacamos que a palavra cerimonial vem do latim “Caerimonial”, referendando cerimonias como a atividade do homem para informar qual o seu espaço em relação ao outro ou outros e comunicar a este ou estes o respeito de que tem pelo espaço que lhes correspondem, utilizando-se da comunicação normalizada pelo cerimonial.

O cerimonial envolve além da forma de cumprimentar, vestir, posicionar-se formas de tratamento, comunicação escrita e outras atividades de convívio. Todos esses ritos contribuíam e contribuem para o engrandecimento dos laços de diplomacia que respeitam a normatização da convivência harmoniosa dos povos, guardando-se as devidas diferenças, principalmente as culturais.

Não se pode negar a importância da atuação do cerimonialista para o sucesso dos eventos e cerimonias públicas e privadas. A presença desse profissional bem preparado, com formação especifica para organizar e administrar diferentes eventos, tornou-se cada vez mais imprescindível.

Ademais, facilmente é constatado em quaisquer eventos públicos ou privados que o cerimonialista, em quaisquer evento públicos ou privados que o cerimonialista é um profissional devidamente capacitado que apresenta qualidades especificadas, como tolerância, hospitalidade, cortesia, além de boa formação cultural.

Diante do relevante papel exercido pelos profissionais responsáveis pelos cerimoniais públicos e privados, bem como pelo Comitê nacional do Cerimonial Público, se faz justo a presente homenagem a esta importante profissão.