Câmara realiza Sessão Solene em comemoração ao Dia do Médico

18/10/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Em Sessão Solene, a Câmara Municipal de Fortaleza comemorou o ‘Dia do Médico’, que transcorre nesta sexta-feira, dia 18. A solenidade foi proposta pelo vereador Plácido Filho (PSDB), por intermédio do requerimento 14/2019, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio propositor da solenidade, vereador Plácido Filho, no ato […]

Em Sessão Solene, a Câmara Municipal de Fortaleza comemorou o ‘Dia do Médico’, que transcorre nesta sexta-feira, dia 18. A solenidade foi proposta pelo vereador Plácido Filho (PSDB), por intermédio do requerimento 14/2019, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio propositor da solenidade, vereador Plácido Filho, no ato representando o presidente do Poder Legislativo, Antônio Henrique (PDT).

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades e personalidades: procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Isabel Porto; secretária-adjunta de Saúde da Prefeitura de Fortaleza, Ana Stela Fernandes Leite; membro da comissão de saúde da OAB/Ceará, Rossana Brasil; diretor executiva do Frotinha de Parangaba, Cláudia Maria Saraiva Caminha; Sindicato dos Médicos Veterinários do Ceará, Gerlene Castelo Branco; diretora de assuntos jurídicos do Sintsaf, Viláucia Borges.

Em sua saudação aos presentes o vereador Plácido Filho citou o texto do professor Mário Ricardo que faz uma reflexão sobre a nobre e árdua tarefa de ser médico. “Estamos homenageando pessoas que vivem para servir. São heróis da vida real sem capa, que têm olheiras pelos longos plantões, a mãos que prescrevem o medicamento, o ouvido para auscultar, o olhar atento para o paciente e a sensibilidade para lidar com os mais diversos problemas. A medicina vem a milênios e continuará sendo instrumento da felicidade. Hoje, 4 mil anos depois do início no Egito, cada médico aqui sabe que vem nos dando alegrias e muitas curas. Em vocês buscamos respostas para as mais diversas necessidades dos seres humanos. O que torna a medicina um trabalho extraordinário é o compromisso diário com a vida das pessoas. Parabéns a vocês que se especializam, que são heróis de jalecos. A vocês o meu mais sincero agradecimento!”, concluiu

Após um vídeo em homenagem ao Dia do Médico, foram entregues certificados aos seguintes profissionais: André Guanabara, médico, nutrólogo; Antônio Eusébio Teixeira Rocha, traumatologista e medicina do trabalho; Carlos Cartaxo Aderaldo, médico cirurgião geral, urologista; Domingos Bandeira, clínico geral; Francisco Sulivan Bastos Mota, docente de Medicina UFC e presidente do Iprede; Ivo Castelo Branco Coelho, clínico médico e infectologista e professor da UFC; José Jordane Peres Melo, clínico geral; Leandro Lacerda, cirurgião geral; Marco Aurélio, cirurgião cardiovascular, chefe do serviço de cirurgia do Hospital de Messejana e do Hospital São Raimundo; Rino Bonvini, padre psiquiatra italiano, coordenador Movimento Bom Jardim; Paulo Roberto Leitão, cirurgião geral, nutrólogo, professor da UFC; Ricardo Gênova, neurocirurgião e professor; Ricardo Madeiro, cirurgião pediátrico; Rodrigo Astolfi, ortopedista e traumatologista; Ana Cláudia Lima Verde Montenegro, anestesiologista; Maria do Socorro Queiroz Alves de Sousa, pediatra e professora da UFC; Fernando Antônio Mendes Façanha Filho, ortopedista e traumatologista; Patrícia Sampaio, anestesiologista, clínica médica, dermatologista.

Em nome dos homenageados falou o médico Sulivan Mota. “Venho representar essa gama de médicos belíssimos. Grande parte desses colegas foram da UFC sendo meus alunos, estou lá desde 1992 e continuo ensinando, fui beneficiando pela lei da bengala e tenho mais 5 anos. Expresso em nome dos homenageados, nossa gratidão e a compreensão que essa homenagem jamais será no sentido pessoal, mas representa a trajetória vivida por cada um. Jesus Cristo buscou 12 apóstolos e quando nos deixou disse ao pai que entregava seu espírito e pediu aos apóstolos que se multiplicassem. Nós somos parte dessa multiplicação”, asseverou.

“O princípio básico maior da atividade médica é o ser humano. Me inspiro no Mahatma Gandhi ao me dirigir aos jovens médicos e futuros médicos. Devemos nutrir o sentimento de amar a vida dos seres humanos. Esse é o propósito maior da Medicina. Valorizar tudo aquilo que é necessários à vida, que a gente possa ir além do pão, o trabalho, e além do trabalho, a ação. E quando pensarmos que não temos mais como caminhar pensemos que temos forças para continuar. Os jovens médicos precisam buscar novos rumos, estar acima da tecnologia para ser humano. Nenhuma tecnologia ultrapassa a capacidade humana,” avaliou

Disse ainda, que numa pesquisa feita com médicos, a resposta era que cada um poderia ser uma possibilidade. “Que a escuta esteja acima da ausculta, que agente possa assim como Lucas, tocar a alma de nossos pacientes. Que agente possa ser iluminado como ele, ser médico de homens e de almas. Esse é nosso propósito. E que nunca percamos de vista esse propósito, que ele seja colocado acima de qualquer interesse pessoal e do poder. Tenho certeza que não estou aqui hoje pelos cursos e titulações, chefias e secretarias exercidas, mas sim pelo serviço de médico, buscando e sendo possibilidade. É nessa intenção que compreendemos que a Casa do Povo homenageia nossa classe com 20 representantes, mesclados com jovens e experientes. Muito obrigado!”

Falaram ainda: André Guanabara; Antônio Eusébio; Carlos Cartaxo; Fernando Façanha; Ivo Castelo Branco; Jordane Melo; Leandro Lacerda; Marco Aurélio, Rino Bonvini, Paulo Roberto Leitão; Ricardo Gênova, Ricardo Madeiro; Rodrigo Astolfi; Ana Cláudia Lima Verde Montenegro; Maria do Socorro; Patrícia Sampaio.

História

Em 18 de outubro. comemora-se o dia daquele que se preocupa com a nossa saúde, e não sossega enquanto a gente não fica bom. Os médicos podem ser generalistas, ou seja, não ter uma especialização em nenhuma área específica da medicina, ou especialistas, quando são peritos em alguma área, como endocrinologia, estética, cardiologia, obstetrícia e etc. É sábio conhecedor de cada parte do corpo humano, sabendo o que devemos fazer quando algo não vai bem em nosso organismo. E ele quem investiga as causas das doenças humanas, buscando sua prevenção e cura.

A data 18 de outubro foi escolhida em homenagem a São Lucas, padroeiro da medicina e consta como dia do santo pela tradição litúrgica. São Lucas exercia a profissão de médico e também tinha vocação pela pintura. Escreveu o terceiro evangelho e o “Ato dos Apóstolos” da Bíblia Sagrada. Acredita-se que veio de família abastada pelo seu estilo literário. Nasceu na Turquia no século I, quando esta ainda se chamava Antioquia. Discípulo de são Paulo, ele o seguiu em missão, sendo chamado pelo religioso de “colaborador” e “médico amado”.

A medicina e a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas. A palavra deriva do verbo latino mederi que significa curar e tratar. A ciência surge de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares (como tomar banho Frio para baixar a febre, por exemplo).

Desenhos rupestres mostram que na pré-história o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar. Somente no final do século e que se inicia a medicina moderna com o estudo da anatomia humana. Em 1543, o médico André Vesálio publica “A organização do corpo humano” com descrições e detalhes do corpo humano, representando um grande avanço na medicina ainda incipiente. Para conceber a obra, André usou a técnica de dissecação de cadáveres, tendo sido, por isso, condenado a morte pela Inquisição.