Câmara realiza Sessão Solene em comemoração ao Dia do Médico Veterinário

11/09/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (11) sessão solene em comemoração ao Dia do Médico Veterinário, comemorado no dia 9 de Setembro. A solenidade foi solicitada pelo vereador Márcio Martins (PR), por intermédio do requerimento 0366/2018, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi dirigida pelo próprio vereador Márcio, no ato representando […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (11) sessão solene em comemoração ao Dia do Médico Veterinário, comemorado no dia 9 de Setembro. A solenidade foi solicitada pelo vereador Márcio Martins (PR), por intermédio do requerimento 0366/2018, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi dirigida pelo próprio vereador Márcio, no ato representando o presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PDT).

A mesa a solene contou com as presenças de Diego Braga Saldanha,  presidente do SindPET Saúde do Ceará; Emanuel Maia, diretor científico da Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais do Ceará); Marilac Maria Arnaldo Alencar, médica e professora do Curso de Veterinária da Uece; Célio Pires Garcia, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará; Toinha Rocha, Coordenadora Especial de Proteção Animal do município de Fortaleza; Dárcio Ítalo Alves Teixeira, vice-diretor da Faculdade de Veterinária da Uece, e diretor do Hospital Veterinário da Uece.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Márcio Martins destacou que mesmo tendo sofrido traumas na infância ao ser atacado por cães e ter visto sua mãe também sendo atacada, nunca deixou de ter amor pelos animais. Frisou que na infância seu pensamento era o de ser veterinário, mas devido as condições familiares teve que abdicar do sonho para trabalhar. “Mas cheguei e trabalhar numa clínica veterinária, depois fui adestrador e, por fim handler, tendo participado de exposições em vários países”, ressaltou.

“Até que em 2008 eu decidi parar e me afastei de tudo, mas sempre fui admirador dos profissionais e por isso a razão dessa homenagem, por entender que os médicos veterinários são verdadeiros guardiães dos nossos animais de estimação, mas ao mesmo tempo são aqueles que olham para as pessoas e entendem seu sofrimento diante do estado de saúde de seus animais”, disse o parlamentar.

Em seguida foram feitas homenagens aos seguintes médicos veterinários, com a entrega de certificados de participação: Alexandre Rodrigues da Silva, Antônio Sérgio Pessoa Evangelista; Erica Lage de Macedo. Flora Dutra Girão, José Carlos da Cruz, Carina Roberta da Silva Ramos, Marcondes Chaves Gomes, Marilac Maria Arnaldo Alencar, Maria Nilza dos Reis Saraiva, Rosânia Garcia e Marconi Sampaio de Oliveira.

O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Célio Pires Garcia, fez uma saudação aos profissionais destacando a história da categoria, iniciada em 1906 com o primeiro curso de veterinária do Brasil no Rio de Janeiro e depois em 1910, em Olinda. O curso no Ceará chegou em 1963, A data de 9 de setembro é referente a oficialização da profissão por Getúlio Vargas. Depois veio a Lei que regulamentou os conselhos e a profissão. O Conselho do Ceará foi criado em 1969. Saúdo todos os médicos veterinários, pois são eles os grandes alavancadores do agronegócio, da saúde animal e da saúde única, Peço o apoio do vereador Márcio e da Câmara pois estamos numa luta para a inclusão do médico veterinário no Programa de Saúde da Família” pontuou.

Em seguida, em nome dos homenageados falou a professora e médica veterinária Marilac Maria Arnaldo Alencar. Ela leu um pequeno currículo de cada homenageado e agradeceu ao vereador Márcio Martins e a Câmara pela homenagem, “a uma categoria pouco valorizada. Além da fadiga da compaixão, os profissionais convivem com uma baixa remuneração e poucos espaços, no setor público, para o melhor acolhimento e atendimento dos cidadãos e seus animais domésticos”, disse.

Ela ressaltou a necessidade de um sindicato forte que possa empunhar a bandeira da categoria. Disse que uma de suas propostas ao concorrer ao Conselho Regional de Medicina Veterinária era de criar clinicas populares para diminuir o sofrimento das famílias com menos recursos que não tem como cuida de seus bichinhos. Ela fez críticas a cobrança para o atendimento pelo Hospital Veterinário da Uece. Destacou que com 35 anos de profissão ainda vibra quando salva uma vida, mesmo que tenha que passar a noite acordada. “Falo isso pelo amor que tenho pelo que eu faço. No fim me dirijo ao vereador Márcio: pois essa homenagem acariciou nossas almas e corações. Fica difícil expressar o agradecimento verbalmente, portanto faço isso através de um forte e caloroso abraço”, concluiu.