Câmara realiza Sessão Solene em alusão aos 35 anos da Comunidade Católica Shalom

27/06/2017 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (27) em alusão aos 35 anos de fundação da Comunidade Católica Shalom, celebrada em 9 de julho. A homenagem foi proposta pelo vereador Jorge Pinheiro (PSDC) aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa, através do requerimento 169/2017. A sessão foi presidida pelo vereador Jorge Pinheiro, no […]

Sessão Solene no Auditório Ademar Arruda
Foto: André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (27) em alusão aos 35 anos de fundação da Comunidade Católica Shalom, celebrada em 9 de julho. A homenagem foi proposta pelo vereador Jorge Pinheiro (PSDC) aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa, através do requerimento 169/2017. A sessão foi presidida pelo vereador Jorge Pinheiro, no ato, representando o presidente da Casa Legislativa, vereador Salmito Filho (PDT).

A mesa dos trabalhos foi formada por Elpídio Nogueira, secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate a Fome de Fortaleza, representando o prefeito Roberto Cláudio; deputado estadual Eli Aguiar; deputado estadual Carlos Matos; Moysés Louro de Azevedo Filho, fundador da Comunidade Católica Shalom; Madalena Maria Pontes de Aguiar, fundadora da comunidade e coordenadora do projeto Volta Israel; Padre Sílvio Scopel, assistente espiritual da missão Shalom Fortaleza; padre Antônio Furtado, diretor da Rádio Shalom Am 690.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Jorge Pinheiro saudou os presentes e falou da vocação Shalom. Disse que falar na comunidade é falar de sua vida, pois tem mais tempo de vida dentro da comunidade, do que fora dela. “Minha irmã Alcivânia que me levou e não desistiu de mim. Hoje estamos aqui nessa solenidade, sendo realizada na Casa do Povo. Mas também podemos considerar a Casa de Deus, pois ele é o criador de tudo. Estamos aqui com um povo que professa e tem história” frisou.

Segundo o vereador, Fortaleza tem uma Ação Mariana. Disse que após a segunda invasão holandesa, Matias Beck foi expulso e então foi solicitada aos portugueses o envio de uma imagem sagrada. E em resposta foi enviada a de Nossa Senhora de Assunção. No ano de 1654, foi feita a primeira procissão, a primeira caminhada com Maria. “Pedi e foi aceito por essa Casa que a Caminhada se tornasse patrimônio histórico da cidade. Temos raízes marianas e nosso povo tem fé”, argumentoi.

O parlamentar observou que a Câmara aprovou, por unanimidade, essa sessão por reconhecer o trabalho da comunidade Shalom em Fortaleza. “Devemos deixar Deus nos conduzir e moldar nossa vida, nesse caminho de paz. Quando dediquei dois anos em missão, para meus pais foi muito difícil compreender. Fui para passar dois anos e fiquei seis anos. E lá conheci minha esposa e formei minha família. E depois de ter deixado Deus me conduzir toda minha vida, hoje estou aqui como vereador de Fortaleza. Se alguém me dissesse isso há 10 anos não acreditaria. Por fim, não posso deixar de dizer da importância que a comunidade católica tem para nossa cidade. Que nos últimos anos está assolada pela violência. Temos que trabalhar educação, segurança pública, mais acima de tudo, nós em nosso mandato, temos com o objetivo de a partir da comunidade Católica Shalom, contribuir para tornar Fortaleza a cidade da paz”.

Observou que a comunidade ministra a paz por meio de seus trabalhos sociais, do cuidado com crianças, pessoas em situação de rua. “Hoje estamos celebrando os 35 anos, não simplesmente porque temos um vereador consagrado, pois os vereadores de Fortaleza reconhecem que a Comunidade tem sim uma missão para com a cidade de Fortaleza. Por isso estamos comemorando e ratificando, que a comunidade continue com seu mister e a missão que Jesus confiou. E que um dia ao falar de Fortaleza aqui ou em qualquer ligar do mundo, que se diga; a cidade da paz!”

Foi dada a palavra a integrante da comunidade, Germana Perdigão, que falou sobre sua experiência. Ela agradeceu a Jesus por seu amor, misericórdia e tudo que fez através da comunidade, por tudo que ainda irá fazer. “Não poderia deixar de louvar a Deus por tudo que aconteceu na minha vida. Sei de onde ele me tirou e para onde me levará. Obrigado a Moysés, o que seria de nós sem essa comunidade. O mar do mundo é bravio, mas temos uma segurança que é Jesus, Nossa Senhora e a própria igreja”, afirmou.

Em seguida falou o Padre Antonio Furtado diretor da Rádio Shalom, que destacou ser um momento de agradecer a Deus, por estar erguendo essa obra. “Quero ressaltar o trabalho de evangelização da comunidade. Conheci a comunidade em Maceió numa formação da Renovação Carismática. E vendo esse trabalho, senti o desejo de participar da comunidade para atuar na evangelização. Na comunidade eu encontrei na evangelização uma forma concreta de chegar ao coração do homem, do mais necessitado, e mais carente em todos os aspectos. Temos que louvar a Deus em todos os eventos realizados, pois eles podem modificar a vida das pessoas”, pontuou

“Quero falar da história de uma moça angolana presa no aeroporto por tráfico de drogas, Lá ela conheceu a rádio Shalom e junto com as presas ouvia a programação. Chegava a colocar as pilhas no sol para que durassem mais, E disse que queria ir a comunidade dar seu testemunho. Após ter sido solta, assim fez e chegou até nós. Em seu testemunho uma frase me marcoum, que foi a seguinte; Deus me fez, através de algo tão terrível, ficar em Fortaleza para através da comunidade Shalom conhecer o amor de Deus. Eu volto para minha terra e levo esse anúncio do amor de Deus para meus irmãos. Bendito seja Deus que os fez preparados para ir ao mundo evangelizar e levar sua palavra a toda a humanidade”.

Em seguida, se pronunciou o deputado Carlos Matos (PSDB) que disse ser essa noite memorável para que toda Fortaleza possa reconhecer esse trabalho. “Quando comemoramos 35 anos lembro de tudo que passamos. Após encontrar essa comunidade vi que todos meus planos eram furados. Na comunidade Shalom que fui conhecer outros planos bem maiores para minha vida. Conheci o que era a esperança, a felicidade, o amor de Deus, a beleza de servir. O Shalom é uma grande escola do amor. Se soubermos evangelizar vamos resgatar muitas vidas. Moisés você foi abençoado ao trazer essa comunidade, para mostrar ao mundo a face de Jesus, que ressuscitou e está vivo. Esse é o começo das comemorações para o Jubileu de Ouro onde vamos levar a todos essa mensagem a que não conhecem o amor de Deus”, asseverou.

O orador seguinte foi o deputado Eli Aguiar, que disse que quando criança participou de algumas congregações com sua mãe no Crato, entre elas a “Jesus, Maria, José”. “Fui coroinha na paróquia São Vicente. Fico feliz em ver essa congregação que nasceu com as bençãos de Dom Aloísio Lorscheider e ter um dos seus fundadores alguém com o nome de Moysés. Portanto nunca poderia dar errado. Vivemos num país conturbado e as famílias estão sentindo. Na Assembleia com apoio do deputado Carlos Matos conseguimos derrubar o projeto que incluía no currículo das escolas a chamada ‘ideologia de gênero’. E, eu apresentei uma emenda proibindo ensinar essa doutrina para crianças. Entendemos que ali seria o fracionamento e a destruição da família. Mas com relação a essa comunidade, tenho certeza que vocês salvaram pessoas e também famílias.”

O secretário e vereador eleito, Elpídio Nogueira, disse que as ações realizadas pelo Shalom podem ser citadas como sal e luz, porque indicam o caminho. “Para a juventude é uma luz que mostra o caminho. Quantos jovens o Shalom colocou no caminho? A família e o alvo maior de ataques. O Shalom deu uma razão de viver a muitos, de salvar. O Shalom é sal porque preserva a sociedade. Vemos pessoas em situação de rua auxiliadas por esse trabalho. Se pudéssemos expandir para toda a sociedade essa solidariedade, nossa cidade seria outra. Por isso que o prefeito diz que o Shalom é um orgulho para Fortaleza. Moysés, que você continue com esse trabalho, e em nome da Prefeitura de Fortaleza, um grande abraço, uma grande missão e Deus abençoe a todos!.

O padre Silvio Scopel, em sua participação, disse que a comunidade é um presente dado por Deus em um momento após o concílio Vaticano II. “O papa São João Paulo II disse que era uma primavera para a Igreja Católica e quis o bom Deus presentear Fortaleza com o surgimento do carisma Shalom, com o surgimento da lanchonete em 9 de julho de 1982. Eram 12 jovens, com idades de 20 a 22 anos, que tiveram uma ousadia não humana mas no espírito, tiveram a iniciativa de fundar na Rua Coronel Jucá essa comunidade. Dentre eles Moisés e alguns mais aqui presentes. O grão de trigo fecundou e hoje é comunidade. Aquele grãozinho hoje tem 27 Centros de Evangelização; 300 Grupos de Oração atingindo 10 mil pessoas no itinerário Caminho da Paz; 2.900 irmãos com promessa de vida de evangelizar, 12 Casas Comunitárias, com 220 irmãos servindo a tempo pleno o Evangelho. Nas comunidades, temos a Diaconia com 4 casas e mais de 100 missionários servindo a Deus e a comunidade. Temos espalhadas 6 casas de serviço aos mais pobres”, frisou.

Ele revelou que virá outro grande projeto já com benção do santo papa. Destacou aindaas duas rádios, a Boa Nova, atinge mais de 10 mil pessoas e a Rádio Shalom, que atinge mais de 50 mil pessoas. Citou ainda o Colégio Shalom, que ensina do infantil ao ensino médio, há mais de 25 anos, “Temos nos arredores da Região de Fortaleza, casas de discipulados, formando missionários para servir a comunidade e o reino. Mais de 3 mil pessoas nos grupos de oração. Na TV Rede Vida, o programa Fazendo Barulho atinge a mais de 100 mil pessoas. Nos eventos, o Halleluya atinge mais de 1 milhão, mas são 8 eventos que acontecem simultaneamente, e neste ano será no período de 19 a 23 de julho no CEU, Condomínio Espiritual Uirapuru. Convido a todos a ter essa grande experiência de fé. São mais de 20 bandas e oito espaços temáticos. Imagine 1 milhão de pessoas, em cinco dias, sem nenhuma ocorrência policial, sem um pingo de bebida alcoólica, só participando da evangelização. Mais temos que avançar e chegar a muito mais pessoas”, concluiu.

Em seguida foi feita a entrega de certificados as seguintes personalidade: Moysés Louro de Azevedo Filho; Maria Emir Nogueira; Padre Sílvio André Correia Scopel; Cassiano Rocha Azevedo; Maria Eveline Montenegro;  Ricardo Morel Lopes; Germana Ferreira Perdigão; Madalena Maria Ponte de Aguiar; João Bosco Gomes Viana; Padre Antônio Furtado; João Edson de Oliveira Queiroz; Gabriela Márcia da Rocha Dias; Jaqueline Matias Silva Costa; e Carmadélio Sousa.

Em agradecimento pela homenagem o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Louro de Azevedo Filho, agradeceu em nome de todos homenageados “por esse momento e pelo carinho com que essa casa acolhe a Comunidade Catolica Shalom. Cada homenageado é um dom de Deus derramado nessa cidade, Não podemos deixar de colocar nosso olhar no fato histórico. Nem imaginávamos em 1980, quando nosso querido Dom Aloisio me procurou, e eu era um jovem que participava de grupos e que ele sabia que Jesus havia modificado minha vida. Ele me procurou dizendo que o Papa viria para visitar Fortaleza para o 10o Congresso Eucarístico Nacional e ele ediu para eu dar um presente ao papa, fiquei muito honrado e ia encontrar-me com o papa e perguntei qual o presente que eu iria dar, tinha que ser algo muito especial, e ele disse que não sabia e eu é que iria decidir”

“O que era entusiasmo virou um problema, o que um jovem de 20 anos poderia dar ao Papa. Entrei em oração e pensei que não podia dar outra coisa a não ser o que recebi de graça, a minha vida e meu testemunho que poderia transformar vida de muitos. Fiz uma carta ao papa e dediquei minha vida. Me aproximei do Papa em um momento muito forte, que mudou minha vida. Aqueles olhos que me olhavam com um azul, que não encontro igual. Eu tinha decorado algo para dizer, mas não consegui dizer nada. O olhar me traspassava, me abençoava como se dissesse eu compreendo. E naquele ato desabrochou aquilo que nem sabia o que era, mas hoje chamamos Comunidade Católica Shalom”, detalhou.

Moysés pensou disse ter pensado em como concretizar aquilo que ofertou ao papa. Como compartilhar essa graça? “Antes de vir a inspiração da lanchonete. E pensei, qual os jovens mais necessitados e pensei nos jovens da Febemce. Comecei um trabalho lá, mas era algo muito maior e ai pensei em fazer uma lanchonete para atrair os jovens e evangelizar. E de repente, várias pessoas estavam ali querendo também se dedicar a causa. Esse evento é tão forte que mudou a vida e de muitos. Esse é o maior presente que essa comunidade pode dar a Fortaleza. A comunidade se sente com a necessidade de continuar se ofertando. E que a cidade possa se sentir contagiada com o amor de Deus. Toda vida pode ser transformada com a força do evangelho. Queremos contribuir para construir essa cidade da paz!”

Destacou que esse presente, a Comunidade vai continuar dando para Fortaleza. “Como diz o papa Francisco, devemos olhar para as cidades com olhar contemplativo, como Jesus fez com Jerusalém. Ele olhou para a cidade e se comoveu, pois ela não tinha pastor, e dai ele escolheu os apóstolos. Hoje na comunidade Shalom queremos reafirmar nosso compromisso de irmos ao encontro das feridas, dos jovens, das famílias e os que padecem da maior das misérias, que é o desconhecimento do amor de Deus. Evangelizar é nossa primazia. Outra coisa não poderíamos ter senão o amor de Deus e a consciência de nossa responsabilidade. Aqui nessa casa se sela esse compromisso, de ser testemunha de Jesus Cristo para alcançar a alma dessa cidade e alcançar o coração do nosso povo. Agradecemos a homenagem, que se torna um compromisso de levar Jesus a todos, o Shalom Adonai”, concluiu. No final, o vereador João Pinheiro fez uma oração, seguido dos padres presentes.