Câmara realiza Sessão Solene em alusão ao aniversário do Corpo de Bombeiros Militar

26/08/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta segunda-feira, 26, no plenário Fausto Arruda, uma sessão solene em alusão às comemorações pelo aniversário de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. O vereador Sargento Reginauro (sem partido) foi o propositor da solenidade, através do requerimento 3533/2019 aprovado por unanimidade pela Casa […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta segunda-feira, 26, no plenário Fausto Arruda, uma sessão solene em alusão às comemorações pelo aniversário de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. O vereador Sargento Reginauro (sem partido) foi o propositor da solenidade, através do requerimento 3533/2019 aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.

A sessão foi presidida pelo vereador Sargento Reginauro, no ato representando o presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT). A Mesa de Honra foi formada pelas seguintes autoridades: deputado federal Capitão Wagner; comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda; deputado estadual Soldado Noélio; deputado estadual Toni Brito; vice-presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, tenente-coronel PM, Homero Catunda Batista; vice-presidente da Associação dos Praças do Estado do Ceará, sargento Edson Borges e o diretor da Associação dos Profissionais da Segurança (APS), Francisco Stelmann Fernandes de Albuquerque.

Em seguida, a banda de música do Corpo de Bombeiros entoou o Hino Nacional Brasileiro. O vereador Sargento Reginauro, ato contínuo, fez a saudação aos presentes. “O Corpo de Bombeiros é uma instituição que olha para o futuro. Quando entrei em 1995 os bombeiros trabalhavam, na ‘tora’ diante da precariedade. Hoje vivemos um novo tempo. Essa noite é para falar de mulheres e homens de carne e osso, que alguns chamam de heróis, mas na verdade são seres humanos como todos, mas sempre têm orgulho de dizer que são bombeiros militares”, disse.

“Sempre quando ouvia críticas de que o serviço público brasileiro era sinônimo de coisa que não funcionava, olhava para minha instituição e pensava, eles não conhecem o Corpo de Bombeiros. Nossa instituição completa 94 anos de luta, sofrimento e necessidade de reconhecimento. Pela 14ª vez os Bombeiros foram reconhecidos como a instituição de maior credibilidade. Mas ainda padecemos de investimentos para equipamentos e estrutura. Agradeço a todos pelo apoio, amizade sincera e pela presença. Esses homens e mulheres merecem todo o reconhecimento possível. Quando se fala das queimadas da Amazônia, lembramos das queimadas no interior do Ceará, onde deve ter Bombeiros atuando. Essas aqui também precisam de gritos, sem cunho político. Nossa instituição precisa de nós. Nenhum passo daremos para trás!” concluiu.

Em seguida, falou o capitão Wagner destacando que todos têm compromisso com as instituições que fazem a segurança pública. “Vamos trabalhar para que o efetivo do Corpo de Bombeiros seja ampliado e cobramos a convocação dos que passaram no concurso. A lei prevê 3.900 temos menos de 1.500. Temos cobrado do Governador o aumento do efetivo, e reconhecemos que aumentou nos últimos anos,” frisou.

Foi feita a entrega dos certificados em alusão ao aniversário de fundação do Corpo de Bombeiros Militar para os seguintes homenageados: comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda; coronel BM, José Sarto Maciel dos Santos: tenente-coronel BM, Romero Catunda Batista; tenente-coronel Homero Catunda Batista; major BM Ana Paula Pereira da Silva Godinho; segundo-tenente QO BM, Erivaldo de Almeida Silva; primeiro-tenente QO BM, José Veras Neto, primeiro-tenente BM, Isabel Cristina Marques de Almeida; tenente BM, Sebastião de Vasconcelos Monte; subtenente BM, Francisco Haroldo de Lima Filho; subtenente BM, Francisco José de Sousa da Silva; subtenente BM, Valfredo de Sousa Rocha; primeiro-sargento BM, Francisco Rui de Sousa; primeiro-sargento, Francisco Edson Melo Vasconcelos; cabo BM, Stela Martins; cabo BM Nei Ramos Júnior e o soldado BM, João Hélder Araújo de Lima.

Em agradecimento pela homenagem, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda disse ser uma honra comandar essa instituição Corpo de Bombeiros. “Além de apagar incêndios e emergências, os bombeiros fazem muito mais que isso. Temos uma responsabilidade social muito grande e forte na medida que atendemos mais de 30 mil cearenses em vários projetos, sendo o mais famoso o Saúde Bombeiros e Sociedade, temos o Kit Surf e inúmeros outros projetos, e também o Colégio dos Corpo de Bombeiros Militar, que tem como responsabilidade formar as próximas gerações. Falo em nome dos 1.576 Bombeiros da ativa e os da reserva”, ressaltou.

Segundo ele, o Corpo de Bombeiros passa por um período muito especial, com o uso de tecnologias. “A forma romântica como apagávamos incêndio sofreu uma transformação com o uso da tecnologia. Minha saudação ao governador Camilo Santana e o secretário de segurança André Costa pelo apoio nos dado. Temos mais 220 novos soldados que serão nomeados em breve. Temos outros 50 novos oficiais finalizando a academia, e o governador já autorizou a formação de mais 300 para iniciar a academia. Parece pouco, mas é mais de um terço do nosso efetivo, mostrando que o governador está sensível às nossas necessidades”, enfatizou.

Afirmou que em relação aos investimentos, o Governo do Estado comprou três escadas mecânicas na Alemanha, com valor total de 1,5 milhão de euros. “Duas turbinas de combate a incêndio também serão adquiridas. Na América Latina só o México opera. Isso mostra o esforço que vem sendo feito e a sensibilidade do governo, mas nada disso importaria, se não tivéssemos o valor que nos temos em nossos bombeiros”.

Segundo ele, o CB do Ceará tem uma turma de busca e salvamento lá em Brumadinho. “Colocamos o efetivo do Estado à disposição para o combate aos incêndios na Amazônia. Mas estamos sofrendo também um aumento de 400% nos incêndios no Ceará, e colocamos reforços no Interior. Antes único quartel que tinha primeiro e segundo socorro era o Central, em Fortaleza. Hoje são sete que possuem esse efetivo. Ficamos felizes quando vemos a população cearense e de Fortaleza, com seus representantes, reconhecendo a luta de 94 anos. Isso nos alegra e nos dá mais responsabilidade para continuar nessa missão de salvar vidas. Parabéns a todos os homenageados. Vocês representam bem o que é ser Corpo de Bombeiros!” finalizou. Falaram ainda os deputados estaduais Soldado Noélio e Toni Brito.

História

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará tem como seus pilares de sustentação a dedicação, à preservação da vida e o patrimônio alheio. Inicialmente denominado de Pelotão de Bombeiros, esta instituição foi criada oficialmente em 08 de agosto de 1925 pela Lei no 2.253 pelo então Governador do Estado, Desembargador José Moreira da Rocha.

Em 01 de janeiro de 1934 começou a funcionar “na Prática” sob o nome de Corpo de Bombeiros de Segurança Pública do Estado, tendo como Comandante o 1″ Tenente Francisco das Chagas Nogueira Caminha ‘com um efetivo de 30 homens, advindos do Corpo de Segurança Pública (hoje Polícia Militar do Ceará) e da Extinta Guarda Civil, os quais tiveram como Instrutor o V Tenente Antônio da Cunha, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Em dezembro de 1934, o efetivo passa para 39 homens. tendo naquele ano sido registrados 21 atendimentos de ocorrências Através do Decreto 075 de 14 de agosto de 1935. passou a chamar-se “Corpo de Bombeiros do Ceará”, passando a subordinar-se a então “Chefatura de Polícia e Segurança Pública”, tendo seu efetivo aumentado para 76 homens.

No inicio, o Pelotão dos Bombeiros era subordinado ao Comando do Regimento da Policia do Ceara. Naquela época, não possuía aquartelamento e os homens que compunham seu efetivo ficavam alojados no Quartel-General da Policia Militar, onde hoje é o 5º BPM, homens estes que possuíam como objetivo principal combater incêndios em Fortaleza

Com o transcorrer dos anos a Corporação foi se desenvolvendo até chegar nos dos atuais onde após a desvinculação da Policia Militar, através da Lei nº 11.673, de 20 de abril de 1990, que deu autonomia ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, procurou cada vez mais buscar o desenvolvimento de suas ações em prol da população do Estado do Ceará.

Fotos: Evilázio Bezerra

Com informações de Rochelle Nogueira