Câmara presta homenagem pelos 155 anos da Faculdade Católica de Fortaleza

04/12/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Sessão solene prestou homenagem aos 155 anos da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). A solenidade foi realizada no Auditório Central Aloísio Cardeal Lorscheider, na sede da instituição homenageada, e foi proposta através do requerimento 5.137/2019 de autoria do vereador Jorge Pinheiro (DC), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. O próprio autor do requerimento […]

Sessão solene prestou homenagem aos 155 anos da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). A solenidade foi realizada no Auditório Central Aloísio Cardeal Lorscheider, na sede da instituição homenageada, e foi proposta através do requerimento 5.137/2019 de autoria do vereador Jorge Pinheiro (DC), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. O próprio autor do requerimento presidiu a sessão, no ato representando o presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT).

A mesa de honra foi composta pelo diretor geral da FCF, Prof. Dr. Padre Francisco Antônio Francileudo; pela diretora acadêmica da FCF, Profª. Drª. Lisieux de Araújo Rocha; pela Diretora Administrativa-financeiro da FCF, Vitória Grace Alves Mendonça; pelo Bispo Emérito de Limoeiro do Norte, Dom Manoel Edmilson da Cruz e pelo monsenhor Manfredo Morais.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Jorge Pinheiro destacou que a Arquidiocese de Fortaleza comemora os 155 anos de criação do Seminário da Prainha, hoje Faculdade Católica de Fortaleza, precursora da formação do pensamento filosófico, sociológico e moral de Fortaleza. “Por longos anos, essa entidade formou seminaristas vocacionados ao sacerdócio e tempos depois passou a formar leigos também no ensino da Filosofia e Teologia. A Faculdade foi criada em 2009 pelo arcebispo Dom José Tosi Marques. Hoje é com grande alegria que homenageamos essa entidade que tanto fez por nossa cidade e por nosso Estado”, disse.

“Aqui nesse prédio está guardada parte da história de Fortaleza. São 155 anos de ensino superior de uma das mais antigas faculdades do Brasil. É algo que devemos valorizar. Quantos personagens que mudaram os rumos do nosso país passaram por aqui? Dom Hélder Câmara; Padre Valdevino; Padre Cícero, Edson Queiroz e muitos outros. Por isso devemos ter zelo e cuidado com essa instituição. A Câmara presta essa justa homenagem em nome do povo de Fortaleza e como representante do povo eu digo, muito obrigado por fazerem a diferença em nossa educação”, pontuou,

Ele falou ainda sobre o convenio que a Faculdade fará com a Prefeitura de Fortaleza para auxiliar na prevenção do suicídio e automutilação de jovens. Os professores serão capacitados para detectar casos entre seus alunos nas escolas municipais e encaminharão os mesmos para as chamadas ‘oficinas de sentidos’, onde serão acompanhados e receberão orientações. “Nossos parabéns a Faculdade por esse protagonismo. Isso merece nosso aplauso”, concluiu.

Em seguida foram feitas as homenagens da noite. Receberam certificados o Prof. Dr. Francisco Manfredo Ramos; o Prof. Me. Padre Almir Magalhães, representado pelo Bispo Emérito de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson Cruz e o Prof. Dr. Padre Francisco Antônio Francileudo. Os dois anteriores e o atual diretor geral da Faculdade.

Em nome dos homenageados falou o Padre Francisco Antônio Francileudo, que  agradeceu ao Monsenhor Manfredo, o primeiro diretor da Faculdade e que permaneceu por mais de 50 anos na instituição, como aluno, professor e depois diretor e o Padre Almir, o segundo diretor, que muito fez pela instituição. “Faculdade Católica de Fortaleza é herdeira dessa história de 155 anos. Queremos agradecer a iniciativa do vereador em reconhecer essa instituição que vem buscando educar com qualidade, levantando a bandeira do seu lema que é cooperar com a verdade. Para nós católicos a verdade é Jesus, Ele mesmo disse que a verdade libertará. Mas pregamos a verdade orientada pelos valores cristãos,” disse.

Padre Francileudo observou que ao iniciar este ano à frente da administração da Faculdade, reuniu diretores e funcionários para traçar metas. “Queremos acordar a velha senhora que estava dormindo, que é essa instituição, para torná-la a Universidade Católica de Fortaleza (Unicatólica). O ascebispo Dom José Tosi aprovou a nova mantenedora da Faculdade que é a Associação Educacional e Cultural de Fortaleza e já solicitamos ao Ministério da Educação a autorização para criarmos seis novos cursos: Direito, Ciências Contábeis e Administração, que são cursos presenciais; Licenciatura em Ciência da Religião, Pedagogia e Recursos Humanos, que são cursos à distância. Estamos encaminhando para sermos em 3 a 4 anos a Unicatólica de Fortaleza. Penso que o nosso diferencial é oferecer uma educação de qualidade, orientada nos valores, princípios e virtudes cristãs. Esses projetos estamos trabalhando com afinco”, finalizou.

Fotos. André Lima