Câmara presta homenagem às entidades que atuaram no resgate das vítimas do desabamento do edifício Andrea

16/12/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Sessão Solene, realizada nesta segunda-feira (16), pela Câmara Municipal de Fortaleza prestou homenagem às entidades da administração pública, pelos relevantes serviços prestados no resgate às vítimas do desabamento do Edifício Andrea, ocorrido no dia 15 de outubro do corrente ano. A solenidade foi proposta pelo presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT), através do requerimento […]

Sessão Solene, realizada nesta segunda-feira (16), pela Câmara Municipal de Fortaleza prestou homenagem às entidades da administração pública, pelos relevantes serviços prestados no resgate às vítimas do desabamento do Edifício Andrea, ocorrido no dia 15 de outubro do corrente ano. A solenidade foi proposta pelo presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT), através do requerimento nº 6338/2019, subscrito por todos vereadores da Casa.

O presidente Antônio Henrique coordenou os trabalhos. A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: primeiro vice-presidente da CMFor, vereador Adail Júnior (PDT); o chefe de assessoria parlamentar militar da 10ª Região Militar, Cel Luís Benício; major da PM, Vicente de Paula, representando a Polícia Militar; comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), cel Luís Eduardo Soares de Holanda; secretário da coordenadoria especial de articulação das secretarias regionais, Renato Lima e pelo secretário de Segurança Cidadã, Antônio Azevedo.

Estiveram presentes também os vereadores; Raimundo Filho (PRTB), Marcio Cruz (PSD), Carlos Dutra (PDT), Esio Feitosa (PDT), Cláudia Gomes (PTC), Dr. Porto (PRTB) e Sargento Reginauro (Sem Partido).

Em sua saudação aos presentes, o presidente Antônio Henrique destacou que a homenagem foi pensada em reconhecimento a cada um que participou do trabalho de resgate, “mas é um evento que não gostaríamos que ocorresse, pois nos traz a memória de algo muito triste que aconteceu em nossa cidade. Mas reconhecemos o trabalho de cada um dos senhores e senhoras”, frisou.

“Sei que ainda é difícil recordar o que aconteceu na manhã daquela terça-feira, quando toda cidade foi surpreendida. Aquela tragédia ficará na memória do povo, principalmente daqueles que acompanharam a angustia das famílias. Foi justamente nesse clima adverso que a população depositou mais ainda confiança no trabalho de profissionais e voluntários. Vocês fizeram jus a nossa expectativa e fizeram um brilhante trabalho. A atuação de vocês é motivo de orgulho para toda a cidade. Prova disso que o requerimento dessa sessão foi assinado pelos 43 vereadores independente da cor politica”, ressaltou.

De acordo com Antônio Henrique, a serenidade e o empenho daqueles que atuaram naqueles dias de tensão, acabou criando uma corrente de solidariedade que surgiu naquele turbilhão de acontecimentos. “Se houve alguma lição daquela tragédia, foi a demonstração de solidariedade do povo cearense. Isso nos fez ter esperança na vida. Fui testemunha do empenho dos senhores, desde o início dos trabalhos, fui ao local com diversos vereadores, que acompanharam de perto o resgate. Nosso intuito foi cobrar medidas emergenciais para minimizar o sofrimento”, pontuou.

O parlamentar enfatizou que viu o trabalho dos profissionais que atuaram nos regastes, com destaque para os que fazem parte do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SAMU, Médicos e enfermeiros do IJF e outros hospitais, de empresários, voluntários que levavam um pouco de água, ombro amigo e palavras de solidariedade. “Minha homenagem também aos psicólogos, fisioterapeutas, pastores, padres e tantos outros que sequer conseguimos identificar. Quero fazer o registro dos cidadãos das várias religiões. Aquelas cenas comoventes do trabalho de vocês acenderam em nós a esperança de que tudo que tivesse ao alcance do homem seria feito e foi isso que vimos. Fica nossa gratidão registrada em nome do povo de Fortaleza pelo valoroso trabalho,”

Antônio Henrique frisou que os vereadores têm buscando caminhos de prevenção, com a montagem de uma comissão especial para fiscalizar trabalho da Prefeitura e Ministério Público na inspeção dos prédios da cidade. Mas entende que os custos são altos quando se trata de reformas. Ressaltou que para tentar soluções, ele esteve com outros vereadores em Brasília em reunião com a bancada federal do Ceará visando a criação de uma linha de crédito que financie a reforma de prédios antigos.

“Aqui também temos uma comissão trabalhando com esse propósito. Precisamos alinhar nossos trabalhos para impedir outros acidentes. Os síndicos e proprietários poderão buscar financiamentos com taxas mais baixas. A proposta está tramitando no Congresso. Assim como a população se empenhou em salvar as pessoas, que esse poder e os demais se empenhem para que acidentes não ocorram mais. Em nome da população de Fortaleza quero destacar que a bravura, empenho e amor de todos vocês homenageados da noite foi importante, pois vocês atuaram quando a cidade mais precisou”, concluiu.

Em seguida foram feitas as homenagens da noite com a entrega de placas de honra ao mérito, para as seguintes entidades: Exército Brasileiro, representado pelo chefe de assessoria parlamentar militar da 10ª Região Militar, Cel Luís Benício; Polícia Militar representada pelo major Vicente de Paula; Corpo de Bombeiros, representado por seu comandante, Luiz Eduardo Soares de Holanda; Guarda Municipal representada pelo coordenador-geral Rômulo Dias; Samu, representado diretor-geral Cel. João Vasconcelos Sousa; Instituto Dr. José Frota, representada pela chefe do núcleo de Serviço Social, Viviane Bezerra; SAMU Fortaleza, representado pelo coordenador de enfermagem, Gisleno Magalhães Dias; a Secretaria Municipal de Infraestrutura, representada pela secretaria Ana Manoela Marinho Nogueira; e a secretaria Regional II, Ferrúcio Feitosa.

Receberam ainda: a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, secretário Elpídio Nogueira; Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, Luciano Agnelo; Conselho Regional de Medicina (CREMEC), Vice-presidente Inês Tavares Vale de Melo; Conselho Regional de Psicologia, Nadja Natasha Lopes Evangelista; Conselho Regional de Enfermagem, Ana Paula Brandão; Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, presidente Ricardo Lofit Araújo; Empresa Apiguana, diretor Daniel Wanderley; Empresa Tecnolife, diretor comercial Lucas Moreira Xavier; Condomínio Victor VII, representado pelo síndico Milton Sampaio Veras e Autarquia Municipal de Trânsito, diretor de operações, Amilcar Moreira.

Em nome dos homenageados falou o comandante do Corpo de Bombeiros, cel Luís Eduardo Soares de Holanda, que agradeceu a sensibilidade do presidente Antônio Henrique e de todos os vereadores “que colaboraram de forma muito proativa durante de uma das maiores tragédias que o Ceará já teve. Se é que podemos tirar boas lições de uma tragédia, a maior foi a solidariedade. Quero parabenizar os 43 vereadores que estão a maioria aqui rendendo honras aos que participaram daquela missão”, asseverou.

De acordo com cel Luís Holanda, o Corpo de Bombeiros talvez tenha tido a maior visibilidade, mas todas as entidades e pessoas envolvidas foram importantes. “Lamentamos as nove mortes, mas comemoramos a vida das sete pessoas que tiramos daqueles escombros. Parecia que aquele prédio tinha sido implodido, diante do grau do colapso. Quero agradecer a população, o Poder Legislativo, a Prefeitura, o Governo do Estado, e toda a população do Ceará. Essas homenagens devem ser divididas com os 9,2 milhões de cearenses. Os empresários que estiveram junto conosco, cito a Tecnolife que praticamente parou e cedeu o espaço para fazermos nosso centro de comando. A Apiguana e tantas outras empresas que ajudaram. Tinha maquinário pesado de toda ordem. Isso enche agente de orgulho de saber que o fortalezense é solidário”, comentou.

Ele citou o caso de uma senhora humilde que chegou com duas quentinhas, “Eramos 500 atuando no local, mas aquelas duas quentinhas era tudo que ela podia dar. E foi muito bem-agradecida por isso. Divido essa premiação com todos os 1.777 bombeiros que participaram de alguma forma, e mesmo os que não puderam estar na zona quente, tiveram sua participação. Todo mundo trabalhou a mais. Recebemos bombeiros que estavam há 9 anos na reserva. Recebíamos Bombeiros de folga do interior do Estado. Isso tudo nos orgulha e nos enche de esperança de um mundo melhor”, finalizou.

Fotos: André Lima