Câmara presta homenagem ao Programa de Apoio à Vida que atua na prevenção do suicídio

11/12/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Sessão Solene realizada, nesta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Fortaleza, prestou homenagem ao PRAVIDA – Programa de Apoio à Vida, que atua na prevenção do suicídio, vinculada à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). A solenidade foi proposta pelo requerimento 5571/2019, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (DC), aprovado por unanimidade […]

Sessão Solene realizada, nesta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Fortaleza, prestou homenagem ao PRAVIDA – Programa de Apoio à Vida, que atua na prevenção do suicídio, vinculada à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). A solenidade foi proposta pelo requerimento 5571/2019, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (DC), aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara.

A sessão foi presidida pelo propositor da homenagem, no ato representando o presidente de Câmara, Antônio Henrique (PDT). A mesa de honra foi composta pelo professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFC e coordenador do PRAVIDA, Fábio Gomes de Matos e Sousa; a professora-adjunta de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFC, Luíza Weber Bisol; membro do PRAVIDA, doutora Maria Ivoneide Veríssimo de Oliveira; e a professora Geneva da Silva Oliveira, representando os estudantes do Cursos de UFC e Programas de Extensão.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Jorge Pinheiro agradeceu os integrantes do projeto por defenderem a vida dos fortalezenses. “Nós amargamos a segunda colocação em números absolutos de suicídios. São 600, por ano, no Ceará, e metade disso em Fortaleza. Quase uma pessoa por dia tira sua própria vida na capital, fora as 20 tentativas. Os números são assustadores! Sempre que tocamos nesse assunto, vemos que a sociedade tem medo de falar. E graças ao PRAVIDA esse assunto têm vindo à tona. A primeira vez que ouvi falar que se o suicídio fosse uma doença estaríamos no meio de uma epidemia foi em uma audiencia aqui na Casa. Eu tenho conhecidos que cometeram o suicídio. Esse é um tema que precisamos conhecer e promover instituições como o PRAVIDA, que salvou mais de 2 mil pessoas, pois cada vida vale a pena”, disse.

De acordo com o parlamentar, o trabalho do PRAVIDA tem inspirado os vereadores e a Prefeitura que criou um plano de prevenção ao suicídio. “Eu sou uma pessoa que atualmente estou como vereador que fui sensibilizado por vocês para trabalhar na conscientização e prevenção do suicídio. Em abril tivemos uma audiencia pública e propomos a criação do mês ‘abril blu’, para discutirmos os transtornos depressivos. Em setembro, depois de outra audiencia propusemos a criação de vários projetos. Utilizamos essa nomenclatura de Pra Vida, em três propostas: o Amparo pra vida, que é a instalação de barreiras em viadutos, pontes para impedir que no momento de crise as pessoas cometam suicídio naqueles locais; Placas Pra Vida, com palavras motivacionais para que elas busquem auxílio e evitem o ato extremo; Proteção Pra Vida, que amplia o guarda-corpo dos shoppings de 1,20 para 1,80 m. Hoje protocolamos o projeto para que a Caminhada Pra Vida seja introduzida no calendário de eventos de Fortaleza, para ter mais divulgação e ter apoio publico, chamar a atenção das pessoas,” ressaltou.

Citou, ainda, o Programa Sentinelas do Amanhã que se baseia dos guardiões da vida. A ideia é que seja criada nas unidades de saúde e escolas, esses grupos para identificar as pessoas que tem ideação suicida ou estejam praticando a automutilação, para que possam ser acompanhadas. “Outro projeto é que no dia 10 de setembro, Dia Mundial de Conscientização Sobre o Suicídio, seja realizada uma audiencia aqui na Casa, para que se possa discutir e se apresentar os números do plano municipal de prevenção e pósvenção ao suicídio. Vamos trazendo essas propostas para que cheguemos em 2020, com a implantação da política e de diversas ações para que possamos salvar as vidas e diminuir os prejuízos que ocorrem na sociedade e prejudicam tantas famílias,” finalizou.

Em seguida foram feitas as homenagens da noite. Receberam certificados em homenagem ao PRAVIDA: Fábio Gomes de Matos Sousa; Maria Ivoneide Veríssimo de Oliveira; Leonardo Viana de Vasconcelos Martins; Ana Paula de Lima e Silva; Karine Benevides; Cíntia Lima Sampaio; Sâmia Martins Cabral Ribeiro; Poliana Lemos Moreira Albuquerque; Luíza Weber Bisol.

Em sua fala de agradecimento Fábio Gomes de Matos e Sousa agradeceu pelos 15 anos de existência do projeto que ajudou a mais de 2.700 pessoas a permanecerem vivas. “Temos o enorme dever de tentarmos reverter aquele momento de crise para o resgate da própria vida. O PRAVIDA tem sido muito bem-sucedido. Estamos falando de pessoas que haviam tentado o suicídio antes. Nesse tempo tivemos muitas dificuldades em tratar do assunto, pois ninguém queria falar sobre ele, principalmente a imprensa. Mas mostramos que estamos falando de prevenção e não do ato. Quero agradecer o IJF. Nada seria possível em prevenção se não tivesse a participação ativa do IJF, que tem carências de profissionais, mas o prefeito prometeu que colocará uma equipe completa de psiquiatra, psicólogo, enfermeira e assistentes sociais para atender a demanda que já é grande. Estamos felizes com a interferência da primeira-dama, que tornou possível que pela primeira vez Fortaleza tenha um plano de prevenção. Não podíamos aceitar uma cidade que tem em sua área metropolitana 4 milhões de pessoas continuasse sem olhar para esse problema”, frisou.

Observou que o ano de 2019 foi muito feliz para o PRAVIDA, pois conseguiu sensibilizar o Hospital Albert Sabin. “Mas também precisamos do apoio das escolas, pois lá é onde se encontram o maior número de casos. Conseguimos sensibilizar outras pessoas devido suas tragédias pessoais, várias universidades que tem seus programas. O PRAVIDA é um programa que está na UFC, mas é de Fortaleza, do Ceará e do Brasil. Temos algumas metas para dar continuidade a salvar vidas. Quero agradecer as 400 pessoas que participaram ao longo desses 15 anos de forma voluntária do projeto. Meu abraço carinhoso a cada um que participa da luta pela vida. E finalizo agradecendo ao vereador por essa iniciativa e a Câmara Municipal pela acolhida”, finalizou.

PRAVIDA

O PRAVIDA é um programa de extensão pioneiro no Brasil da Faculdade de Medicina, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, criada em 2004, formada por acadêmicos de Medicina e Psicologia. Funciona, semanalmente, todas as quintas-feiras a tarde no ambulatório de Psiquiatria do HUWC-UFC, onde realizam-se reuniões entre os membros e, em seguida, a assistência terapêutica com o plantão de atendimentos. Atua no tripé ensino, extensão e pesquisa. Atua com equipe interdisciplinar.

O PRAVIDA é um projeto com fins preventivos e de apoio à população com histórico de tentativa de suicídio ou ideação suicida, objetivando restabelecer o bem-estar desses indivíduos e sua reintegração a um convívio social saudável. Realiza atendimento em diversas áreas: Ambulatório de Prevenção do Suicídio no Hospital Universitário da UFC; PRAVIDA nas Escolas. com estratégias de sensibilização de alunos e professores; PRAVIDA Itinerante, que leva treinamento e formação para equipes de saúde mental por todo o Estado; PRAVIDA Canindé, que realiza atendimentos para prevenção do suicídio na referida cidade, além dos projetos de pesquisa e ensino, como o Curso de Prevenção do Suicídio.

Fotos: André Lima