Câmara presta homenagem ao Dia Municipal do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

17/10/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quinta-feira (17), Sessão Solene em homenagem ao Dia Municipal do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, celebrado em 13 de Outubro. A solenidade foi proposta através dos requerimentos 13/2019 e 306/2019, de autoria dos vereadores Plácido Filho (PSDB) e Cláudia Gomes (PTC), respectivamente. A sessão foi presidida pelo vereador Plácido […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quinta-feira (17), Sessão Solene em homenagem ao Dia Municipal do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, celebrado em 13 de Outubro. A solenidade foi proposta através dos requerimentos 13/2019 e 306/2019, de autoria dos vereadores Plácido Filho (PSDB) e Cláudia Gomes (PTC), respectivamente. A sessão foi presidida pelo vereador Plácido Filho, no ato representando o presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT).

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades e personalidades: vereadora Cláudia Gomes (PTC); o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região (Crefito 6), Ricardo Lotif; o presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Ceará (SINFITO), Mário Amorim; a vice-presidente do CREFITO, Luziane Feijó; a coordenadora das regionais de saúde da Prefeitura de Fortaleza, Aline Gouveia, representando a secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel; o terceiro vice-presidente da Câmara, vereador Gardel Rolim (PDT) e a vereadora Ruthmar Xavier (PL).

Em sua saudação aos convidados, a vereadora Cláudia Gomes disse que foram escolhidos alguns colegas que representam muito bem a missão do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. “Nossa missão é resgatar a saúde das pessoas. Eu iniciei meu amor pela fisioterapia ainda criança, pois minha mãe é fisioterapeuta e via o amor dela em cuidar das pessoas. Isso me cativou. Essas profissões encantam, pois conseguimos devolver uma das coisas mais preciosas que é a saúde”, asseverou.

Cláudia disse que recebeu uma homenagem de um paciente que dizia assim: “vocês não devolvem a vida, mas a vontade de viver”. Destacou que este ano é comemorando 50 anos de oficialização das profissões. “Nesses dias tivemos um acontecimento muito triste que foi o desabamento do prédio Andrea. Temos heróis lá, bombeiros, guardas-civis, defesa civil salvando vidas, que não têm tempo a perder, mas os fisioterapeutas e terapeutas também estão lá auxiliando aqueles heróis”, ressaltou.

Ponderou que os profissionais precisam ser reconhecidos mais ainda e crescer. “Estou com projetos aqui aprovados e outros para serem aprovados, entre eles, o projeto-lei que institui 1º de Outubro dia Municipal do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. Lei que cria a semana de orientação postural nas instituições de ensino; a Lei 10.728, deste ano, que institui 30 de setembro, como dia do Diagnóstico e Prevenção de Doenças Reumáticas; a Lei que tornou obrigatória a identificação do número do conselho em cartazes, folders, para evitar falsos profissionais”, detalhou.

Citou, ainda, o projeto para implantar pilates nas praças de Fortaleza; o que obriga a contratação de fisioterapeutas para plantão noturno no IJF; o que inclui profissionais na rede pública e o que determina a realização de concurso para contratação de profissionais. “Na verdade o concurso foi realizado neste ano e foi prorrogado. Temos também o que implanta o pilates em todos nos CUCAS. E estamos lutando para a realização de outro concurso para o Hospital da Mulher. Quero dizer o quanto a fisioterapia e a terapia ocupacional podem fazer diferença na vida das pessoas. Muito obrigado!” pontuou. Em seguida foi apresentado um vídeo, do trabalho social realizado pelo mandato da vereadora Cláudia Gomes, na área

Falou em seguida o vereador Plácido Filho, que registrou seu reconhecimento as duas categorias. “As duas profissões trabalham na redescoberta de uma vida digna e com qualidade, profissões que há 50 anos foram regulamentadas no país. Elas proporcionam a integridade do cuidado e força do amor. São profissionais que agregam a solidariedade a empatia e o amor ao ser humano. São mestres porque ensinam aos pacientes a arte de persistir e enfrentar novos desafios. É uma arte milenar, pois existe desde quando se buscavam elementos da natureza para aliviar a dor. Elas nos ensinam a ter paciência diante dos obstáculos, a resgatar o amor-próprio e nos faz reconhecer que o corpo humano é algo espetacular, mas precisa cuidado”, enfatizou.

“Minha homenagem as entidades que trabalham pela valorização dessas importantes profissões que tratam com humanidade, que entendem o que seus papéis também fortalecem relações, transformam a dor em esperança, lágrimas em alegria, e a determinação de chegar o mais longe, ultrapassando barreiras, promovendo qualidade de vida. Vocês são responsáveis por empoderar os pacientes. Vocês merecem essa homenagem pela luta diária para transformar sua própria realidade, são caçadores de sonhos e promotores de sorrisos. Muito obrigado!”, finalizou.

Após outro video elaborado pelos mandatos dos vereadores Plácido Filho e Cláudia Gomes, homenageando as categoria, foram realizadas a entrega dos certificados em comemoração ao Dia Municipal do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. Foram homenageados: Gabriel Peixoto Leão Almeida; Aline de Melo Nogueira; Cláudia da Costa Rodrigues; Albino Luciano Pereira; Alice Mendonça da Costa Melo; Valeria Barroso de Albuquerque; Cândice Monteiro Mariano; Lucila Oliveira Paz Gondim; Cíntia Maria Torres Silva; Leonardo Rebouças Bezerra; Tereza Neuma Aguiar Freitas; Tereza Neuma Moreira Barreto, Daniela Gardano Bucharles MontAlverne; Francisco Osório Costa Júnior, Tarciana Benevides Rocha; Marilene Calderaro da Silva Munguba; Isadora Maria de Azevedo; Lucila Bonfim Costa Lima; Antônia Edda Araújo, que recebeu também a homenagem de um paciente (Noah que tem síndrome de Down); Ana Cléa Veras Camurça Vieira; Mary Helena Vasconcelos; Emanuela Regueira Lima Dantas; Lucirene Veras Carvalho; Maria Cira de Abreu Melo, que também recebeu a homenagem de uma paciente, Fernanda, sequelada por uma queimadura no membro direito, mas que tem hoje vida normal; Ana Flávia de Lavor Porto e Leda Maria da Costa Pinheiro Frota.

Em seu pronunciamento, o presidente do Crefito, Ricardo Lotif falou que os fisioterapeutas de Fortaleza estão engajados no trabalho de salvamento das vítimas do desastre do Edifício Andrea. “Fomos a primeira equipe ligada a conselhos a chegar lá, e estamos desde então atuando. A maior equipe é de bombeiros. Tivemos uma decisão de montar uma equipe lá e começamos atender lá dentro. Temos ainda sete pessoas a serem resgatadas e colegas envolvidos. É uma dor muito grande. Mas quero agradecer o apoio de todos. Nossa equipe nos surpreende. Temos 15 equipes para atender os 15 bombeiros, por turno, que se revezam nos salvamentos. Quero agradecer e que possamos nos voltar para nosso papel que é de auxiliar a quem precisa”, frisou. Falaram ainda as homenageadas: Maria Cira de Abreu Melo, que atua no Centro de Queimados do IJF; Teresa Neuma; Edda Araújo e Emanuela Lima.

Dia Municipal

O Dia Municipal do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município por meio da Lei 10847/18, oriunda do Projeto de Lei 446/2018 de autoria da Vereadora Cláudia Gomes. No Brasil, foi estabelecido o dia 13 de outubro como o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional e, como forma de valorizar esses profissionais que são indispensáveis na promoção, prevenção e recuperação da saúde da nossa população.

A Fisioterapia é definida como uma ciência aplicada a saúde que tem como estudo o movimento humano e suas diversas disfunções, tendo capacidade de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistema ou função. O Fisioterapeuta é capacitado para avaliar, reavaliar, diagnosticar disfunções cinético funcionais, prescrever tratamento fisioterapêutico, emitir prognostico e decidir pela alta. Esse profissional por atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde do paciente nas diversas áreas. O tratamento fisioterapêutico engloba diversas formas, como o uso da eletrotermofototerapia, realização da Equoterapia, Hidroterapia, bem como o uso de técnicas próprias como Reeducação Postural Global, Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, Osteopatia, dentre outras.

A Terapia Ocupacional É uma profissão da área da saúde que promove a prevenção, o tratamento e a reabilitação. Cuida de pessoas que necessitam de atenção com relação aos problemas físicos, sensoriais, mentais, emocionais e sociais, que limitam as atividades e a participação. O terapeuta ocupacional busca, portanto, tornar a vida das pessoas mais participativa e acessível, facilitando o desempenho e ampliando as capacidades. Por isso, nada mais justo que homenagear esses profissionais. Celebrar o dia 01 de outubro é mais do que homenagear o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, é reconhecer a importância e a qualidade desses profissionais, destacar o seu legado e honrar o seu respeito diante da sociedade.

Fotos: André Lima