Câmara outorga o Título de Cidadão de Fortaleza ao empresário Ângelo Jorge Oliva

09/12/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (9), Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário de Fortaleza ao Senhor Ângelo Jorge Oliva. A homenagem foi proposta através do projeto de decreto legislativo 0046/2019 de autoria do vereador Carlos Mesquita (PROS). A solenidade foi presidida pelo vereador Adail Júnior (PDT), vice-presidente da […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (9), Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário de Fortaleza ao Senhor Ângelo Jorge Oliva. A homenagem foi proposta através do projeto de decreto legislativo 0046/2019 de autoria do vereador Carlos Mesquita (PROS). A solenidade foi presidida pelo vereador Adail Júnior (PDT), vice-presidente da Câmara, no ato representando o presidente Antônio Henrique (PDT).

Mesa de honra foi composta pelo vereador Carlos Mesquita (PROS); Ferrúcio Feitosa, secretário Executivo da Secretaria Regional II, representando o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; subcomandante da Companhia dos Portos, Capitão de Fragata José Roberto Moura de Sousa e pelo presidente do Ceará Sporting Club, Robson de Castro.

Em sua saudação, o vereador Carlos Mesquita destacou estar com coração tomado de emoção por ter a honra de prestar uma justa homenagem. “Minha emoção é incomensurável. Fiquem certos que essa homenagem traduz o pensamento de todo povo de Fortaleza. Desde cedo o nosso homenageado se interessou pelo ramo empresarial. Sua primeira passagem por Fortaleza foi em 1979, quando despertou o amor pela cidade e conheceu uma jovem com o nome de Tatiana, hoje sua parceria e companheira. Ele atua no ramo alimentício, e tem como formação acadêmica contabilidade. Desde sempre palmilhou seu caminho superando todos os obstáculos. Honrado e compromissado com o povo de sua cidade. Feito para liderar, é espelho para o povo e exemplo para quem tem medo de empreender,” disse.

Disse que a vida colocou grandes desafios na vida do homenageado, que ele superou, pois sempre teve a certeza que Deus daria condições para ele superar. “Homem de caráter, honesto e persistente. Sempre se indignou contra as injustiças da vida. Com sua esposa teve três filhos, Alexandre, Rodrigo e Fernando. Como empresário recebeu muitas honrarias, mas não podemos deixar de citar seu projeto de inclusão social, sempre deixando boas histórias por onde passava. E impossível deixar apenas em palavras o que ele representa. É bom por sua natureza e por seus princípios. Onde passamos ouvimos que as pessoas só dão o que tem. E isso é verdade, pois Ângelo Oliva onde passa deixa a bondade. Aqui exercitamos todo nosso reconhecimento a esse cidadão. Dono de uma raríssima personalidade”, enfatizou.

O vereador destacou que outro componente do caráter de Ângelo Oliva é a simplicidade. “Essa é uma forma protocolar de dar oficialidade ao ato, mas ele já é cidadão de Fortaleza de coração. Nosso homenageado é exemplo de como podemos fazer o bem e de como podemos viver com honestidade. É um modelo que deve ser seguido pelos nossos jovens, quero que guarde no peito esse momento bonito feito com grande carinho”, concluiu.

Em seguida a palavra foi concedida ao secretário da Regional II, Ferrúcio Feitosa que destacou o trabalho extraordinário social que Ângelo Oliva fez no CETEN de Itaitinga e como empresário. Em seguida falou Robson de Castro que afirmou que o homenageado é uma pessoa diferente, pois é inquieto e as vezes briguento e muitas vezes solidário. “É uma pessoa diferenciada, toma as dores dos amigos, ajuda quem ele gosta, se dedica ao máximo. Consegue conviver feliz ao lado da sua família. Um amigo. Um faz tudo no Ceará, tem um coração muito grande e uma lealdade muito também”. Também falou a esposa do homenageado, “sei o quanto ele luta pelo bem-estar de quem está em sua volta,” ressaltou

Após receber o título de cidadão de Fortaleza. Ângelo Oliva, o homenageado ainda recebeu um presente do vereador que foi um boneco de um jogador vestido com o uniforme do Ferroviário. Ele então fez seus agradecimentos: “Eu particularmente achava que teriam poucos amigos aqui, devido outros eventos e a casa ficou cheia. Vejo aqui amigos de clubes adversários, são tantos amigos e a comunidade Mesquita. Foi uma grande surpresa. Agente não escolhe a cidade que nasceu mas Fortaleza é a cidade que vou ficar. Hoje aos 70 anos, o que eu puder fazer pelos meus irmãos fortalezenses do mais humilde ao mais graduado farei. Meu coração está com todos vocês. Muito humildemente, digo muito obrigado! A sabedoria pouca que tenho está com vocês. Que Deus proteja todos vocês!”, finalizou.

Ângelo Jorge Oliva

Nascido em São Paulo em 28 de outubro de 1949. É casado com a Senhora Tatiane, reconhecidamente como grande administrador e empresário, abrindo vários empreendimentos em Fortaleza, na área de inclusão social pelo esporte, inaugurou o CETEN – Centro de Treinamento e Esporte do Nordeste, onde o mesmo fez várias parcerias, com a Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Clube Corinthians Paulista, já atendendo mais de 5.000 jovens, passou a ser cartão de visita para todas as equipes da série A e B, foi aprovado pela FIFA como Campo de Treinamento do Campeonato Mundial de Futebol – Copa do Mundial de 2014.

Fotos: André Lima