Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira ao deputado Heitor Freire

11/02/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Câmara Municipal de Fortaleza, em sessão solene realizada nesta segunda-feira (11), concedeu a Medalha Boticário Ferreira, maior comenda da Casa, ao deputado Federal Heitor Freire (PSL). A homenagem foi proposta pelo vereador Marcelo Lemos (PSL), através do requerimento 5.671/2018, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Idalmir Feitosa (PR), primeiro-secretário […]

Câmara Municipal de Fortaleza, em sessão solene realizada nesta segunda-feira (11), concedeu a Medalha Boticário Ferreira, maior comenda da Casa, ao deputado Federal Heitor Freire (PSL). A homenagem foi proposta pelo vereador Marcelo Lemos (PSL), através do requerimento 5.671/2018, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Idalmir Feitosa (PR), primeiro-secretário da CMFor, representando no ato o presidente da Câmara, vereador Antônio Henrique (PDT).

A Mesa Solene foi composta pelas seguintes autoridades: Capitão de Mar e Guerra, Madson Cardoso Santana, da Companhia dos Portos do Ceará; Capitão de Fragata, Alexandre Pereira da Silva, comandante da Escola de Aprendizes de Marinheiros; Coronel Luís Benício, representando a 10ª Região Militar; Doutor Sulivan Mota, diretor do Iprede-Ceará; vereador Jorge Pinheiro e vereador Marcelo Lemos, propositor da comenda.

Em sua saudação, Marcelo Lemos disse que a vida de Heitor Freire daria um livro, mas sua vinda a Casa Legislativa para receber essa comenda, é por seu legado e atuação política que culminou com a criação do movimento Direita Livre. Ressaltou que hoje quando as pessoas escutam o hino nacional sentem orgulho, coisa que antes não sentia. “Você conseguiu fazer com que a gente voltasse a sentir esperança. Aquela minoria que hoje quer atrapalhar, um dia vai dar continência ao nosso Capitão. É com honra que entrego a você essa comenda, meu soldado de Bolsonaro. O que eu puder fazer junto com o vereador Jorge Pinheiro, farei para auxiliar nessa luta de transformação do nosso país. Por isso agradeço aos 42 colegas que assinaram esse requerimento de concessão dessa justa homenagem”.

Em suas palavras de agradecimento, após receber a Medalha Boticário Ferreira e o certificado da mesma, o deputado Heitor Freire agradeceu a homenagem e disse que mesmo sem fazer um discurso, por escrito, compartilharia com os presentes, algumas reminiscências de sua trajetória. “Alguns anos atrás tive um sonho que faria algo pelo nosso país. Eu aprendi o que é fé. É pisar no primeiro degrau, o resto Deus faz. Tentei ser vereador. Mas não consegui. Meu sonho de infância era ser militar, mas a vida me levou para longe. Gosto quando me chamam de soldado. Sou soldado para servir a pátria. A população me colocou no Congresso para uma missão. Hoje vejo dois tipos de políticos; o que tem a verba e o que tem o verbo. O que tem a verba está amarrado e nada pode fazer, mas os que tem o verbo pode representar os anseios da sociedade. Não afrouxarei, continuarei firme na defesa de vocês. Deus me deu essa missão, cumprirei até o último dia. Fazendo leis e revogando, pois temos muitas leis desnecessárias,” ressaltou.

Para ele, o Brasil passa por um novo momento e disse: “quando cheguei aos Estados Unidos, um amigo africano disse que na África, um leão todo os dias acorda pensando que deve correr mais rápido que uma gazela para ter alimento. E a Gazela pensa todo dia que tem que correr mais rápido que o Leão para sobreviver. Esteja onde estiver você é importante para o Brasil, ele precisa de você. Cada um pode dar sua parcela de colaboração para isso. A palavra Brasil vem do Celta, ‘bles’, que quer dizer abençoado. Essa Nação é abençoada e em breve será uma grande nação!”, concluiu. Finalizando a sessão, o vereador Idalmir Feitosa, fez uma pequena homenagem destacando o papel da mãe de Freire, que diante de uma situação muito difícil para sua família decidiu enviar o filho para longe, e dessa forma deu-lhe a oportunidade de chegar ao que é hoje. Ao deputado disse: “Deus te guarde na certeza dos teus propósitos e nos teus caminhos”.

Perfil

Deputado Federal Heitor Rodrigo Pereira Freire. Nasceu em Juazeiro do Norte. Filho de Dona Josy e seu José Cleóbolo. Seu avô foi para o Acre, na época dos Soldados da Borracha e após a Guerra voltou para o Ceará. Primeiro para Fortaleza e em seguida para Juazeiro, onde Heitor Freire nasceu e depois Iguatu onde cresceu. Num certo momento da vida, seu pai faleceu em um acidente automobilístico e mesmo diante de tanto sofrimento, sua mãe decidiu enviar o garoto de 13 anos para Brasília, morar com a tia. Lá, com seu primo Baltazar ia a Igreja, onde viu novas perspectivas de vida. E através de um intercâmbio foi para os Estados Unidos e mesmo diante de barreiras, como idioma e costumes diferentes ele venceu. Foram sete anos num universo totalmente diferente de sua terra natal.

Trabalhou no Bank of Boston. A vida profissional o afastou os temores da infância. Mas faltava alguém para compartilhar a vida com ele. Foi quando encontrou Danila. Em 2006 foi convidado para trabalhar na Inglaterra para ser gerente do Banco HBS. Lá ele estudou também. Em 2012 com a crise econômica mundial, Heitor sentiu que era a hora de voltar para o Brasil. Em 2013 participou dos movimentos de rua de protestos que abalaram o país naquela época. As reuniões politicas passaram a fazer parte de sua rotina. Ele foi um dos idealizadores do Movimento Direita Ceará. Que se espalhou pelo país, com o Movimento Brasil Livre, que culminou com o impeachment de Dilma Rousseff e depois foi as ruas pedindo a prisão de Lula.

Sob sua liderança o Movimento Ceará Livre promoveu várias palestras dentro do princípio judaico- cristão ocidental. Hoje com 37 anos de idade, foi coordenador da campanha presidencial de Jair Bolsonaro no Ceará, deputado eleito e presidente do PSL no Ceará.

É casado há 12 anos com Danila Freire; pai de Sarah (9), Sophia (6) e Enzo (5). Graduado em administração pela Universidade Estadual de Framingham (EUA); pós-graduado em Finanças pela escola de Finanças de Londres; mestrado em Administração e Controladoria pela Universidade de Wolverhampton (Inglaterra) e acadêmico de Direito da Universidade Estádio do Ceará.

Empresário em Fortaleza no segmento de iluminação, participou de grandes obras e no Estado, onde também promoveu projetos sociais acolhendo e iluminando comunidade e lares de famílias carentes. Reconhecido líder da direita cearense, atuante no Movimento Direita Ceará, onde defende o combate a corrupção, a ética, a moral e os bons costumes. Atuante voluntário e palestrante em temas que defendem a polícia, as forças armadas, em defesa da vida e contra o aborto, contra a ideologia de gênero, contra as drogas, defensor de uma escola sem partido, por um estado mínimo e pela família tradicional.