Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira ao coronel Vandesvaldo de Carvalho Moura

13/11/2019 - Anna Regadas

Em Sessão Solene realizada, na noite desta quarta-feira (13), no Plenário vereador Fausto Arruda, foi concedida a Medalha Boticário Ferreira ao coronel da Polícia Militar, Vandesvaldo de Carvalho Moura, atual Superintendente da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União. A homenagem foi proposta pelo vereador Emanuel Acrízio (PRP), através do requerimento 4663/2019, aprovado […]

Em Sessão Solene realizada, na noite desta quarta-feira (13), no Plenário vereador Fausto Arruda, foi concedida a Medalha Boticário Ferreira ao coronel da Polícia Militar, Vandesvaldo de Carvalho Moura, atual Superintendente da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União. A homenagem foi proposta pelo vereador Emanuel Acrízio (PRP), através do requerimento 4663/2019, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

A solenidade foi presidida pelo vereador Idalmir Feitosa (PL), no ato representando o presidente do Poder Legislativo, Antônio Henrique (PDT). A mesa de honra foi formada pelas seguintes autoridades e personalidades: o chefe da Casa Militar, coronel Fernando Albano, o ex comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gilson Liberato, o vereador Sargento Reginauro (sem partido), o deputado estadual Manoel Duca (PDT) e a diretora do Centro Educacional Evandro Ayres de Moura, Irinete Lira de Oliveira.

Em seu pronunciamento de saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Emanuel Acrízio (PRP) destacou a importância da concessão da Medalha como forma de reconhecimento aos 35 anos de carreira militar e por todo o trabalho de cunho social e comunitário desenvolvido em prol da população de Fortaleza. “Nada mais justo um homem público que teve seu trabalho reconhecido por onde passou, receber agora da Câmara Municipal a maior comenda desta Casa. É uma honra muito grande e ao coronel meus parabéns”, destacou.

O coronel Vandesvaldo ressaltou ser uma honra receber a medalha e fez um resgate da sua trajetória profissional e da sua carreira militar: “É um momento muito especial em minha vida e todos que estão aqui tem um significado muito especial. Quero agradecer a generosidade desta Casa por ter acolhido o nosso nome, saudar minha família aqui presente, os meus irmãos de maçonaria, aos policiais militares. Ingressei na PM através do curso para sargento e aos 19 anos já patrulhava algumas ruas da cidade. Depois ingressei na academia e como tenente adquiri responsabilidades maiores, sendo promovido a capitão. Fiz cursos de aperfeiçoamento em outros estados e assim fui assumindo novas missões, sempre servindo a minha cidade”, enfatizou.

Atuou também como secretário-executivo da Polícia Militar e por último assumiu o cargo de Superintendente da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU). “Fui convidado a ser secretário e ai fiquei responsável pela parte logística, operacional e financeira da corporação. Depois surgiu a SPU e eu não sabia o que era, mas mandei meu currículo e fui aprovado. Estou lá desde fevereiro de 2017 e meu compromisso com a cidade continuou. A SPU trabalha tanto a questão social, como o desenvolvimento econômico e a proteção do meio ambiente e um dos grandes feitos lá foi que recentemente concedemos 1200 títulos de propriedades a famílias que ocuparam terreno de forma irregular”, relatou o coronel.

Logo após a sua fala, o vereador Emanuel Acrízio concedeu a medalha Boticário Ferreira ao homenageado e o certificado da comenda. Quebrando o protocolo, os vereadores Sargento Reginauro e Idalmir Feitosa fizeram uso da palavra para parabenizar o homenageado e ressaltar a importância da comenda como reconhecimento aos serviços prestados.

“A Câmara se engrandece nesse momento de conceder a sua mais alta comenda ao coronel, que entende o que é o dia a dia da segurança pública. É uma alegria tê-lo aqui nessa homenagem e que Deus o abençoe nessa nova missão para que continue servindo a população”, afirmou Sargento Reginauro.

Perfil

Natural de Fortaleza (Ceará), o homenageado nasceu em 8 de julho de 1964. É bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pós-graduação em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina e em Polícia Comunitária pela Universidade Federal do Ceará.

Possui cursos de prevenção ao uso indevido de drogas, de primeiros socorros, de policiamento em estádios, de gestão pública, de prevenção de sequestros, de direitos humanos, gestão de projetos, operação de paz da ONU.

Além carreira militar, o homenageado atuou como vice-presidente do clube do Corpo de Bombeiros. Foi professor de Finanças Públicas do Curso Superior de Segurança da AESP e coordenou o projeto de prevenção ao uso de drogas na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Foi congratulado com diversas medalhas como reconhecimento ao seu trabalho. Dentre elas recebeu: Medalha José Moreira da Rocha, Medalha Senador Alencar, Medalha Desembargador Moreira e agora a Medalha Boticário Ferreira.

Fotos: André Lima