Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira ao Coronel Adriano Soares

12/09/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta quarta-feira (12), para a entrega de Medalha Boticário Ferreira a Adriano de Moura Soares, Coronel QOPM da Polícia Militar do Estado do Ceará. A homenagem foi proposta pelo vereador Dummar Ribeiro (PPS), através do requerimento 4028/2018, aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta quarta-feira (12), para a entrega de Medalha Boticário Ferreira a Adriano de Moura Soares, Coronel QOPM da Polícia Militar do Estado do Ceará. A homenagem foi proposta pelo vereador Dummar Ribeiro (PPS), através do requerimento 4028/2018, aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa.

A sessão foi presidida pelo vereador Dummar Ribeiro, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: André Costa, secretário de Segurança Pública e Defesa Social, representando o governador Camilo Santana; Deputado Federal, Cabo Sabino; Cel Viana, Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará; Deputado Estadual Walter Cavalcante; Ricardo Valente, do Conselho de Defesa do Policial da SSPDS.

Em sua saudação ao homenageado e presentes, o vereador Dummar Ribeiro disse que a Medalha Boticário Ferreira é a mais alta comenda da casa, que homenageia as pessoas com relevantes serviços à população. “Tenho procurado homenagear pessoas da área de segurança pública, porque faço parte dela. Sei que têm pessoas atuantes e exemplares, que prestam relevantes serviços e muitas vezes não são reconhecidas e pouco lembradas”, afirmou.

Disse que escolheu o Cel. Adriano porque reconhece seu trabalho nesses longos 34 anos de serviço. “Ele preenche todos esses requisitos. Se destaca pelo que conhece de segurança, por sua atuação na rua, pelo conhecimento, por desempenhar o seu serviço com compromisso, qualidade, responsabilidade de forma determinada e corajosa”, destacou o parlamentar.

Dummar ressaltou que todos sabem que trabalhar em policiamento é complicado, porque nas abordagens de rua sempre tem alguém querendo filmar as ações, não para elogiar, mas para criticar ou denunciar. “Não posso deixar de destacar o excelente trabalho da Polícia Militar nos últimos anos, através dos resultados amplamente conhecidos, devido a diversos fatores, mas também aos grandes comandantes que estão à frente dessa gloriosa instituição, dentre eles se destaca o Coronel Adriano, que busca as melhores alternativas para seus comandados”.

Frisou que mesmo em uma situação desfavorável aos profissionais, pela falta de clareza nas leis e de apoio da corregedoria, o Cel Adriano nunca abandona seus comandados. “Se não mudar a legislação, essa área poderá ser esvaziada, devido as leis serem ultrapassadas. Aqui quero colocar minha posição contrária as audiências de custódia que beneficiam o criminoso, que solto volta a delinquir”, pontuou.

O vereador disse que observou que duas palavras – o egoismo e a vaidade – foram riscadas do dicionário do homenageado. “Ele não usa agenda como os anteriores e recebe a todos, do menor ao maior graduado, independente do horário. Nunca mediu esforços para atender a demanda da tropa, dando total apoio, tendo empatia por seus semelhantes, tratando todos com igualdade, fraternidade e espírito humanitário. É solidário, dá conselhos, escuta, se emociona com a tropase seu exemplo de humildade é admirado por todos”, detallhou.

Disse que três frases retratam bem a personalidade do homenageado: ‘o bem sempre vence o mal e sempre vencerá’; ‘não faça como os outros o que não gostaria que fizessem a você’ e  ‘Aquele que anda no caminho da justiça estará sempre na justiça do senhor’. “Lhe parabenizo. Que Deus continue iluminado e guiando o senhor e cada agente da Polícia, muito obrigado!”, concluiu.

Em seguida, foi feita a entrega da Medalha Boticário Ferreira e o certificado da homenagem ao Coronel Adriano, ao lado de sua família. Em sua fala de agradecimento ele leu o texto biblico, Coríntios, capítulo 13, versículo 1 em diante: “ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria”.

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor”.

Disse que a carreira do policial é estressante, mas reconhece em cada um o talento. “Quando me converti a Cristo, meu talento virou dom. Quando fui convidado para assentar aquela cadeira pelo comandante, recebi como mister – ame a tropa. Amar a tropa é o maior combustível para que ela vá combater a violência. Deus diz, que é dele a vingança. Por isso peço que repitam comigo: em mim permanece a fé a esperança e o amor, porém o maior destes é o amor”.

Ele destacou o papel de sua esposa, “irma Leila”, como mulher de oração, que com outras companheiras oram pela Polícia. “Nesses dois anos que estou ao lado desse secretário e do meu comandante, o coronel Viana, muito tenho aprendido. Para mim o Coronel Viana é um ungido, que na Bíblia quer dizer intocável. Mesmo sem concordar, as vezes, com certos posicionamentos eu tenho que respeitá-lo, por esse mandamento. Agradeço a essa Casa, aos vereadores, e em especial ao vereador Dummar, por ter capturado esse dom de Deus, não a pessoa do Adriano”, revelou.

O coronel observou que a vitória contra o crime está no Cristo. “Somos verdadeiros heróis e heroínas, o crime não compensa. Peço a todos os senhores, que combatam mesmo com o risco de própria vida. Eu que estou chegando aos 35 anos de carreira, continuarei na reserva orando pelos senhores, mas o tempo que ainda resta, vou continuar combatendo, mesmo com o risco de vida. E meu filho que está crescendo, quando for a minha tumba vai dizer que eu fiz o que melhor sabia fazer, que era defender a sociedade. Por fim digo, que essa medalha não é solitária, mas é solidária”, concluiu.

A policial tenente Júlia, que participou do The Voice Brasil, cantou a música “Amigo” de Roberto Carlos, homenageando o Coronel Viana, a pedido do Cel Adriano.

Perfil

Coronel Adriano Moura Soares, atualmente desempenha a função de comandante adjunto da Polícia Militar. Homem de rua, como ele mesmo se intitula, é reconhecido por seu zelo ao cumprimento de suas funções, porque é sabedor da importante abnegada jornada trilhada ao longo da vida que o fez chegar a tão improntante posto da Polícia Militar.

É natural de Fortaleza, pertence aos quadros de oficiais da PM. É bacharel em Segurança Pública, especialista em Gestão Estratégica de Politica de Segurança Pública pela Universidade Estadual do Ceará, e além desses cursos profissionais tem diversos cursos de capacitação.

O coronel foi agraciado com  diversas medalhas, como a Barreta de Comando da PM, Barreta Disciplinar; Medalha Senador Alencar, Mérito Policial Militar ou mérito Bombeiro Militar; Medalha Capacete Bombeiro Militar, Medalha José Martiniano de Alencar; Medalha Desembargador Moreira (BM),  Medalha Tempo de Serviço – 30 anos machadinha simbólica.

Com um jeito que lhe é peculiar, anda sempre de farda de combate e preparado para ação e pelo que se vê, pouco fica no gabinete e está sempre de prontidão a qualquer hora do dia ou da noite apoiando os guerreiros e guerreiras, como ele mesmo chama os policiais, nas diversas ações de policiamento preventivo e ostensivo, em áreas da cidade de Fortaleza, bem como em todo Estado. Sua atuação vem merecendo destaque porque não é oficial de gabinete e sim de ação, o que está lhe rendendo elogios e regojizos por parte da população e da tropa.

Com 31 anos como policial militar, o Cel Adriano Soares acumula experiências, diversos cursos, medalhas e condecorações, conquistando à base de muita luta e abnegação por seu desígnio em estar se formando, reciclando para propagar no seio da tropa e assim fortalecer esse abraço primordial de proteção da sociedade cearense – A Polícia Militar do Estado do Ceará. É também negociador oficial do Governo do Ceará nos momentos de gerenciamento de crises.

Em 18 de dezembro de 1987 foi declarado aspirante; foi promovido ao posto de 2º Tenente em 30/06/1989; promovido ao posto de 1º tenente em 24/05/1991; Capitão em 15/12/1995; Major em 24/05/2002/ Tenente-coronel 24/12/2007 e Coronel 24/12/2015.