Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira ao Apóstolo Luiz Henrique Castelo Lima

09/06/2017 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza mudou de endereço na noite desta quinta-feira (08) para comemorar a vida. O templo da Igreja do Senhor Jesus, na Avenida Washington Soares, foi o cenário.  Milhares de pessoas presenciaram a homenagem prestada pelo Poder Legislativo da Capital cearense a um dos líderes religiosos mais destacados da atualidade na cidade […]

Foto: André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza mudou de endereço na noite desta quinta-feira (08) para comemorar a vida. O templo da Igreja do Senhor Jesus, na Avenida Washington Soares, foi o cenário.  Milhares de pessoas presenciaram a homenagem prestada pelo Poder Legislativo da Capital cearense a um dos líderes religiosos mais destacados da atualidade na cidade – o apostolo Luiz Henrique Castelo Lima. Ele foi condecorado com a Medalha Boticário Ferreira, a maior comenda da Câmara de Fortaleza, em noite onde a fé e a emoção se misturaram a um sentimento de gratidão e reconhecimento pelo grande trabalho espiritual e social realizado pelo homenageado e a instituição religiosa a qual pertence.

A homenagem foi proposta pelo então vereador Paulo Gomes (PEN), hoje ocupante do cargo de Secretário Regional do Centro, da Prefeitura de Fortaleza, através do requerimento 2196/2016, subscrito pelo vereador Carlos Mesquita (PMDB) e aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi realizada por iniciativa do vereador Salmito Filho (PDT), presidente da CMFor, que dirigiu a Sessão Solene. A Mesa dos trabalhos foi composta pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; Coronel Túlio Studart, chefe da Casa Militar do Estado, representando o Governador Camilo Santana; o deputado federal Jaziel Pereira; a deputada estadual Silvana Oliveira; Paulo Gomes, secretário executivo da Regional Centro e autor da homenagem; e o vereador Carlos Mesquita.

Em sua saudação aos presentes, o presidente Salmito Filho, disse que falaria de improviso, “decidi falar mais com o coração nessa noite.  A Medalha Boticário Ferreira é a mais importante da nossa Capital. Ele foi um grande líder político que marcou Fortaleza, pois a governou com olhar no futuro, planejando seu crescimento, como hoje faz o prefeito Roberto Cláudio. Temos muitas homenagens na Câmara, mas essa é a mais importante,” esclareceu.

Salmito disse que como sociólogo pensou nos conceitos de “povo” e de “massa”. Ele lembrou que Jesus, em sua entrada triunfal em Jerusalém, foi acolhido como rei pela população, e semanas depois, aquela mesma população o entregou para ser preso e crucificado. “Aquelas pessoas não tiveram atitude de povo, que é organizado e ciente do que quer, mas sim de “massa”, que é solta e levada por interesses escusos. Trago isso aqui nessa noite para dizer que o Apóstolo Luiz Henrique lidera um Povo de Deus e não uma ‘Massa’”, argumentou.

“Nessa perspectiva quero saudar o homenageado, que na sua experiencia pessoal, teve sua vida  transformada pela fé em nosso Senhor Jesus Cristo. E essa mesma fé, essa mesma transformação e milagre ele direcionou para esse trabalho de evangelização. Passou a educar corações e mentes. Meu caro Apóstolo, esse trabalho que o senhor faz com essa comunidade, com seus irmãos na fé espiritual, é com certeza a preparação do povo de Deus.  Câmara Municipal de Fortaleza reconhece seu trabalho, o seu papel e a sua instituição aqui na cidade de Fortalezam” disse o presidente.

Ele pontuou que inspirado no trabalho do Apóstolo Luiz Henrique quer convidar o líder religioso e o prefeito para juntos pensarem numa política pública para a população de rua. “O Poder Público deve chegar junto, como fazem os pastores, evangélicos, católicos, de forma voluntária para resgatar os vínculos. Se pudermos contar com sua liderança e apoio junto com a prefeitura poderemos criar uma ação mais efetiva para essa população”, concluiu.

O Prefeito Roberto Cláudio disse que na especialíssima circunstancia resolveu pedir a quebra do protocolo para falar sobre o homenageado. “É muito bonito ver histórias de superação diante da situação atual de tamanha gravidade. Eu mesmo tenho parentes com problemas com drogas. O valor maior não está na história da superação do Apóstolo, mas no trabalho de grande envergadura que ele faz ao servir o próximo, de se entregar para que o próximo também supere suas dificuldades. Todos nós enfrentamos obstáculos, e muitos pelo sofrimento pegam atalhos e não conseguem voltar sozinhos. Em nome da cidade, eu agradeço ao Apóstolo pelo seu trabalho de recuperação das pessoas. Agradeço a Deus de termos na cidade uma pessoa que trabalha para salvar vidas. Que Deus abençoe ao senhor, sua família e a essa igreja, que ela se multiplique e dê frutos”, pontuou.

Em seguida, foi realizada a entrega da medalha, com a participação da esposa do apóstolo, bispa Vanessa e seus filhos e convidados. Em sua saudação aos presentes, o Apóstolo Luiz Henrique leu o primeiro livro de Samuel, capitulo II, versículo 1, em diante. Ele fez uma louvação e retratou a história de Ana, que por ser estéril, era humilhada por outra mulher de seu marido, Benina, pois naquela época em Israel, a mulher estéril era tida como amaldiçoada. Ela não aceitou a provocação, não brigou, mas pediu a Deus que lhe concedesse a graça de ter um filho, no que foi atendida. Ela não aceitou a competição. E nós também não devemos aceitar. Eu não quero competir, nem mostrar que sou melhor que ninguém, só quero ser feliz,”detalhou.

O Apóstolo Luiz Henrique disse que as muitas palavras não poderiam descrever o tamanho da felicidade. “Muitas pessoas estão fazendo como Ana, que se comprometeu com o Reino de Deus. E Deus a tirou do cativeiro, fez a roda girar e assim Deus está fazendo com muitas pessoas na Terra. Deus está abatendo os soberbos e levantando os humildes. Para que os humildes possam glorificar o nome dele, do Senhor Jesus.”

Para o Apóstolo, a Medalha aumenta a responsabilidade. ‘É maravilhoso termos responsabilidades. Quem tem coragem não tem medo de responsabilidade. Quem tem o espirito santo não tem medo de responsabilidade. Quanto ao trabalho realizado pela Igreja, o apostolo Luiz Henrique destacou que existe há mais de dez anos. “São pessoas saindo do tráfico, das drogas, curados e depressão, são tumores e caroços que desaparecem, paralíticos que se levantam, cegos que enxergam, surdos que escutam e mudos que falam, mas o maior milagre é a transformação do caráter” destaca.

Segundo ele, homens que estavam na prostituição, largando seu lar, largando a família, são convencidos pelo Espirito Santo e voltam para suas esposas, ao seu lar.  Jesus tem operado maravilhas em nosso meio. E ele vai continuar operando porque eu dou a ele toda a honra, todo o crédito. Temos aqui médicos que com sete especialidades, temos um instituto Projeto Nobre, temos odontologia e milhares de cestas básicas. São várias pessoas atendidas com alimento físico, espiritual, roupas, com carinho, com abraço, saúde. Então, Deus é maravilhoso! ”

BIOGRAFIA APÓSTOLO LUIZ HENRIQUE CASTELO LIMA

Luiz Henrique Castelo Lima, filho de José Jeová Ricarte Lima e Núbia Gomes Castelo Lima nasceu em 12 de maio de 1973 em Fortaleza Ceará. Filho amado de seus pais, cresceu cercado de carinho e todo cuidado. Cursou, seus estudos nas melhores instituições de ensino da capital. Os seus professores e familiares logo notaram seu potencial para o esporte. Suas habilidades foram sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas até a vida adulta quando se profissionalizou para o Ensino de Artes Marciais.

Mas o curso de sua vida foi alterado quando Luiz Henrique começou a trilhar o triste e doloroso caminho da dependência química. As drogas o afastaram de sua família, tomaram seus sonhos e o levaram a anos de dor e tentativas frustradas de recuperação.

Os recursos financeiros não foram suficientes. As terapias, e diversos processos de recuperação não conseguiam trazê-lo de volta à lucidez. Todo o amor de seus pais e de toda a família não tiveram em si, a força necessária para resgatar Luiz que já estava vivendo completamente controlado pelo vício, caminhando pelo mundo mais obscuro das drogas.

Qual mãe poderia imaginar, que seu filho amado, que ganhou um nome que se assemelha a Luz estaria agora andando nas mais densas trevas? Ficar perto do filho significava agora correr riscos, por isso seus pais se mudaram para Brasília e entregaram nas mãos de Deus a vida do único filho homem, no meio de duas irmãs.

A difícil caminhada sem a família levou Luiz Henrique a mendigar nas portas de restaurantes, completamente desestruturado, tido como louco. Jorge Augusto Cury foi um dos grandes psiquiatras do Brasil a analisarem esse caso e foi incisivo ao diagnosticar Luiz Henrique Castelo como psicótico maníaco depressivo e sua personalidade era completamente tomada pelo transtorno obsessivo compulsivo. Inclusive Jorge Augusto Cury observando o histórico do paciente com passagens em diversas clínicas, e depois de várias terapias, relatou que só havia uma cura para o caso dele, um milagre de Jesus.

E eis que em 5 de março de 2003 era chegada a hora do milagre acontecer! Depois de uma noite de muitas drogas e prostituição, Luiz Henrique foi em busca de ajuda na casa da avó, que já tinha até segurança na porta para impedir sua entrada, pelo perigo que ele representava à família. Mas ele conseguiu driblar os seguranças, entrou, pediu ajuda a avó e recebeu um prato de comida e roupas para vestir já que ele havia perdido tudo e estava há dias vestindo apenas um calção rasgado. Mas não era só isso que ele queria. O neto pediu a avó para chamar um homem de Deus para orar por ele! Era chegado o momento de se render ao poder de Deus! E assim foi feito.

Após oração do pastor António Humberto o viciado, o maníaco depressivo, o bipolar começou a sentir no corpo e espírito algo novo…uma força, uma renovação e uma sede pela palavra de Deus. Após tantas tentativas fracassadas de recuperação, bastou um homem consagrado, uma oração com poder do Espírito Santo e a vida de Luiz Henrique  Castelo Lima foi completamente transformada de forma sobrenatural exatamente porque a ciência não explica, por exemplo, como um dependente abandona o vício sem passar pela crise de abstinência, mas de repente, as mãos trémulas pararam de tremer, a alteração nos picos de humor passaram a dar lugar a um homem centrado, com controle sobre as emoções e cheio de alegria!

Visivelmente Deus achou pouco fazer dele um milagre e o transformou em um agente de milagres!!!

O irmão Luiz Henrique passou a viver sob a luz de Cristo, completamente liberto, curado, transformado e cheio de gratidão no coração… Não demorou para receber a unção de pastor e em seguida a de apóstolo, enviado de Deus para pregar às nações e levar o avivamento espiritual aos 4 cantos do mundo.

A ele Deus confiou uma obra que cresce a cada dia. Um sonho que nasceu há 9 anos com 5 pessoas em uma garagem no Porto das dunas. Hoje, a Igreja do Senhor Jesus, com sede em Fortaleza, é conhecida com um lugar de cura e de milagres, onde a Palavra de Deus é pregada e ensinada a crianças, jovens e adultos. A congregação já reúne mais de 10 mil membros, e Sua Estrutura administrativa atual conta com o “Call Center Artilharia do Amor” que apascenta vidas e vários setores e ministérios que dividem e organizam os trabalhos com o como o ministério infantil, evangelismo de rua, almoço solidário, escola bíblica, louvor, consolidação dos novos convertidos e muito mais. Tudo para organizar o trabalho do pastoreio, rumo à excelência do serviço para Deus.

Pensando na ampliação da divulgação do evangelho, surgiu a rádio Jesus FM 105,1. Para levar pelas ondas do rádio a alegria, o amor e a paz de Jesus para toda Fortaleza, região metropolitana, municípios vizinhos alcançados pela rádio que também está na internet chegando aos mais distantes lugares do planeta. Uma emissora que há 5 anos está no ar e vem ganhando espaço entre o mercado radiofónico pela credibilidade da programação 100% voltada ao evangelismo de forma alegre, intensa e com muita qualidade artística.

Dessa forma organizada, unida, e muito focada na excelência, a Igreja cresceu em ritmo acelerado nos últimos anos e está agora construindo um Mega Templo para comportar 25.000 pessoas. A conclusão desta grande construção está prevista para o fim deste ano.

Uma obra que cresce na dependência do Senhor reconhece também a importância do zelo pelas vidas. E foi com o intuito de dar assistência às famílias carentes que o apóstolo Luiz Henrique idealizou e fundou o Instituto Projeto Nobre que vem mudando a vida de muita gente!

Sensível ao direito básico do ser humano, a alimentação, O IPN distribui todo mês cestas básicas completas para mais de 600 famílias, com acompanhamento pessoal, além de direcionar cada cidadão à uma oportunidade de emprego, gerando a expectativa de que esse cidadão que hoje está passando por dificuldades financeiras, sem emprego, pode se tomar um doador para o projeto no futuro próximo, após conseguir um trabalho.

E se o problema da família é com a saúde básica, o Instituto Projeto Nobre com a cooperação de voluntários abriu seu próprio consultório que hoje atende à população gratuitamente em 7 áreas médicas, como clinica geral, cardiologia, ginecologista e psiquiatria.

Se há o sofrimento de dependentes químicos na família, existem parcerias com casas de recuperação que acolhem esses dependentes que, assim como o Apóstolo Luiz Henrique, também recebem uma nova chance para mudar de vida!

E não pára por aí. Além de doação de roupas, da realização de almoços solidários nas comunidades e de abrir inscrições para aulas de música para crianças e jovens, O instituto disponibiliza ainda uma frota de ônibus para trazer os beneficiados para ouvirem a Palavra de DEUS na Igreja do Senhor Jesus. O Instituto Projeto Nobre foi idealizado por: Apóstolo Luiz Henrique e Bispa Vanessa, Pastores Presidentes da Igreja do Senhor Jesus e é coordenado por bispo Luiz Martins.