Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira a Roberto Rios

16/10/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (16) Sessão Solene para a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao senhor Roberto Rios Nogueira. A homenagem foi proposta pelo vereador Edmar Freitas (PRP), através do requerimento 4153/2018, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão foi presidida pelo próprio autor do requerimento, no ato representando […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (16) Sessão Solene para a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao senhor Roberto Rios Nogueira. A homenagem foi proposta pelo vereador Edmar Freitas (PRP), através do requerimento 4153/2018, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão foi presidida pelo próprio autor do requerimento, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa foi composta pelo empresário Nizabro Fujita e por Maria Neusa Praciano Coelho, representando os funcionários da Secretaria Regional VI,

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Edmar Freitas disse que a noite foi escolhida para homenagear “um cidadão que há mais de 30 anos luta em prol dessa amada cidade de Fortaleza, ora a frente da trincheira, ora na retaguarda, mas não deixando nenhum minuto de lado a sua tarefa como cidadão engajado. Falo de Roberto Rios Nogueira, que nasceu no vizinho estado do Rio Grande do Norte, tendo como herança a nação potiguara”, afirmou o vereador.

Edmar disse que Roberto seguiu os passos dos seus antepassados que vieram para o Ceará e criaram a Aldeia de Paupina, hoje Messejana. “Meu encontro com ele foi em 1988, no BEC de Messejana. Ele tratava da regularização de sua conta eleitoral, o mesmo que fui fazer, pois também era candidato a vereador. Nossos destinos se entrelaçaram desde então, seja no serviço público, seja nas disputas eleitorais. Nesses anos, foram muitos os cargos exercidos por ele, mas o mais desafiador foi o de gerente do meio ambiente (1997-2000), pois esse modelo de administração ainda engatinhava e exigia muito de quem ocupava o cargo”, ressaltou.

“Outro desafio foi ser vereador de Fortaleza, por dois anos consecutivos. Depois secretário-executivo da Regional III e hoje secretário-executivo da Regional VI, juntamente com a Darlene Braga, titular daquela pasta. Como pessoa e como profissional, ele é paciente, compreensivo e determinado. Sua característica mais marcante é que pouco diz não e quando diz soa como se fosse um sim. Sinto-me honrado em homenageá-lo com a medalha Boticário Ferreira. Uma pessoa que habita a mesma comunidade que eu e luta por ela. Roberto Rios, o cidadão, o pai, o político, o administrador, sinta-se homenageado por esse humilde vereador, por essa Casa e por todo o povo de Fortaleza’, concluiu.

Após receber o Título de Cidadão das mãos do vereador Edmar Freitas, Roberto Rios disse que ficou surpreso ao saber que seria homenageado. “Militamos na mesma área, Messejana, e mesmo assim decidiu fazer essa homenagem. Não vou esquecer o que você fez por mim, e também o que você faz por Messejana. Por 30 anos trabalhamos juntos, como amigos e você sempre se portou com tal”, enfatizou.

“Farei uma breve narrativa. Quando cheguei aqui em 1969, eu vinha de Natal para morar aqui. Fiz o curso do 2º grau, me formei como engenheiro agrônomo e fui morar em Iguatu. Eu sempre me preocupo com a política de resultados. Ao chegar naquela cidade, como menos de um ano, conseguimos tirar Iguatu do terceiro lugar na produção de arroz, para primeiro. Vim para Fortaleza como presidente da associação dos servidores da Ematerce, fiquei por 5 anos. Conseguimos o piso salarial dos técnicos rurais. Depois fiquei a frente do MOVA-SE e associação dos engenheiros agrônomos”.

“Depois através de uma iniciativa nossa fomos capa das principais revistas do país: Época, Isto é, Exame e Veja como primeiro condomínio escola do país. Era uma opção, ganhei das mãos do conselheiro Cláudio Regis Quixadá, do Conselho Estadual de Educação, a medalha de honra ao mérito. Teria muitas outras ações que participamos de corpo e alma. Creio que Edmar tirou essa ideia de me homenagear por essas lutas. Aprendi com o prefeito Roberto Cláudio, a atender bem. As vezes um não bem dado, é muito melhor que uma promessa vazia. Quero agradecer ao Roberto Cláudio por ter me convidado a ficar quatro anos na Regional III e mais quatro agora na VI. Essa oportunidade que ele me deu e chegar aqui com uma comenda desse nível só tenho a agradecer”, finalizou.