Câmara realiza Sessão Solene para a outorga da Medalha Boticário Ferreira à médica Mayra Pinheiro

07/08/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta terça-feira (7), Sessão Solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira a médica Mayra Isabel Correia Pinheiro. A homenagem foi proposta pelo vereador Márcio Martins (PR), através do requerimento 0449/2018, subscrito pelo vereador Jorge Pinheiro  (PSDC), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta terça-feira (7), Sessão Solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira a médica Mayra Isabel Correia Pinheiro. A homenagem foi proposta pelo vereador Márcio Martins (PR), através do requerimento 0449/2018, subscrito pelo vereador Jorge Pinheiro  (PSDC), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Placido Filho (PSDB), no ato, representando o vereador Salmito Filho (PDT), presidente da CMFor.

A Mesa Solene contou com as seguintes autoridades: General Guilherme Theophilo; deputado estadual Capitão Wagner; Stefanny Rodrigues, presidente da Anjos de Proteção Animal; o empresário Luís Eduardo Girão; Rodrigo Marinho; Carmelo Filho e o vereador Márcio Martins.

Em suas palavras de saudação a homenageada e aos presentes, o vereador Márcio Martins afirmou que pela importância da comenda Boticário Ferreira, os vereadores devem ter muito discernimento na escolha do homenageado. “Um dos critérios foi que essa medalha não tivesse só minha vontade, mas a de muitos que querem alguém que possa representá-lo, nas mais diversas lutas. Só por sua profissão que exerce, de forma abnegada, Mayra já mereceria a homenagem. Mas a frente do Sindicato dos Médicos deixou um legado. Mas o maior que a senhora deixou, é que os médicos passaram a ter voz. Eles são profissionais. formadores de opinião. que muitas vezes padecem pela falta de estrutura das unidades que trabalham” comentou.

“Quem aqui não vai lembrar de alguns termos que fiz questão de anotar, como o ‘corredômetro’ o ‘devedômetro’, ‘o canal do médico’ e campanhas que fazem muito bem para a saúde da população. Fico muito honrado ter presenciado nos últimos dias a sua luta pelos empreendedores de Fortaleza, e muitos outros movimentos. Tenho certeza que essa é uma pequena participação do muito que a senhora poderá fazer pela sociedade. Muito obrigado!” concluiu.

Após receber a medalha e o diploma da comenda, Mayra fez seus agradecimentos. “Fazemos todos esse trabalho por que essa é a nossa causa. Essa comenda serve como estímulo para que agente continue a caminhada, Compartilho com todos os profissionais essa homenagem. É muita emoção estar aqui hoje recebendo esse reconhecimento, mas ele é parte de cada um de vocês que me fizeram médica, professora. Dedico essa homenagem a uma mulher símbolo do país – Maria da Penha, que como muitas mulheres sofreu violência doméstica, mas transformou a dor em luta. Dedico a todas as marias invisíveis, a todos os pacientes que se encontram nos corredores, crianças e mães que não conseguem atendimento de qualidade. Não precisamos aceitar que a vida seja banalizada. Muito obrigado a cada um de vocês que tiraram um tempo para estar aqui comigo nesse momento. Que a nossa luta seja antes de tudo, serviço ao próximo,” concluiu.

Perfil

Nome Mayra Isabel Correia Pinheiro, nasceu em 21 de novembro de 1966, em Fortaleza. Tem formação acadêmica em Medicina (1985-1991), com Doutorado em Doutoramento em Bioética (2016) pela Universidade do Porto, Portugal. Mestrado em Ciências, com Área de Concentração, pela Universidade de São Paulo, USP. Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Medicina do Trabalho, pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro; Especialização – Residência médica

pela Universidade Federal do Ceará, UFC , Fortaleza, Brasil.

Fez o ensino médio no Colégio Cearense do Sagrado Coração, Marista (1982-1984) e o Fundamental de 1974 a 1981, também na mesma unidade educacional. Iniciou sua vida profissional como médica plantonista em 2001 no Hospital Distrital Gonzaga Mota, na Barra do Ceará, também atuou no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA). Foi médica perita do INSS. Professora da Faculdade de Medicina Christus – FMC e da Universidade Federal do Ceará e foi presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, tendo inúmeros trabalhos publicados no meio acadêmico.