Câmara Municipal recebe Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

18/09/2019 - Ana Clara Cabral

Durante o tempo do Grande Expediente, na manhã desta quarta-feira, 18, o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren) fez uso da Tribuna Livre, assegurado pelos artigos 112, 113 e 114 do Regimento Interno da Casa. A oradora representante foi Ana Paula Brandão, presidente do Conselho, que ressaltou a Campanha Nursing Now. A Campanha é […]

A Campanha é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), criada para maximizar a contribuição da Enfermagem no enfrentamento dos desafios da saúde. De acordo com a presidente do Coren, no Brasil, a Enfermagem corresponde a 60% da força de trabalho em saúde.

O lançamento da Nursing Now Brasil decorre de convênio entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Centro Colaborador da OPAS/OMS em pesquisa da Enfermagem da USP – Ribeirão Preto e o The Burdett Trust for Nursing, responsável global pela Campanha. O objetivo é valorizar a contribuição dos profissionais de enfermagem na garantia e ampliação do acesso à saúde da população.

Visando o objetivo, foram mencionadas as metas principais: investir no fortalecimento da educação presencial e desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança; investir na melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem; e disseminar práticas efetivas e inovadoras da enfermagem com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional.

“O compromisso social para o atingimento dessas metas envolve a integração entre atores distintos, especialmente profissionais de enfermagem, organizações empregadoras, governo e comunidade”, afirmou Ana Paula Brandão. Ela aproveitou para destacar práticas inovadoras na enfermagem, como profissionais capacitados para inserção do DIU no Ceará; profissionais de enfermagem que abrem clínicas e consultórios em todo Brasil; e práticas integrativas complementares, como Reiki, biodança e arte terapia.

Após agradecer o espaço cedido pela Câmara Municipal, a presidente do Coren, além dos demais integrantes do Conselho Regional, recebeu o apoio dos vereadores. O presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT) parabenizou os convidados pelo trabalho relevante que exercem na sociedade, destacou a coragem no enfrentamento das dificuldades e garantiu o compromisso da Câmara na valorização da categoria.

A vereadora Ruthmar Xavier (PR) aproveitou a oportunidade para dizer que as campanhas de valorização da categoria sempre são ótimas, mas não deveriam ser mais necessárias. “O reconhecimento já deveria acontecer há muito tempo. Todos nós um dia precisaremos de um profissional de qualidade como vocês”, concluiu.

Fotos: Érika Fonseca