Câmara Municipal recebe Comissão Cearense do Folclore na Tribuna Livre

21/08/2019 - Ana Clara Cabral

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 21, a Câmara Municipal de Fortaleza promoveu a Tribuna Livre, espaço cedido pelo Legislativo aos cidadãos e entidades que desejam se pronunciar oficialmente acerca de um tema de interesse da comunidade. Através do presidente Antônio Henrique (PDT), a Casa acolheu Lourdes Macena, presidente da Comissão Cearense de Folclore, em […]

22.08.2019

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 21, a Câmara Municipal de Fortaleza promoveu a Tribuna Livre, espaço cedido pelo Legislativo aos cidadãos e entidades que desejam se pronunciar oficialmente acerca de um tema de interesse da comunidade. Através do presidente Antônio Henrique (PDT), a Casa acolheu Lourdes Macena, presidente da Comissão Cearense de Folclore, em alusão ao Dia Internacional do Folclore. Artista e docente, Lourdes trouxe um clamor pela valorização da cultura popular regional.

Macena cantou “Amanhã eu vou”, música de Luiz Gonzaga que imortalizou a lenda cearense chamada “A Carimbamba”, sobre a Lagoa do Opaia, no bairro Vila União. De acordo com a presidente da Comissão, a lenda que faz parte da cultura cearense não é conhecida por boa parte da população. “Canções e brincadeiras do folclore nordestino são peça fundamental na luta pelo direito à Educação, Cultura e Lazer”, lembrou.

21.08.2019
Lourdes Macena

Na ocasião, Macena explicou o trabalho das instituições que atuam pela promoção da cultura e tradição popular do povo cearense em regiões periféricas, como Associação Cultural Canto da Jandaia, presente no momento. “São locais onde a cultura e lazer demoram mais a chegar, é preciso incentivar a juventude para o conhecimento de suas raízes”, explicou. “O objetivo do folclore é fazer com que futuramente os nossos filhos possam lutar pela nossa região”, completou.

Vereador Antônio Henrique parabenizou a iniciativa e reforçou a necessidade de fazer valer o que os grupos de incentivo à cultura realizam nas comunidades por convivência pacífica, gerando sociabilidade, conscientização, e solidez no compromisso com a juventude. Outros parlamentares também proferiram apoio à causa. Dr. Eron Moreira (PP) mostrou identificação com assunto: “sou matuto do interior e sei da importância de darmos visibilidade a esses projetos na Casa”.

Confira o vídeo: ?

Foto: Érika Fonseca