Câmara Municipal homenageia Farmacêuticos, Bioquímicos, Técnicos e Auxiliares de Laboratório

26/02/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (26) Sessão Solene em comemoração aos Dias do Farmacêutico, Bioquímico, Técnico e Auxiliar de Laboratório. A homenagem foi proposta pelo requerimento 001/2019, de autoria do vereador Plácido Filho (PSDB), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio vereador Plácido Filho, no ato representando […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (26) Sessão Solene em comemoração aos Dias do Farmacêutico, Bioquímico, Técnico e Auxiliar de Laboratório. A homenagem foi proposta pelo requerimento 001/2019, de autoria do vereador Plácido Filho (PSDB), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio vereador Plácido Filho, no ato representando o presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT). A mesa solene contou com a presença de Vilaucia Borges de Meneses, Diretora de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortaleza (Sintsaf) e Anderson Fedel Marques. Cirurgião Dentista.

Quem me conhece sabe meu empenho e dedicação pelo setor de saúde. Tudo começou anos atrás no Sintsaf, que com honra continuo presidindo até hoje. A lutas são grandes e as conquistas têm sido combustível para continuarmos lutando. Tivermos muitos dissabores, mas também muitas vitórias, como a revisão de aposentadoria, a aposentadoria aos 25 anos de serviço, piso salarial isonomia, entre outros, disse Plácido Filho, em sua saudação aos presentes.

Segundo ele, quando crianças entendemos que os super-heróis estão nos desenhos animados e nos quadrinhos, mas quando adultos é que vemos realmente quem tem superpoderes. “Olho nos olhos de vocês e falo, sem dúvida, que vocês são os super-heróis. Me orgulho e não tenho o menor arrependimento pelas lutas que enfrentamos juntos. Só quem conhece o trabalho desses heróis, com suas rotinas exaustivas sabe do que estou falando. Em minhas visitas às unidades de saúde, eu cansei de encontrar servidores obrando verdadeiros milagres e o motivo desse esforço está no coração de cada um. Mesmo diante de tantas adversidades, eles mantêm o foco, a ética e a motivação. Quero dizer que podem contar comigo, e que saíamos daqui com a parceria mais forte. O gabinete do vereador Plácido e o Sintsaf estarão sempre de portas abertas para abrigar vocês. Parabéns e muito obrigado pela presença,” concluiu. Em, seguida foi apresentado um vídeo em homenagem as categorias.

Em seguida, em nome do Sitsaf, Vilaucia Borges destacou a merecida homenagem aos profissiinais de saúde, que segundo ela, tem um propósito de vida muito de intimidade com Deus. “Quando ele vai ao trabalho ele dá tudo de si, esquece até dele, do cansaço e dos problemas. Ele está no hospital com vidas em suas mãos. Tenho certeza que os anjos estão cuidados dos seus familiares. Meus cumprimentos a todos, toda homenagem seria pouca para vocês, que fazem parte da nossa vida e da nossa história”, ressaltou.

Também representando o Sitsaf, falou o Dr. Gustavo Magalhães, advogado do Sindicato, que agradeceu aos homenageados. “Agente está sempre precisando dos trabalhadores de saúde. Quero agradecer aos profissionais e dizer que o sindicato está sempre pronto para fazer valer o direito de vocês. Estamos fazendo isso há mais e 20 anos e continuaremos nessa batalha. É importante contar com essa categoria como sindicalizados nossos”, finalizou.

Justificativa

No dia 20 de janeiro, comemora-se o Dia do Farmacêutico e do Bioquímico, profissionais da saúde que trabalham para fornecer qualidade de vida a toda população. A data foi criada com o objetivo de valorizar e estimular essas profissões que a cada ano ganham mais espaço no mercado. No mesmo dia é comemorado o Dia Municipal do Auxiliar e Técnico de Laboratório. A data foi incluída no calendário de nossa cidade com a lei 9613 de 26 de janeiro de 2010. A lei traz no seu artigo primeiro a seguinte redação: fica criado no município de Fortaleza o dia municipal do Técnico e Auxiliar de Laboratório a ser comemorado no dia 20 de janeiro.

“O farmacêutico é um super-herói, que ajuda a proteger a humanidade das doenças mortais para o ser humano! Seu empenho, conhecimento e dedicação são essenciais para ajudar a salvar milhões de vidas anualmente. O bioquímico é o profissional que estuda e aplica tecnologicamente a química dos seres vivos em diferentes ramos e contextos científico, industrial, clínico, analítico, ambiental, alimentício e biotecnológico.

“Trata-se do profissional que atua em qualquer interface existente entre a química e a biologia, e por isso utiliza as ferramentas e conceitos dessas duas ciências para a produção de novos conhecimentos. O profissional de bioquímica faz uso intenso dos conceitos e tecnologias das ciências químicas, bioquímicas e biológicas para manipular processos químicos dos seres vivos (fermentações e metabolismo) e para manipular biomoléculas como proteínas, enzimas e manutenção de organismos vivos, a fim de determinar suas composições químicas”.

Foto: André Lima