Câmara Municipal fortalece política de sustentabilidade

05/06/2019 - Ana Clara Cabral

Comemorando nesta quarta-feira, 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), reforçou o engajamento do Legislativo na preservação e proteção do meio ambiente. No fortalecimento da política de sustentabilidade, durante toda a Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 3 e 7 junho, a Casa […]

Comemorando nesta quarta-feira, 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), reforçou o engajamento do Legislativo na preservação e proteção do meio ambiente. No fortalecimento da política de sustentabilidade, durante toda a Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 3 e 7 junho, a Casa realiza ações voltadas ao cuidado com a natureza e conscientização para o uso sustentável dos recursos naturais.

“É cuidando do meio ambiente que garantimos que as próximas gerações possam usufruir de tudo o que nosso planeta oferece”, declarou Antônio Henrique. A programação da Semana do Meio Ambiente do Legislativo Municipal conta com o incentivo de “adoção” de um copo descartável pelos servidores, a ação “Carona Amiga”, e a entrega de 300 mudas ornamentais, frutíferas e medicinais, disponibilizadas pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), através do superintendente Régis Tavares.

Além de intervenções pontuais, a CMFor destaca a adoção de uma conduta permanente de sustentabilidade com adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). “A adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública demonstra a preocupação da Câmara Municipal em obter eficiência na atividade pública junto à preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas, protegemos a natureza e, em consequência, reduzimos nossos gastos”, ressaltou o presidente Antônio Henrique.

Neste contexto o Legislativo Municipal vem realizando algumas adequações na manutenção da Casa: a troca de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED; a instalação de torneiras automáticas e descargas com dois níveis de água nos banheiros; coleta seletiva; e reutilização da água dos ar-condicionados para rega do jardim.

A A3P é um programa que estimula os órgãos públicos do país a implementarem práticas de responsabilidade socioambiental em atividades internas e externas, através de iniciativa voluntária e coletiva. As instituições e os servidores são incentivados a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos:

• Uso dos recursos naturais;
  • Qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • Sensibilização dos servidores para a sustentabilidade;
  • Compras sustentáveis;
  • Construções sustentáveis;
  • Gestão de resíduos sólidos.

Semana de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente (05.06.2019)

Com informações de Adriana Albuquerque

Fotos: Érika Fonseca