Câmara Municipal entrega o título de cidadã de Fortaleza à Lieta Valotti

20/08/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (20), para a entrega do Título de Cidadã de Fortaleza à senhora Lieta Valotti. A homenagem foi proposta pelo vereador José Freire (Patriota), através do projeto de Decreto Legislativo 06/2019, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio vereador José Freire, […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (20), para a entrega do Título de Cidadã de Fortaleza à senhora Lieta Valotti. A homenagem foi proposta pelo vereador José Freire (Patriota), através do projeto de Decreto Legislativo 06/2019, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio vereador José Freire, no ato representando o Presidente do Legislativo, Antônio Henrique (PDT).

A mesa de honra foi composta pelas seguintes personalidades: vice-presidente do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, Padre Francisco Linhares; coordenador Geral da Casa da Criança Governador Virgílio Távora e membro da diretoria do CEJ Padre João Piamarta, Ângelo Faustino; diretora pedagógica do CEJ Padre João Piamarta, Rosângela Marques da Silva Oliveira; representando os alunos, Ana Ester Góes Freire; a tesoureira da Operazione Lieta Onlus, Paola Boghi e o ex-aluno William Leite, hoje professor da Instituição.

Em sua saudação a homenageada, o vereador José Freire, destacou ser muito gratificante ter sido o mentor da comenda e ter o privilegio de entregar o título de cidadã a senhora Lieta Valotti, por sua destacada atuação na área de educação.

“Essa é uma justa homenagem para a nossa homenageada que nasceu na Itália e há 40 anos vive no Ceará. Ela atua na promoção humana de crianças e jovens atendidos pelo Centro. O colégio é conhecido pelos cearenses por seu trabalho filantrópico e desenvolve ações de cultura e paz em nossa cidade. Sua vocação de acolher as pessoas, de fazer o bem, é reconhecido por todos. Essa noite, a população de Fortaleza presta essa singela homenagem pelo trabalho efetivo da senhora Lieta Valotti. Conheço bem o trabalho do Colégio Piamarta, tem muitos jovens que saíram das ruas e hoje são médicos, advogados, professores e engenheiros. Eles sairam do colégio para ser cidadãos de bem. É uma luta minha que os colégios trabalhem de forma integral, como o Piamarta, isso para tirar os jovens das ruas, vejo o Piamarta como exemplo desse trabalho, um céu na terra. Parabéns!”, pontuou o parlamentar.

Em seguida o vereador fez a entrega do Título de Cidadã Honorária de Fortaleza a Lieta Valotti. Ele, por sua vez, fez seus agradecimentos. “Esse título não é só meu. Nesses 40 anos aprendi com vocês e com o Padre Luís, que foi meu grande mestre. O que ele fez pelo Centro João Piamarta e as outras casas, é um exemplo que fica para toda vida. Servir ao povo e se dedicar é trabalho para a vida inteira. Que bom que vocês estão aqui, pois representam todo começo. A banda Luíza Távora, que era a menina dos olhos do padre Luís, aqui é uma alegria. O que aprendi foi com vocês, até o português”, destacou.

Lieta citou os amigos voluntários que passaram e os que continuam, os religiosos, os piamartinos. “A homenagem é para o Piamarta, estou aqui carregando essa homenagem em nome do padre Luís e de todos vocês. Ser cidadã de Fortaleza é uma responsabilidade maior ainda. Passamos todos esses anos buscando ajudar as crianças e jovens e vamos continuar ser muitos responsáveis por nossas crianças e nossos jovens, acreditando que o futuro deles está na educação. O tempo integral há muito tempo foi iniciado pelo padre Luís, agora estão tentando implantar. Mas para fazer tudo isso, precisamos de muita ajuda mesmo. O senhor vereador José Freire fez a entrega desse título à Família Piamarta. Agradeço em nome de todos e quero enfatizar que os jovens precisam de ajuda de todos!” concluiu.

Perfil

Lieta Valotti, nascida no dia 7 de maio de 1959, a natural de Paderno Franciacorta, na província de Bréscia, na Itália. Terminou o Ensino Médio no ano de 1977, no Institute de Magisteiro Sta Maria Degli Angeli e logo começou a lecionar turmas do Ensino Fundamental. Isso, através de contratos temporários em diversas escolas. No ano seguinte, reencontra-se com Padre Luís Rebuffini; este, em breve viagem, revisitava então a terra natal de ambos.

Padre Luís, com quem Lieta tem parentesco, atuava como missionário no Brasil. Visionário que era, o clérigo propõe um desafio a Lieta, quando, naquela ocasião, a convida para viajar ao Brasil a fim conhecer o projeto por ele fundado – o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, localizado na capital cearense. Lieta prepara o passaporte em sigilo dos pais, pois na época, viajar ao Brasil não era fácil e, certamente, eles ficariam bastante apreensivos.

No período em que Lieta visita a instituição, o então governador do Ceará. Virgílio Távora, oferece ao Padre Luís o canteiro de obras da construção do açude sobre o rio Pacoti, no então, distrito pacatubano, Itapó (hoje Itaitinga). A doação era, sem dúvidas, um reconhecimento ao já elevado alcance do trabalho social desenvolvido pelo Piamarta e também, um valioso incentivo em prol de uma nova unidade educacional.

A mente férvida do padre visionário, através de seu afã missionário, o fez vislumbrar naquele canteiro, uma seara de oportunidades, mas os desafios, porém, seriam muitos; novamente, a providência Divina se fazia necessária — mãos a obra! Ao lançamento da “pedra fundamental” que alicerçaria aquele sonho, Lieta estava presente, acompanhava tudo com seu peculiar entusiasmo. Sua adesão e credibilidade ao nobre e pioneiro trabalho de Padre Luís, tem sido, desde então, providencial.

O Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta em Fortaleza (Escola de Formação Profissional) sempre teve como publico-alvo, jovens e adolescentes em extrema pobreza e/ou em risco de vulnerabilidade social. Razão pela qual, seus alunos residiam na própria instituição durante a semana. Deixavam a unidade educacional apenas aos finais de semana para visitarem suas famílias. Tinham com isso, o aprendizado e a proteção assegurados de forma eficiente.

Padre Luís percebeu, porém, que, em virtude do abandono e dos maus-tratos sofridos pelos adolescentes, muitos deles chegavam ao Piamarta com o desenvolvimento físico e psicológico já bastante comprometidos. Dai almejava poder recebê-los ainda crianças. Neste sentido, teve o apoio de muitos. Providencialmente, a integridade e o comprometimento de Lieta com a causa abraçada pelo religioso, ratificam sua liderança a frente da instituição.

Com o canteiro de obras do açude Pacoti alicerçando aquele afã, o eclesial logo convida Lieta para assumir a condução daquela nova “casa”, acolhedora de crianças. Posteriormente, Lieta relataria que aceitou a proposta do padre, movida pelo espírito impulsivo — inerente a juventude ou, por uma espécie de “inconsciência”. Contudo, hoje reconhece o agir de Deus através de sua fé cristã, pois é ela que, desde sempre, tem tornado seu engajamento cada vez mais eficiente e sensível a causa da infância e da juventude.

Em 1980 foi dado início as atividades com as crianças no ambiente recebido como doação. Reutilizava-se assim todo o canteiro de obras do açude Pacoti e, a medida que ali eram construídas novas instalações, as antigas foram gradativamente substituídas por modernas estruturas. Estas, bem mais adequadas a hospedagem e a instrução das crianças. Concluída, a nova unidade recebera o nome de Casa da Criança Governador Virgílio Távora.

A mesma chegou a assistir (hospedar) cerca de 450 crianças em época de muita pobreza no nosso estado. Em meados de 1983, no andamento da principal construção da nova unidade, escasseiam-se as verbas. Confiante e obstinada, Lieta viaja para Itália em busca de ajuda financeira. A partir dali, nasceria então uma associação: Operazione Lieta Onlus, que, através de suas atividades, angariou recursos que possibilitaram a conclusão da obra. Mas, a associação foi além! Ainda hoje, através de uma rede de apadrinhamentos das crianças assistidas, suas doações continuam a financiar as atividades em funcionamento na Casa da Criança.

Em 1989 nasce uma instituição ligada ao projeto fundado pelo Padre Luís, o Lar Nazaré. A instituição fora criada para hospedar meninas em situação social semelhante à dos meninos atendidos na Casa da Criança Governador Virgílio Távora. 0 Lar Nazaré foi implantado numa propriedade no município de Eusébio. adquirida graças a ajuda da Associação Operazione Lieta, sediada na Itália. O Lar Nazaré chega a hospedar cerca de 220 meninas. No ano de 1996 Lieta passa a coordenar também o Lar Nazaré. Em 2001 nasce mais uma unidade educacional, dessa vez, em Limoeiro do Norte. Novamente, é Lieta quem supervisiona a implantação e o funcionamento do mais recente projeto social que passou a se chamar Escola Agrícola Padre Lino Gottardi.

Desde sempre, a unidade educacional, além de ministrar o curso técnico em agropecuária, passou a atender (no modelo de hospedagem) cerca de 80 crianças vindas de distantes áreas rurais que não disponibilizam em sua rede escolar municipal, o Ensino Fundamental. Ainda em meados de 2001, Lieta casa-se com Angelo Faustini, também italiano, que já colaborava com ela e o Padre Luís na coordenação da instituição desde 1985. Em 2012 o Lar Nazaré foi transferido para o município de Itaitinga. A longo destes anos, Lieta assume a vice-presidência do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, a entidade matriz mantenedora da Casa da Criança, do Lar Nazare e da Escola Agricola.

No dia 15 de agosto de 2016, o estimado Padre Luís Rebuffini retorna ao encontro do Padre Eterno. Devido aos graves problemas de saúde que o religioso atravessou, ele já havia confiado a presidência da obra por ele fundada a vários outros padres da congregação Sagrada Família de Nazaré. Em todas essas presidências, Lieta esteve a colaborar, ocupando com notável competência o cargo de vice-presidente. No ano de 2017, o Conselho Geral da Congregação pede então que Lieta assuma a presidencia da Obra. E assim, desde abril desse ano, ela conduz o trabalho — reconhecido internacionalmente — do Centro Educacional da Juventude Padre Joao Piamarta.

Na condição de atual administradora, coordena ainda, todas as outras unidades mantidas pela instituição matriz. Lieta foi abençoada por Deus com muitos dons, e ela, com a ajuda do Espirito Santo, os tem colocado a disposição dos mais necessitados, sobretudo, as crianças e aos jovens. Muitos são os que passaram pela instituição ern que ela tem acolhido ao longo dos anos diligentemente. Também são muitos os que reconhecem as benesses proporcionadas as suas vidas através dessa entidade filantrópica. Inúmeros desses jovens, carinhosamente a chamam de “mãe” quando, reestruturados, revisitam a instituição em companhia de suas famílias.

Um dos ensinamentos de São João Batista Piamarta, inspirador do saudoso Padre Luís Rebuffini, é: “Fazer bem o Bem”. Este ensinamento tem sido posto em prática por Lieta no decorrer de sua trajetória junto a instituição. Instituição esta, que, ao longo de seu existir, tem prestado enorme contribuição social ao Ceará. “Somos chamados a sermos testemunhas do Amor de Deus em qualquer lugar onde quer que seja necessário”.

Fotos: André Lima