Câmara Municipal de Fortaleza e Assembleia Legislativa do Ceará lançam Movimento Vidas

21/10/2019 - Ana Clara Cabral

A Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa lançaram, nesta segunda-feira, 21, o Movimento Vidas, projeto de prevenção às drogas realizado em parceria com o Sistema Verdes Mares. O lançamento, que aconteceu no Teatro São José, foi marcado pela realização do Seminário de Formação de Multiplicadores e contou com a presença do poeta Bráulio Bessa e […]

A Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa lançaram, nesta segunda-feira, 21, o Movimento Vidas, projeto de prevenção às drogas realizado em parceria com o Sistema Verdes Mares. O lançamento, que aconteceu no Teatro São José, foi marcado pela realização do Seminário de Formação de Multiplicadores e contou com a presença do poeta Bráulio Bessa e do reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, doutor em Medicina Preventiva.

O Movimento Vidas tem como objetivo levar cursos, palestras, oficinas, feiras artísticas e rodas de conversas para diversos bairros de Fortaleza, alcançando a população jovem. A iniciativa prevê ainda um curso de capacitação na modalidade de Ensino a Distância (EAD) para agentes sociais e multiplicadores, com 40h/aula e certificação da UECE.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT), idealizador do Movimento Vidas, falou sobre a necessidade de quebrar o paradigma de que as drogas acabam sendo um caminho inevitável para os jovens da periferia. “Nós unimos esforços para ampliar os horizontes das crianças e adolescentes mostrando caminhos viáveis. Estamos voltados para a prevenção. Este seminário é só o início de uma série de atividades que iniciaremos juntos à juventude, nas suas comunidades, a partir de amanhã”, afirmou.

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) participou do evento e parabenizou a todos pela iniciativa: “Sabemos o quão grave é esse desafio e começamos como protagonistas geradores de consciência. Há um componente de responsabilidade pública direta de assistência que conhecemos. Precisamos continuar investindo em alternativas ao esporte, lazer, habitação, unidades de acolhimento. E ninguém melhor que o Legislativo para alcançar os ambientes comunitários e tornar a população transformadora de realidades sociais”.

Durante o Seminário, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), destacou o empenho do vereador Antônio Henrique e falou da importância do desenvolvimento de políticas públicas de inclusão do jovem da periferia.

Representando o Sistema Verdes Mares, Rafael Rodrigues agradeceu a oportunidade de poderem trabalhar em conjunto: “Entendemos desde o início a proporção dessa problemática e nos prontificamos a contribuir com o projeto em prol da sociedade”.

A primeira palestra do Seminário foi de Jackson Sampaio, cujo tema era “Uso Problemático de Drogas e a Psicodinâmica da Dependência”. Em sua fala, abordou conteúdo histórico e específico: “A experiência com drogas acompanha a humanidade desde a Pré-História. A modalidade de substâncias se integra com as experiências mentais e comportamentais”, explicou. Ele também citou possíveis indicadores de fragilidade como classe social, renda, etnia, gênero, idade, estrutura familiar e crença religiosa.

Através da participação do poeta Bráulio Bessa, o Movimento Vidas levou a arte para perto dos facilitadores presentes do Teatro. Ele começou declamando o poema “Ser Nordestino” e falou sobre a importância em promover oportunidades à juventude, assim como disse ter conseguido, ao contar sobre sua trajetória de vida. “O grande desafio para mudar a vida do jovem é fazer ele perceber o quanto ele já é importante”, finalizou.

Foto: Mateus Dantas