Câmara Municipal capacita funcionários como brigadistas em curso de combate a incêndio

20/06/2017 - Anna Regadas

A Câmara Municipal de Fortaleza está promovendo um curso de formação de Brigada de Incêndio para seus funcionários, em parceria com a empresa de consultoria e assessoria técnica Eixo 7. A iniciativa busca fortalecer o sistema de prevenção de incêndio da instituição, que passa a contar com pessoas treinadas e preparadas para operá-lo. Os treinamentos […]

Servidores da Câmara Municipal recebem capacitação como brigadistas. Foto: Genilson Lima.

Os treinamentos para a formação da Brigada de Incêndio acontecem durante o mês de junho. Nos dias 19, 20, 21 e 22 serão realizadas aulas teóricas no auditório Ademar Arruda, no horário de 8h às 12h. Já no dia 23, os funcionários terão uma aula prática nas dependências do Corpo de Bombeiros do bairro José Walter. Com 20 horas-aula, o curso além de ensinar sobre a prevenção e o combate a incêndio, através da capacitação para situações imprevistas e de emergência, oferece também conhecimento de técnicas de primeiros socorros.

O assessor técnico da empresa Eixo 7, Paulo Sérgio, destacou a preocupação da atual gestão em garantir a segurança dos funcionários e da população que frequenta a Câmara Municipal. “A atual gestão teve o cuidado de atender a determinação da lei 13.556/04, e formar a sua Brigada de Incêndio para garantir a integridade física dos visitantes e dos funcionários.”, ressaltou.

Fabiana Oliveira, técnica de segurança do trabalho da Câmara Municipal, pontuou sobre a importância da instituição contar com funcionários capacitados para situações imprevistas de emergência. “Era uma necessidade da Câmara, pois nós tínhamos os equipamentos de segurança, mas não as pessoas habilitadas e capacitadas para utilizá-los em casos de incêndio. Então são cerca de 20 funcionários de vários setores, inclusive da noite, que estão sendo capacitados para garantir a segurança total da Casa.”, frisou.

Para o funcionário do setor administrativo da Câmara, Cleiton Venâncio, que participa do curso, a formação da Brigada de Incêndio da Câmara Municipal é o primeiro passo para garantir maior segurança aos servidores e a população que frequenta a Casa. “Fomos convidados junto com mais 20 funcionários para fazer parte desta equipe de brigadistas, e vamos ser responsáveis pela prevenção de qualquer suspeita de incêndio, estamos aqui para proteger o patrimônio, mas primeiramente as pessoas. Portanto vamos formar uma equipe e divulgar para que todos fiquem atentos e orientados das instruções para que não aconteça nenhum imprevisto com relação a incêndio.”, pontuou.

Após formada, a Brigada terá como missão, em casos de emergência, realizar o primeiro atendimento as vítimas, promover o abandono da edificação de forma segura e facilitar as operações do Corpo de Bombeiros. Caberá ainda aos funcionários formados realizarem a divisão em três equipes, a de combate a Incêndios, a de Salvamento e a de Apoio.

Anna Regadas
Fone: +55 85 3444.8304