Câmara instala a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais

04/04/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza instalou, nesta quinta-feira (4), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais, atendendo o requerimento 1386/2019, apresentado pela vereadora Cláudia Gomes (PTC). O vereador Gardel Rolim (PPL), 3º vice-presidente da CMFor, que presidia a sessão, anunciou os membros do colegiado, que está composto pelos seguintes vereadores: Cláudia Gomes (PTC), […]

A Câmara Municipal de Fortaleza instalou, nesta quinta-feira (4), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais, atendendo o requerimento 1386/2019, apresentado pela vereadora Cláudia Gomes (PTC). O vereador Gardel Rolim (PPL), 3º vice-presidente da CMFor, que presidia a sessão, anunciou os membros do colegiado, que está composto pelos seguintes vereadores: Cláudia Gomes (PTC), Larissa Gaspar (PPL), Márcio Martins (PROS), Márcio Cruz (PSD), Esio Feitosa (PPL), Paulo Martins (PRTB), Ziêr Férrer (PDT).

Na sua justificativa de voto, a vereadora Cláudia Gomes destacou que anteriormente havia uma frente parlamentar, que era presidida pelo ex-vereador Célio Studart (PV). “Eu era vice-presidente daquela Frente, mas nunca houve nenhuma reunião ou iniciativa da mesma. Agora decidi apresentar um novo requerimento para a criação de um novo colegiado com novos membros. A importância para os defensores dos animais não é só relacionada a simples defesa dos animais, mas a própria saúde humana e do meio ambiente, que são interligados. É uma tríade. É importante relacionar os projetos que tratem dos três assuntos para que essa frente atenda de forma integral aos animais. Essa nova Frente é composta por vereadores que há muito tempo realizam a defesa dos animais” ressaltou.

A vereadora Larissa Gaspar confirmou que a Frente Parlamentar anterior nunca teve nenhuma ação ou iniciativa. “Eu mesma provoquei o presidente anterior. Encaminhei ofício para ele puxar uma reunião pra discutir a regulamentação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Bem-estar Animal, mas nunca obtive resposta e nenhuma reunião foi feita em dois anos. Mas tenho convicção de que essa nova Frente, presidida pela vereadora Cláudia, com certeza vai ter uma grande atuação, inclusive já vamos nos reunir na próxima terça-feira. Aí todos nós vamos poder apresentar sugestões. Eu, inclusive, já quero deixar uma proposta para elaborarmos um calendário de visitas permanentes aos postos de abandono que permita a participação de todos vereadores, da sociedade civil e de órgãos públicos que quiserem acompanhar. Acho importante garantir o direito da participação que é inerente a democracia”, pontuou

Larissa disse que fez esse comentário, porque na terça-feira passada esteve na Sema na reunião do GT estadual que vai discutir a criação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, fruto de um requerimento de sua autoria e de uma indicação do deputado Acrísio Sena e algumas pessoas questionaram sua presença no encontro, “essas pessoas talvez achem ser legítimas donas da causa animal, que é um absurdo, pois quanto mais pessoas quiserem colaborar melhor. Afinal, temos mais de 60 mil animais abandonados pelas ruas de Fortaleza e quanto mais braços e pernas, para trabalhar em prol da causa, melhor”, ponderou.

Já o vereador Márcio Martins disse que o lançamento da Frente em Defesa dos Animais é um marco. “Fico feliz com a iniciativa, e quero parabenizar a vereadora Cláudia Gomes em fazer o lançamento oficial em plenário, dando respostas ao fortalezense e aos que defendem e amam os animais. Ela falou de forma muito inteligente, que cada vez que cuidamos melhor dos animais, cuidamos melhor da saúde pública. Trabalhei com animais durante muitos anos e tenho muito a contribuir com essa frente,” comentou

Márcio Martins solicitou que, na reunião da próxima semana, o colegiado possa indicar um membro para participar da Coordenadoria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal. “Pedimos ao presidente Antônio Henrique que reivindique um assento permanente naquela Coordenadoria”, disse ao justificar que a iniciativa surgiu na casa. O parlamentar argumentou, ainda, que para a Coepa ser uma realidade hoje, tendo a frente a ex-vereadora Toinha Rocha, houve muita luta. Disse que os vereadores podem contribuir, somar e multiplicar com esse momento novo que o estado do Ceará vive em relação a proteção animal. “Quem ganha com isso são animais, a cidade como todo e os amantes dos animais, mas mais do que tudo, quem ganha é a saúde pública”, finalizou.

Foto: Érika Fonseca