Câmara homenageia os médicos Daniel Holanda e Francisco Lucena, diretores do Hospital da Mulher

14/12/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta sexta-feira (14), Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao Dr. Francisco de Lucena Cabral Júnior e da Medalha Boticário Ferreira ao Dr. Daniel de Holanda Araújo, diretores do Hospital Maternidade Zilda Arns (Hospital da Mulher). Os requerimentos que solicitaram as homenagens foram propostos […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta sexta-feira (14), Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao Dr. Francisco de Lucena Cabral Júnior e da Medalha Boticário Ferreira ao Dr. Daniel de Holanda Araújo, diretores do Hospital Maternidade Zilda Arns (Hospital da Mulher). Os requerimentos que solicitaram as homenagens foram propostos pelo vereador Raimundo Filho (PRTB). A sessão foi presidida pelo próprio vereador Raimundo Filho, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa foi composta vereador Eron Moreira; pelo conselheiro José Porfírio Pinto, do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec); e da assessora do Gabinete do Prefeito Roberto Cláudio, Diana Carvalho.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Raimundo Filho, destacou as qualificações de cada homenageado. “Quero inicialmente homenagear os familiares, pais, esposas, filhos e amigos, os funcionários do Hospital da Mulher. Hoje, essa sessão solene é de dupla emoção. Essa casa está entregando com apoio unânime dos 43 vereadores duas honrarias muito importantes – o Título de Cidadão de Fortaleza e a maior comenda do Legislativo, que é a Medalha Boticário Ferreira”, frisou.

Quanto ao médico Francisco de Lucena, diretor clinico do Hospital da Mulher, Raimundo Filho pontuou estar prestando uma das mais justas homenagens que a Casa Legislativa já fez para reconhecer um irmão e conterrâneo. “Fiquei feliz por ter sido convidado para uma reunião no início do ano no Hospital da Mulher, e lá tive a oportunidade de conhecer a estrutura física e o funcionamento administrativo, clínico e financeiro desse tão conceituado equipamento público e tive a alegria de conhecer esses dois grandes profissionais”, detalhou. Em seguida fez um breve histórico do homenageado, desde sua saída da cidade de Brejo Santo e suas conquistas em Fortaleza, nos estudos e como profissional.

Sobre Daniel de Holanda, o parlamentar observou que a iniciativa de outorgar a Medalha Boticário Ferreira representa também uma justa e merecida homenagear ao trabalho que o homenageado vem fazendo como diretor daquela unidade hospitalar. “O Dr. Daniel fez três residências médicas: em clínica médica, gastroenterologista e patologia e endoscopia digestiva. Casado com dona Geisa desde 2003. Foi estudante do Colégio Militar e veio a graduar-se em medicina UFC em 2002. Concursado, se tornou servidor efetivo da Prefeitura. Trabalhou como médico da unidade básica do São João do Tauape e do Hospital Nossa Senhora da Conceição. No hospital da Mulher, começou em 2013, quando foi convidado a assumir diretoria clínica até 2017 e após participar de seleção pública para diretor foi aprovado para diretor executivo”, resumiu.

O vereador revelou que a outorga da maior comenda da Câmara é um reconhecimento “a um grande cidadão, que orgulha e honra o município de Fortaleza. Sempre foi muito disciplinado, extremamente educado, participou ativamente do Centro Acadêmico. Chegou a ser presidente do Centro Acadêmico 12 de maio; organizou o primeiro estágio em SUS. Lutou pela abertura da emergência do Hospital Universitário. Um bom filho, pai presente e atencioso, e um esposo carinhoso, um ser humano admirado. Suas maiores paixões são a família e o trabalho, além da paixão pelo esporte, sempre jogou basquete e futebol”, asseverou.

“Uma forte característica dele é o trabalho em equipe. Sempre disposto a ouvir e formar lideranças. Preciso dar meu testemunho que o nosso hospital afaga de forma positiva a esperança das mulheres, através de um tratamento humanizado e posteriormente a cura de problemas de saúde. Sabemos das dificuldades, porém quando temos uma unidade hospitalar que se torna referência na forma de cuidar, temos o dever de parabenizar os esforços manifestados por essa conquista. Sou morador do Demócrito Rocha há mais de 40 anos, bairro onde fica o Hospital. Vejo que é algo que brilha nos olhos das mulheres, ter ao acompanhamento médico lá até suas curas, física ou emocional”.

“Hoje quero relatar a alegria e sorriso das famílias que passaram por lá, que tiveram seu restabelecimento, devido o cuidado que aquela casa tem para com os pacientes. Não há no mundo algo melhor que você esbanjar saúde. Quando se tem saúde falamos na oportunidade de sonhar e é algo que mexe no nosso imaginário. Através do sonho podemos viver intensamente, a cada momento. Meu sentimento é de agradecimento pela dedicação, pelo trabalho, pela administração e cuidados com o Hospital. Se a missão do médico e uma dadiva divina, imagine um médico que administra vários colaborares”, citou.

“Reafirmo meus sinceros agradecimentos por cada minuto dispensado. Mas agradeço a Deus por dar-me a oportunidade para fazer acontecer essas justas homenagens que julgo como das principais indicações feitas por essa Casa e por este vereador. Dr Lucena e Dr. Daniel peço que as orações mais fortes continuem iluminando a vida dos nobres amigos para que vocês tenham condição de dirigir aquela casa, com zelo e dedicação”, finalizou.

Em seguida os homenageados receberam as comendas. Em seus agradecimentos o médico Francisco Lucena saudou os familiares, “meus tios, primos, pais, que vieram de minha cidade natal, Brejo Santo. Minha esposa Laris, companheira de longas batalhas; meu filho Lucas, que dedico amor incondicional; meus irmãos Juliana e João Paulo. Saudar os servidores, em nome do diretor Daniel Holanda, médico e colaboradores, sem vocês eu não estaria aqui”.

“Senhor vereador, me sinto horado em receber esse título e estar aqui me faz ter reflexões. Como profissional médico, venho cumprindo meu dever e isso vai servir de combustível para continuar com meu o papel como médico e cidadão, que quer que as coisas sejam bem-feitas. Minha responsabilidade aumentará. Desde quando sai da minha querida e amada Brejo Santo, com 13 e 14 anos e vim buscar meus estudos, havia o desejo de abraçar essa oportunidade e sempre tinha o propósito de crescer. Acredito que o estudo e a fé são as mais importantes armas para se chegar a algum lugar. Nada veio de graça. O pouco ou o muito pouco que conquistei foi fruto de estudo e dedicação”, ressaltou.

“Comecei em gestão na primeira administração do prefeito do Roberto Cláudio. Lá buscamos dar ao paciente que procura a unidade de saúde, ter sua dor amenizada. Nosso propósito é crescer e buscar fazer o que ainda não foi feito, e melhorar. Expresso os meus mais sinceros agradecimentos a quem outorgou essa honraria a mim, em especial ao vereador Raimundo Filho. Ao receber esse título me sinto mais responsável por trabalhar por essa cidade, que aprendi a amar, cidade acolhedora de grandes personalidades. Essa noite é reflexo de todo trabalho que estamos desempenhando”, avaliou

Em seguida, fez seus agradecimentos o médico Daniel de Holanda Araújo. “Quero agradecer a todos os senhores, a presença é significativa. Seria ingenuidade ou falsa modéstia dizer que a comenda é só por mérito pessoal. Ela é fruto do trabalho que vem sendo desempenhado por cerca de mil colaboradores no Hospital Zilda Arns. Quero destacar o papel dessa Casa na vida da cidade. Vemos a demonização da política, como se toda casa legislativa fosse corrupta. Hoje vemos um claro conflito de papéis entre o Judiciário e o Executivo. Jean Jaques Rousseau, em seu Contrato Social, disse que toda justiça vem de Deus, pois ele é a única fonte. Se soubéssemos receber do alto, prescindiríamos de política e do governo. Como não podemos receber de forma direta, precisamos ainda permanecer nesse atual sistema. No parlamento a discordância gera aprendizado, parlamento sem contraditório não se desenvolve”, argumentou.

Segundo Daniel, Fundado em agosto 2012, o Hospital originalmente Hospital da Mulher, teve sua plena ocupação em 2015. Lembrou dos profissionais que passaram por lá, e fez um histórico da administração do hospital. “Nossa missão se intensifica ao receber um telefonema do senhor Romeu Araújo para assumir uma nova tarefa. Pouco tempo tive para decidir a aceitar a maior missão de minha vida até hoje. Após liberação da família, me reuni com o grupo gestor que comigo assumiria a missão”.

“Ao longo de 2017 e 2018 passamos por incontáveis dificuldades. Administrar conflitos em um hospital que estava em plena ampliação de serviços e com poucos recursos, não foi uma tarefa fácil. Trabalhamos para termos um excelente ambiente de trabalho”.  Disse emocionado, que em maio de 2018, teve uma perda familiar súbita e absolutamente inesperada que o fez repensar a vida. “Essa pessoa com certeza está aqui entre nós. Em meu retorno as atividades tive muitas palavras de carinho e compaixão, isso é a marca dessa administração e isso é muito recompensador. Hoje o hospital realiza por mês mais de 400 cirurgias; interna mais de 600 pessoas; realiza mais de 20 mil exames laboratoriais e mais de 3 mil exames de imagens. Hoje, nos orgulhamos de ser procurados pela eficiência no cuidado. Vejo que é um exemplo de sucesso, pois mesmo com tantas dificuldades, um hospital público se torna referência em pouco mais de seis anos. Não tenho palavras para agradecer essa honraria, pois essa medalha caberia na lapela de todos os colaboradores. Muito obrigado, parabéns a todos!”, finalizou.