Câmara homenageia o Hospital Universitário Walter Cantídio por seu aniversário de 60 anos

27/08/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene em homenagem ao aniversário de 60 anos do Hospital Universitário Walter Cantídio, requerimento 3787/2019, proposto pelo vereador Guilherme Sampaio (PT), subscrito pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB) e aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão foi presidida pelo vereador Guilherme Sampaio, no ato representando o presidente […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene em homenagem ao aniversário de 60 anos do Hospital Universitário Walter Cantídio, requerimento 3787/2019, proposto pelo vereador Guilherme Sampaio (PT), subscrito pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB) e aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão foi presidida pelo vereador Guilherme Sampaio, no ato representando o presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT).

A mesa de honra foi composta pelo superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Luciano Bezerra Moreira; a gerente de Atenção a Saúde, em exercício, Dra. Maria Aírtes Vieira Vitoriano; o gerente administrativo, Pedro Teófilo Ramos Neto; o chefe da divisão de Enfermagem, enfermeira Rita de Paiva Ferreira Honório; o chefe da Divisão do Diagnóstico Terapêutico, Maria Rosilene Batista; o chefe do setor jurídico, Germano Andrade Marques.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Guilherme Sampaio destacou a satisfação de ver o plenário ser ocupado por cidadãos que usualmente não frequentam a Casa. “Hoje tivemos a população aqui presente, em dois momentos, no lançamento da Frente de Combate a Aids e na manifestação do pessoal da área dos transportes. O preenchimento dessa casa com jovens e pessoas experientes, vem trazendo a cada uma dessas solenidades, o fortalecimento do Legislativo”, pontuou.

Disse ser uma grande honra representar os vereadores na homenagem. “Quero justificar a ausência do vereador Evaldo Lima que assinou conosco o requerimento. Ele está numa solenidade de liberação de recursos para a Cultura do município. Ele como ex-secretario da pasta não poderia faltar”, ressaltou. Segundo ele, a solenidade compõe a gama de eventos que marcaram os 60 anos daquela Unidade Hospitalar. Citou o tema das comemorações ‘todas as vidas importam e todas as vidas ensinam’, parabenizado o idealizador da mesma. Citou que durante a semana de 19 a 25 deste mês, o Hospital realizou uma prestação de serviços, com mais de 2 mil atendimentos.

Guilherme destacou a importância da participação da Câmara nesses festejos. “Estamos a homenagear uma instituição única, por sua singularidade, sua contribuição na área de ensino e na alta complexidade. Ela realiza, desde 1977, transplantes renais. É um grande patrimônio da Saúde de Fortaleza. Afirmar que essa instituição, sua história, a contribuição de todos que passaram por ela, ex-servidores e os atuais, os ex-gestores e os atuais, os fundadores e precursores da Faculdade de Medicina. Associada a essa experiência, temos a pesquisa e a extensão. Quantas vidas foram salvas devido o compromisso dos seus integrantes? Por isso é um patrimônio do povo cearense”, atestou.

O vereador estendeu a homenagem a cada servidor e servidora do Walter Cantídio. “Recebam essa solenidade como um agradecimento do povo de Fortaleza, das milhares de pessoas que foram curadas lá, dos milhares de alunos que aprenderam na instituição. O Walter Cantídio tem uma peculiaridade – é uma instituição de excelência, que oferece diversos serviços em várias especialidades. É a maior e mais qualificada sala da aula da Universidade Federal do Ceará. Pesquisas lá realizadas vão beneficiar muitas e muitas gerações,” disse.

“Enfrentamos na atualidade a redução de recursos para saúde, ciência, tecnologia e de ameaças de privatização do ensino superior. Essa audiência tem também um caráter politico de ressaltar o Hospital como uma instituição pública, presidida pelos princípios da gestão publica, voltada para o interesse publico. É um momento de zelarmos muito por essa vocação e afirmar o caráter emancipatório do futuro da sociedade. Nos comprometemos em lutar pelo fortalecimento do hospital. Temos problemas gravíssimos de saneamento, esgoto e infraestrutura no entorno do hospital e vamos cobrar medidas da Prefeitura de Fortaleza para sanar esses problemas”.

Em seguida, foi apresentado um vídeo institucional da instituição hospitalar. Na sequência, o vereador Guilherme Sampaio fez a entrega de uma placa comemorativa aos 60 anos do Hospital, ao superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Luciano Bezerra Moreira, que fez seus agradecimentos em nome do Complexo.

“A palavra inicial dos que fazem o complexo hospitalar da UFC é obrigado ao vereador Guilherme Sampaio, pela maneira gentil e generosa que o senhor nos recebeu e homenageou. Que o senhor leve esse agradecimento ao vereador Evaldo Lima, ao presidente Antônio Henrique, extensiva aos demais vereadores. O complexo hospitalar é de fato a maior sala de aula da UFC, é um patrimônio de fato do povo cearense. Mas além do nosso povo cearense, atendemos através de transplantes pessoas de todo o Brasil”, destacou

“Essa homenagem, até nem precisava, para nós que fazemos o complexo da UFC, estamos cumprindo uma obrigação formal, pois prestamos juramento de prestar atendimento a nossa população. Hoje, nossos hospitais estão moderadamente bem em equipamentos e com servidores suficientes. Temos pessoal terceirizado, devido a gestão da empresa que não pode ter concursados, mas eles que fazem parte de um mesmo time, que tem como politica atender bem a população. Portanto agradecemos. É muito honroso receber essa homenagem, mas estamos apenas cumprindo nossas obrigações”, finalizou.

Hospital em números

Atualmente, o Hospital Universitário Walter Cantídio é uma unidade de alta complexidade que realiza transplantes de órgãos. Conta com 198 leitos ativos, 7 salas de cirurgias e 156 consultórios. Contabilizou, em 2018, 6.604 altas hospitalares, 6.616 internações, 251.168 consultas e 5.086 cirurgias. O Hospital tem se consolidado como centro de referência para atenção à saúde, formação e aprimoramento profissional nas mais diversas áreas. Além de um dos maiores centros de pesquisas clínicas da UFC e do Estado, o HUWC, enquanto unidade acadêmica, destaca-se como sendo a maior sala de aula da Universidade nas áreas de saúde. O Hospital Universitário Walter Cantídio faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013.

Fotos: Evilázio Bezerra