Câmara homenageia o Dia do Comerciante e entrega a Medalha Boticário Ferreira ao empresário Assis Cavalcante

15/03/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira (14) Sessão Solene em homenagem ao Dia do Comerciante e para a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao Senhor Francisco de Assis Costa Cavalcante, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). As homenagens foram solicitadas pelo vereador Idalmir Feitosa (PR) através do requerimento 3398/2018, aprovada […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira (14) Sessão Solene em homenagem ao Dia do Comerciante e para a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao Senhor Francisco de Assis Costa Cavalcante, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). As homenagens foram solicitadas pelo vereador Idalmir Feitosa (PR) através do requerimento 3398/2018, aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa.

A sessão foi presidida pelo vereador doutor Porto (PRTB), no ato representando o presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT). A mesa solene contou com as presenças de Artur Bruno secretário do Meio Ambiente do Estado, representando o governador Camilo Santana; Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, representando o prefeito Roberto Cláudio; Freitas Cordeiro, presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará; Francisco Honório Pinheiro, empresário e ex-presidente da CDL do Ceará; João Araújo Sobrinho, empresário e ex-presidente do CDL/CE e o vereador Idalmir Feitosa (PR). Estiveram presentes também os vereadores Carlos Mesquita (PROS) e Benigno Júnior (PSD) e diversos dirigentes da área do comércio da Capital.

Em sua saudação aos presentes e ao homenageado, o vereador Idalmir Feitosa disse que seu requerimento de concessão da homenagem foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, que consideraram a missão de Assis Cavalcante, que corporifica os sentimentos classistas e de associativismo da CDL, plena de merecimento para fazer jus a Medalha Boticário Ferreira. “A outorga é conferida a um cidadão probo e de elevada conduta. Deveríamos ter realizado uma sessão solene no dia 16 de junho passado, tivéssemos comemorado o Dia do Comerciante,  mas não ocorreu por motivos aleatórios de minha vontade. Quando seria entregue a medalha ao homenageado dessa noite”, frisou.

“O nosso homenageado nasceu nas vizinha cidade de Maranguape depois de perlustrar sua vida com muito labor, tornou-se diretor presidente do grupo Óticas Visão. Formado por um total de 24 lojas e um laboratório ótico, congregando um número significativo de empregados, os quais nutrem por uma pessoa um leal e real reconhecimento de um empregador exemplar em todos os sentidos”, disse.

“Com muito apreço temos a felicidade de ter o nosso homenageado ter casado com a senhora Edna Cavalcante, os quais edificaram um lar que abriga com amor e carinho os seus filhos. Os quais podem e devem ser defendidos por vigas mestras dessa família. Sem ousadia não se empreendem empresas honrosas, podemos dizer que nosso agraciado com serenidade de sua existência desenvolveu seus negócios fazendo do trabalho seu verdadeiro suporte para superar as adversidades da vida. A personalidade do nosso homenageado se enquadra nas palavras de José Ingenieros, que sobre os trabalhos deitou a seguinte visão: tudo quando constitui orgulho da humanidade é fruto do trabalho, o bem estar a beleza o que intensifica e expande a vida, a dignidade do homem o decoro dos lares, a espiga o conto o poema tudo surgiu das mãos hábeis e criadouras”, disse

Com muita tenacidade assim que procede Francisco de Assis. Paara secundar meu convencimento com a concessão dessa medalha, busquei o depoimento de três personalidades para falar sobre a entrega. O superintendente da Faculdade CDL, professor Lourenço Rodrigues disse que Assis não é apenas advogado escritor empresário de sucesso é muito mais pois traz em si a essência dos homens de bem, imbuído das melhores intenções em prol da sua categoria. Esse grande profissional como dizia Patativa do Assará, é um nordestino, é um caba da peste, é do Ceará!”. Idalmir também citou depoimentos e Joâo Araújo Sobrinho e Freitas Cordeiro, empresários e amigos do homenageado. Esses depoimentos me animam que vigorosamente, pois minha iniciativa nasceu para fazer justiça cívica a um cidadão que muito merece o reconhecimento do povo”,ressaltou.

Após o discurso bastante aplaudido pelos presentes, Idalmir al lado dos vereadores Benigno Junior e Carlos Mesquita, além de familiares do homenageado fez a entrega da Medalha Boticário Ferreira. Em seus agradecimentos, Assis Cavalcante contou uma pequena história de um veterano de Guerra que no passado havia recebido uma boa ação do conhecido General Lafaiete, francês que participou da lua pela independência dos Estados Unidos, foi ao seu encontro anos depois demonstrar gratidão.

“É com imensa alegria que participo dessa sessão, comenda que muito me honra e me orgulha, não só a mim e minhas família. Essa história que envolve o francês caracteriza muito bem a gratidão. Não faz bem só quem concede, mas a quem recebe. Por isso, de coração agradeço ao vereador que me outorga, gratidão a todos que partiram comigo nessa luta por um comércio mais pujante, uma cidade melhor para se viver, e a minha família. Agradecer meus amigos colaboradores, meus pares na CDL pelo engrandecimento ao varejo local. Gratidão ao prefeito pela espetacular intervenção no Centro.

Ele destacou a trajetória política do vereador Idalmir Feitosa; o da sua empresa Óticas Visão. “Estou aqui pela homenagem não pela vaidade, mas pelo trabalho feito anos a fio por Fortaleza. É uma dádiva poder trabalhar pela cidade que lhe acolhe. Por derradeiro dedico minha medalha a minha mãe dona Miramar de saudosa memória, pois onde estiver estará feliz com esse momento. Por fim meu agradecimento a Deus por estar rodeado e abraçado por vocês meus amigos”, finalizou.

Perfil

Francisco de Assis Costa Cavalcante, presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza). Nasceu em 1957, em Maranguape. Casado com Edna Cavalcante é pai de Assis Júnior, Carlos Eduardo, André Luís e Edla Renata. Aos cinco anos mudou-se para Itapebussu. Aos sete embarcou para a capital do estado. Estudou, trabalhou, virou empresário, formou-se em Direito, escreveu livros, conquistou espaço na cidade.

Foi entre outros cargos, conselheiro representante CDL no Contencioso Administrativo de Penalidades; membro efetivo do conselho das comissões técnicas permanentes da Assembleia Legislativa e membro efetivo do conselho superior do IDT de 2011/2013. Em 2018 recebeu o troféu Iracema, na solenidade lojista do ano de 2018. Tem o título de cidadão de Fortaleza e de Pacoti, membro honorário da academia cearense de direito, em 2018; Medalha grande mérito da Policia Militar do Ceará e Cidadania do Instituto Fórum de Ciência Penal.

No ramo ótico desde menino. Assis é coordenador dos projetos Ação Novo Centro e Ceará Natal de Luiz (está no CDL há 10 anos), conhece, respira e vive o histórico centro de Fortaleza. Tem planos inovadores para a sua revitalização no segmento de óticas é diretor-presidente da Óticas Visão, administra 24 lojas e um laboratório ótico.

fotos: Érika Fonseca