Câmara entrega o Título de Cidadão de Fortaleza para Tadeu Magela de Oliveira

28/03/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quinta-feira (29), Sessão Solene para a entrega de título de Cidadão de Fortaleza ao senhor Tadeu Magela de Oliveira. A homenagem foi proposta pelo vereador Dummar Ribeiro (Cidadania), através do decreto legislativo 043/2018, aprovado por unanimidade pelo plenário da casa. A sessão foi presidida pelo autor da homenagem, […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quinta-feira (29), Sessão Solene para a entrega de título de Cidadão de Fortaleza ao senhor Tadeu Magela de Oliveira. A homenagem foi proposta pelo vereador Dummar Ribeiro (Cidadania), através do decreto legislativo 043/2018, aprovado por unanimidade pelo plenário da casa. A sessão foi presidida pelo autor da homenagem, vereador Dummar Ribeiro, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT).

Mesa foi composta por: Francisco Chagas Barreto, juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública; Alexandre Pereira, secretário de Turismo do município de Fortaleza; Pedro Carlos da Fonseca, presidente da Academia Cearense de Turismo e coordenador do Fórum de Turismo Ceará; Victor Frota Pinto, presidente da Academia Cearense de Engenharia; vereador Doutor Porto (PRTB) e o vereador Michel Lins (Cidadania).

Em suas palavras de saudação o vereador Dummar Ribeiro destacou as qualidades do homenageado. “Todas as pessoas têm defeitos e virtudes. Digo isso para enaltecer um homem generoso, dedicado, humilde companheiro e amigo, que nunca se acomodou, nunca desistiu de lutar por seus ideais e objetivos. Assim é o empreendedor e empresário, que também atua na área social, Tadeu Magela de Oliveira. Escolhi alguns qualificativos para dividir esse discurso. Generosidade e Solidariedade: dona Tetê era sogra de Tadeu Oliveira, ela foi morar com o casal logo após a morte do seu esposo, nesse ínterim descobriu um CA e foi quando Tadeu Oliveira mostrou-se fiel, amigo e genro dedicado, que de forma incansável passava dias acompanhando a sogra no hospital mostrando amizade e generosidade. Sua esposa Rosângela define Tadeu como um anjo, que sempre aparece para ajudar”, disse.

“Dedicação: Rosângela pode contar com um grande homem ao seu lado na formação da família, Ele sempre a ajudava como em momentos dedicados com aos bebês. Muitas vezes exausto da rotina pesada, mas era nele que Rosângela procurava alento. Ajudava em todos os momentos das filhas, Nunca se acomodou, nunca desanimou,” ressaltou.

“No início da vida profissional encontrou dificuldades, mas nunca desanimou continuou a sonhar e construir com família sua história. Com 28 anos de casado, Tadeu e Rosângela se conheceram no projeto Rodon que atua nas comunidades mais carentes. A atuação de ambos deixa clara a dedicação do casal pelas questões sociais. Era visitando regiões de difícil acesso que o casal prestava auxilio às comunidades carentes. Ali nascia o amor pelo encanto a generosidade, caridade e amor pelo próximo. Ele nunca desistiu”, frisou.

Segundo Dummar, ainda na faculdade apareceram obstáculos. “Ele deu aulas em no ensino médio para comprar os equipamentos. Nesse ínterim descobriu a figura do Tadeu empreendedor. Ele enxergou a dificuldade das pessoas em ter atendimento odontológico, então criou a Odontoart que facilita o acesso a atendimento dentário a preços módicos. Criou a New Odonto, e a RT Serviços de teleatendimento. Com os anos veio o Instituto Vida Cidadã com o objetivo de trabalhar na área social implantando projetos inovadores com sucesso”, destacou.

O parlamentar ao finalizar suas palavras, disse ser de extrema honra homenagear pessoas que têm história na cidade. “Seja entregador, trabalhador ou ativista na área social, que são qualidades bem presentes no nosso homenageado. É com muito orgulho que a Câmara, através de nosso projeto, aprovado por 43 vereadores dessa casa, outorga a Tadeu Magela de Oliveira o título de cidadão de Fortaleza”, concluiu.

Em seguida, houve a apresentação do grupo de teatro Olho Mágico, que faz parte dos projetos sociais apoiados pelo empresário. Após a encenação, Tadeu Oliveira recebeu das mãos do vereador Dummar Ribeiro, o Título de Cidadão Honorário de Fortaleza, ao lado dos seus familiares.

Em seus agradecimentos, Tadeu Oliveira, destacou a alegria de ver familiares e tantas pessoas amigas prestigiando sua homenagem. “O vereador Dummar, com essa calma dele e serenidade é um determinado em honrar o compromisso que fez com a população de Fortaleza, parabéns vereador! Quero parabenizar esse jovem vereador Michel Lins, que trouxe sua juventude, garra e tem feito a diferença. O vereador Doutor Porto, que tem feito um belo trabalho aqui na casa e tem representado a classe odontológica aqui na Câmara”, citou.

Após cumprimentar familiares, Tadeu disse que as montanhas da vida não existem apenas para se chegar no topo, mas para que você aprenda o valor da escalada. Ao receber esse título aqui, eu percebo que esse momento é o topo de uma montanha em minha vida. Uma montanha que decidi escalar com muita determinação, mas vivenciando valores que aprendi com meus pais. Nessa escalada busquei fazer, valorizando cada etapa. Por isso mesmo, que nesse momento tenho muito a agradecer. Primeiro a Deus, por me proporcionar esse momento; a minha família; meus amigos e agradecer meus colaboradores e aquelas pessoas que já partiram. Enfim quero agradecer todos aqueles que direta e indiretamente contribuíram para que eu chegasse até aqui”, detalhou.

“Quero particularmente estender meus agradecimentos ao vereador Dummar e aos demais vereadores que aprovaram esse título. Sinto-me honrado e profundamente emocionado em receber esse título, principalmente quando a outorga vem dessa nobre casa parlamentar que tão fielmente representa o povo de Fortaleza. Trago os traços dos nativos da Serra de Ibiapaba, da minha terra natal porém em 1972, meus pais resolveram vir para Fortaleza em busca de melhor condição de vida para formar 9 filhos. Quero reverenciar meus pais Apolônio e Dona Rita, tenham meu amor meu carinho e gratidão eterna,” pontuou.

Tadeu falou de sua infância no São João do Tauape e a determinação do pai em plantar nos filhos a educação, a fé e o trabalho. “Hoje ele se sente vencedor e o é. Fortaleza, ao me adotar, passou a ser mãe adotiva. Nela já vivi 46 anos. Conquistei aqui todas minhas vitórias. Aqui consegui realizar meus estudos, minha formação, minha família e minha vida profissional. Por isso agradeço de coração porque hoje oficializo a cidadania que já carregava no meu coração”.

O vereador Dummar Ribeiro cedeu a palavra ao secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, que também é presidente do Partido Cidadania23 (ex-PPS) disse que tinha que dar um testemunho sobre sua amizade com Tadeu. “Quero deixar o testemunho da honra de tê-lo nos quadros do nosso partido. Além de ser um homem de bem é um exemplo de vida para nós empresários e políticos. Olha olho no olho com sua sinceridade e honradez. Hoje ele brindou a todos nós cearenses com uma notícia, pois Tadeu Oliveira foi nomeado Secretário-Executivo do Turismo do Estado do Ceará. Parabéns, seja feliz e que Deus dê vida-longa a sua trajetória,” finalizou.

PERFIL
Tem 51 anos de idade. É casado há 27 anos com Rosângela Oliveira e pai de três filhas: Larissa, de 20 anos e as gêmeas Manuela e Maria Teresa, de 04 anos. Fundador da Empresa Odontoart Planos Odontológicos, uma das maiores operadores de planos odontológico do país, da New Odonto Clínica Odontológica e da RT serviços de Teleatendimento. É também presidente do Instituto Vida Cidadã, entidade sem fins lucrativos que desenvolve projetos sociais voltados para a cidadania e sustentabilidade.

Formou-se pela Universidade Federal do Ceará em Odontologia no ano de 1990. Ainda Universitário, em 1988, foi estagiário do Instituto José Frota e voluntário no projeto Rondon atendendo a população carente na comunidade Boa Vista. Também participou da Pastoral da Criança onde conheceu sua esposa, voluntária do mesmo projeto.

Além da formação em Odontologia com especialização em Ortodontia, Tadeu Oliveira tem MBA Internacional em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Universidade de Stanford, com formação no programa de CEO na mesma instituição, MBA em Gestão de Planos de Saúde pela Universidade São Camilo e atua como palestrante sobre empreendedorismo em empresas e universidade do Ceará.

Cirurgião dentista em 1991, abriu seu primeiro consultório em Fortaleza no bairro Cidade dos Funcionários, onde permaneceu até 2001. Neste mesmo período trabalhou também nas cidades de Pindoretama, cascavel e Beberibe prestando serviços nos centros de saúde e em hospitais.

Em 1998, abriu sua primeira clínica em Fortaleza, no bairro Parangaba, com o serviço de urgência 24 horas, Ao atender a grande população da Parangaba e bairros vizinhos, logo percebeu a necessidade de ampliação dos serviços para todas as especialidades odontológicas. Devido a grande demande de paciente, em 2003, fundou a Odontoart Planos Odontológicos e inaugurou a primeira filial da clínica New Odonto no Centro de Fortaleza.
Com o crescimento da carteira de associados, implantou mais três clínicas em Fortaleza, no bairro da Aldeota, São Gerardo e Messejana, além de credenciar dezenas de dentistas. Em 2009 iniciou o processo de expansão do Plano Odontológico para o interior do Estado e inaugurou mais trés clínicas, em Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.

A frente do Grupo, tornou a Odontoart uma das maiores e melhores empresas de Planos Odontológicos do Brasil, Hoje são centenas de dentistas credenciados e mais de 115 mil associados em todo o Estado do Ceará, além do Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.

De 2010 a 2018 foi diretor Regional do Sindicato de Operadoras de Odontologia de Grupo, representeando a região Norte e Nordeste do Brasil. Em 2016 assumiu a presidência do Instituto Vida Cidadã. Em janeiro de 2018, em parceria com o Instituto dos Cegos, Tadeu Oliveira iniciou um projeto de inclusão social e cultural de pessoas com deficiência visual, através da formação do primeiro grupo de teatro formado exclusivamente por cegos. São 15 atores que estão sendo formados para a arte e teatro.
Empresário e empreendedor social, Tadeu Oliveira tem se destacado na geração de emprego e renda no Ceará com a fundação de empresas de grande porte e repercussão nacional. Tem ainda exercido papel relevante na promoção de projetos voltados para a cidadania, sustentabilidade, inclusão social e cultural e solidariedade.

Fotos: André Lima