Câmara entrega o título de cidadão ao Doutor Lindberg Lima Gonçalves

17/09/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (17), no plenário, sessão solene para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao Dr. Lindberg Lima Gonçalves. A homenagem foi proposta pelo vereador Alípio Rodrigues, através do decreto legislativo 785/2018, aprovado por unanimidade pelo Plenário da Câmara. A sessão foi presidida pelo vereador Gardel Rolim […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (17), no plenário, sessão solene para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao Dr. Lindberg Lima Gonçalves. A homenagem foi proposta pelo vereador Alípio Rodrigues, através do decreto legislativo 785/2018, aprovado por unanimidade pelo Plenário da Câmara. A sessão foi presidida pelo vereador Gardel Rolim (PPL), no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT).

A Mesa solene foi composta pelas seguintes personalidades: Raimundo Nogueira Costa Filho, diretor do Centro Ciências UFC; professora Teresa Liduína Santiago Félix, representando a Casa dos Amigos de Russas (CARUS); professor Jesualdo Farias; professora Maria Gilvanice de Oliveira Pontes e o vereador Alípio Rodrigues.

Em sua saudação ao homenageado, o vereador Alípio Rodrigues, destacou que Lindberg, desde que veio de Russas, da terra da laranja e da cera de carnaúba, para Fortaleza, destacou o nome daquela terra na história do Ceará. “Como diretor da Universidade de Russas e da UFC, tem relevantes serviços prestados ao povo cearense. Quero dizer que Russas ganhou com seu trabalho e desempenho naquela cidade, como também todo o vale do Jaguaribe. Hoje, temos pessoas do Brasil inteiro naquela cidade, que experimentou um grande desenvolvimento, graças a Deus. Agora ele também está a frente da ida do campus para Itapajé. Cada cidade que recebe uma Universidade recebe também o desenvolvimento, através de tantas mentes pensantes e cientistas que levam seu conhecimento em benefício de todos”, destacou.

Em seguida, o vereador fez a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao homenageado, ao lado dos seus familiares. Em seus agradecimentos, Lindberg Gonçalves disse que preferia contar uma história, em vez de um discurso: “Vou voltar uns 60 anos. Fortaleza representava para quem vinha do interior o que tinha de mais fantástico. Há 60 anos só tinha Fortaleza e o resto. Para vir para cá, pegávamos uma BR poeirenta, mas quando chegávamos estávamos no paraíso. Tinha cafés, cinemas, mar, piscina do Estoril, isso tudo fazia parte do imaginário dos jovens interioranos. Tinha arranha céus; tinha energia elétrica, sorveterias, escadas rolantes,” detalhou.

“Mas finalmente chegou o dia que comecei a estudar em Fortaleza, e iniciar o curso científico. Fui estudar no colégio Castelo, primeiro e segundo ano e me tornando cada vez mais íntimo da cidade. Fiz o terceiro ano no Liceu, e ai começa uma certa movimentação política. Fortaleza era um sonho de simetria. Naquela época, a Igreja encabeçava os movimentos sociais,  que nos deu uma visão do lado social e formou toda uma geração. No Científico existia o sonho. Abre-se um novo capítulo na minha vida com a universidade. Cada vez aumentava o desejo de retribuir para esta cidade, aquilo que havia me dado de forma tão generosa”, destacou.

Lembrou que Fortaleza até 1979 viveu, como todo o país, anos de chumbo. “Hoje agente diz “nunca, jamais”. Ai então aquela minha convicção de ser engenheiro. Nos apaixonamos por física e matemática. Decidi recomeçar e fui para o Rio, fiz o mestrado. Eu tive mais do que nunca a convicção que tinha que voltar para o Ceará. Primeiro fui para a Inglaterra, passei três anos e meio fora, muita saudade e fiz o doutorado. Tive a felicidade de estudar em uma boa universidade europeia com as melhores cabeças, prêmios nobel, artistas internacionais. Naquele momento tomei a decisão de além do atavismo cearense, pensei em fazer algo grande. Então iniciamos aqui esse trabalho de criação do curso de engenharia. Hoje são quase 48 anos responsável pelo departamento. Definimos o carro-chefe do setor de pesquisa, tive o privilegio de ser o primeiro coordenador do primeiro curso de doutorado dessa universidade e do Estado do Ceará. Tenho a convicção que a ciência deve estar próxima da tecnologia. Ai continuei essa luta para a implantação e desenvolvimento da pesquisa, que foi algo fundamental para o estado”, pontuou.

Lindberg disse que depois foi implantada uma política global que se transformou em politica de estado. “Então se decidiu no início dos anos 90, termos um polo metal mecânico no Ceará. Começamos com um programa de pós-graduação que culminou com um Departamento de Engenharia Metalúrgica. Hoje somos suporte para essa metalúrgica a CSP que representa 40% do PIB do Ceará”, asseverou.

Na sua avaliação, a história terminaria ali, mas então foi chamado para levar a universidade para Russas. “Eu encerro minhas palavras dizendo que não há nada mais gratificante que no entardecer da vida, você ser reconhecido. Uma homenagem como essa, no meu caso reforça em mim a convicção de que faria tudo de novo”, concluiu.

Perfil

LINDBERG LIMA GONÇALVES Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará (1969), Mestre em Física Teórica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), Doutor em Física Teórica pela Universidade de Oxford com Pós Doutoramento na Universidade de Oxford (1977). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Diretor do Campus da UFC (Russas); Consultor Ad Hoc das agências de fomento CAPES, CNPq, FINEP, FACEPE, FAPDF, FAPERJ, FAP-PR e árbitro dos periódicos: Brazilian Journal of Physics, Journal of Magnetism and Magnetic Materials, Physica A, Physics Letters A, Chemical Physics, Journal of Statistical Physics, Physicai Review B, Physical review E, Physical Review Letters e Surface and Coatings Technology.

É membro da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Americana de Física (American Physical Society) e Fellow da Sociedade Inglesa de Física (The Institute of Physics). Tem atuado como  árbitro em várias ICM’s (International Conference on Magnetism: 1991, 1994, 2000, 2003) e participou do Comité Organizador Nacional das conferências STATPHYS1989 e ICM2000. Orientou 14 dissertações/teses, publicou cerca de 93 trabalhos em periódicos de circulação internacional e apresentou cerca 50 comunicações em congressos internacionais, tendo sido Pesquisador Visitante no Centro de Investigación enEnergia da UNAM (México) e Professor Visitante na Universidade de São Paulo.

Foi Membro do Conselho Editorial da SBF, Conselheiro e Secretário Regional da SBPC, Pró-Reitor de Pesquisa e PósGraduação da UFC, Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa do Nordeste e coordenou vários projetos de pesquisa financiados pela FINEP/FNDCT, Presidiu a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará NUTEC e coordenou coordena a Câmara de Assessoramente em Engenharia e Ciências da Computação da FUNCAP. Atualmente é membro da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da UFC, Membro do Corpo Editorial do Open Superconductors Journal, Preside o Instituto de Pesquisa e Inovação do Ceará, membro do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará, coordena vários projetos de pesquisa de âmbito nacional e internacional, é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, membro da Ordem Nacional do Mérito Científico no Grau de Comendador e Diretor do Campus da UFC em Russas.