Câmara concede o título de cidadão de Fortaleza ao conselheiro substituto do TCE, Itacir Todero

26/04/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza concedeu, nesta sexta-feira (26), o Título de Cidadão de Fortaleza ao senhor Itacir Todero, atual conselheiro de contas substituto do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). A comenda, entregue em Sessão Solene, foi solicitada através do Projeto de Decreto Legislativo 0073/2018 de autoria do vereador Emanuel Acrízio de […]

A Câmara Municipal de Fortaleza concedeu, nesta sexta-feira (26), o Título de Cidadão de Fortaleza ao senhor Itacir Todero, atual conselheiro de contas substituto do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). A comenda, entregue em Sessão Solene, foi solicitada através do Projeto de Decreto Legislativo 0073/2018 de autoria do vereador Emanuel Acrízio de Freitas (PRP), subscrito pelo vereador Elói (Patri).

A solenidade foi presidida pelo vereador Emanuel Acrizio, no ato representando o presidente em exercício da CMFor, vereador Adail Júnior (PDT). A mesa solene foi composta pelas seguintes personalidades: Aécio Vasconcelos, procurador do TCE; Vânia Rocha, ouvidora geral da OAB; Luiz Sérgio Gadelha, ex-presidente do TCM; Paulo César de Sousa, conselheiro substituto do TCE e o vereador professor Elói.

Em sua saudação ao homenageado, o vereador Emanuel Acrízio destacou que Itacir Todero, desde 2007, tem desenvolvido um excelente trabalho em nosso estado, demonstrando sua vocação para cuidar do saneamento da área finanças do estado. “Em 1995 a vida lhe trouxe um problema, mas lhe deu sua esposa e seus dois filhos. Tem oito irmãos e é filho de agricultor. Também não sou de Fortaleza. Nasci de Itarema, sou pai de duas filhas e tenho nove irmãos, isso nos assemelha e nos irmana. A Câmara lhe homenageia pelo bom trabalho que vem realizando no TCE em prol do nosso Estado. Aqui fica nossa homenagem ao senhor o que demonstra o apreço que temos por sua pessoa. Que permaneça por muito tempo em nosso Estado”, concluiu.

Em seguida foi feita a entrega do Título de Cidadão pelo vereador Emanuel Acrízio ao homenageado, que ato continuo fez seus agradecimentos. “Quero agradecer a presença de tantos amigos que estão aqui. Agradecer os vereador Emanuel Acrizio e professor Elói pela deferência. E aproveitar o momento para parabenizar o trabalho que o senhor, vereador Emanuel Acrizio vem desenvolvendo aqui e junto as secretarias. O senhor tem procurado aproximar as demandas das comunidades junto ao Executivo. O senhor tem na veia a pedagogia, como professor, e enxerga que com a educação pode-se modificar a vida dos jovens e aproximar instrumentos públicos da população. Quero agradecer e parabenizá-lo por esse trabalho de levar cultura e segurança para os bairros”, ressaltou.

Disse que quando assumiu como conselheiro de contas substituto do TCE, se deparou com uma situação que o Tribunal não evoluía. “Passamos a atuar com propostas para que o TCE tivesse uma função mais ativa e tivesse um papel maior na sociedade cearense. Para que desta forma o cidadão tivesse melhores repostas do órgão. Conseguimos fazer um trabalho. E tivemos esse mesmo trabalho reconhecido no estado e no país. Naquela época se fazia necessário uma entidade que congregasse os profissionais que entram no Tribunal por concurso, dai surgiu a Audicon”.

“Propomos um debate mais técnico para aprimoramento do Tribunal de Contas. Conseguimos articular no Congresso nacional um conselho com titulação de entidades. No TCE conduzi por um tempo a ouvidoria. O papel que exerci como primeiro ouvidor foi criar um canal de entrada da população. Realizamos vários cursos de formação, seminários quase semestrais. Hoje estamos vivenciando um novo momento do Ceará, com a extinção do TCM estamos ainda nos situando. Só que precisamos dar uma resposta melhor à sociedade. Nosso papel como conselheiro substituto é oferecer o plenário análises mais técnicas. Hoje os tribunais de contas tem sido muito bem avaliados pela sociedade e acreditamos que o modelo proposto é suficiente desde que haja um regramento nacional. Mas é fato que alguns conselhos carecem de melhorias. Finalizo minhas palavras agradecendo a homenagem, que me torna oficialmente cidadão dessa terra que me adotou como filho”, finalizou.

Perfil

Itacir Todero, é natural de Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul. Formando em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões – Campus Erechim (RS). Com pós-graduação em Gestão Fazendária pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (RS). Mestrado em Economia do setor publico pela Universidade Federal de Fortaleza com área de concentração em Transformação Estrutural da Economia do Ceará.

Há onze anos, ocupa o cargo de conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, decidindo e propondo votos pautados exclusivamente em análises técnicas. Foi vice-presidente do IRB (Instituto Rui Barbosa) que tem como foco aprimorar as atividades exercidas nos tribunais de contas do país, no período de 20 de abril de 2015, sendo o onico conselheiro substituto a ocupar esse cargo.

Fundador e primeiro vice-presidente da Audicon (Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos), que tem como propósito lutar pelo aprimoramento do Controle Externo exercido pelas cortes de contas do Brasil. Ademais, foi o primeiro ouvidor da Corte de Contas, nas gestões 2014-2015 e 2016-2017, tendo contribuído para a criação da rede Ouvir no Estado do Ceará, que nasceu com o propósito de integrar as ouvidorias de todos os poderes e instituições, de forma a facilitar a proximidade entre os cidadãos e os serviços públicos nas diversas esferas do governo.

Passou em concursos no Rio Grande do Sul, do IBGE e da Secretaria da Fazenda, sendo chefe do posto fiscal naquele Estado. Lá implementou o método científico junto aos técnicos tributários quando diretor da entidade em duas gestões e elaborou estudo técnico sobre a complexa situação financeira e possibilitou a melhoria da arrecadação no estado e o controle. Em todos os cargos exerceu com inteligencia pulso firme, cultivou amizades e parcerias, ganhando respeito e confiança para ser o guardão do pote de ouro de um amigo se for preciso.

Ele sofreu um acidente que ocasionou a perda de parte de sua perna. Em 1992 casou e tem dois filhos. Residindo no Ceará desde 2007 vivencia diuturnamente a cultura cearense, e divide-se entre o Ceará e Rio Grande do Sul, onde tem parte de sua historia e raízes.

Fotos: André Lima