Câmara concede a Medalha Boticário Ferreira ao senador José Pimentel

18/08/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta sexta-feira (17) Sessão Solene para outorga da medalha Boticário Ferreira ao senador José Barroso Pimentel. A homenagem foi proposta pelo vereador Alípio Rodrigues através do requerimento 0637/2010. A sessão foi presidida pelo vereador Guilherme Sampaio (PT), no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT). A […]

A mesa solene contou com as presenças: do secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda; do deputado estadual Elmano Freitas (PT); Freitas Cordeiro, dirigente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (FCDL); a deputada federal Luizianne Lins; o vereador Alípio Rodrigues.

O presidente da CMFor, Salmito Filho enviou uma nota justificando sua ausência e destacando a justeza da homenagem pelos relevantes serviços prestados pelo Senador José Pimentel ao povo de Fortaleza.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Alípio Rodrigues destacou a trajetória brilhante do senador. “O que Deus lhe prometeu, Deus não falha. Sempre tive uma grande admiração por seu trabalho, a frente do Ministério, nos quatro mandatos como deputado e agora senador, demonstrou sua grande capacidade e seu valor como homem público. Eu mesmo acho uma injustiça tirá-lo do senado. O senhor, Mauro Benevides e Cid Carvalho, para mim, deveriam continuar naquela Casa. Hoje a tribuna é do senhor, a quem eu faço essa humilde homenagem em nome do povo de Fortaleza”, frisou.

Em seguida, Pimentel recebeu a Medalha Boticário Ferreira e o diploma da concessão das mãos do vereador Alípio Rodrigues, ao lado de familiares. Em seguida, o vereador Guilherme Sampaio destacou o trabalho do senador a frente do Ministério da Previdência Social. “Ainda hoje vemos o impacto do trabalho sério e dedicado. Hoje Fortaleza reconhece sua trajetória. Pra mim na condição de vereador é um privilégio de dirigir essa sessão em nome do presidente Salmito Filho. Homenagear Pimentel é homenagear a luta do trabalhador do país”, disse.

Em sua fala de agradecimento, Pimentel lembrou que o primeiro balcão do microempreendedor do país foi criado na Câmara de Fortaleza, quando da primeira presidência do vereador Salmito Filho. “Depois replicamos para o Brasil”.  Ele passou a fazer os agradecimentos. “Minha família, meu pai e minha mãe. Somos 15 irmãos, meu pai se foi e minha mãe está fazendo 99 anos, queremos ela com saúde. Desses 15 somos 13 vivos. Agradeço aos meus três filhos que tiveram pouco convívio comigo, e eles sempre diziam, quando teremos férias juntos? as últimas que tirei foi em 1979. Não tive como acompanhar sua infância e sua adolescência, mas meus netinhos terão minha presença”, disse.

“Quero ser sempre reconhecido como bancário aposentado que sou. Grato aos meus assessores, que tem contribuído muito para o meu mandato. Com relação a seu trabalho a frente do Ministério da Previdência ele destacou suas ações para o fortalecimento das micro e pequenas empresas e do microempreendedor individual. “Dos últimos 10 anos, de 2007 para cá, mais de 10 milhões deempregos foram gerados pelas micro e pequenas empresas. Aqui em Fortaleza temos 167 mil e no Ceará 361 mil micro e pequenas empresas, mesmo diante da crise do país. E hoje temos mais de 26 milhões de desempregados, bons eram os tempos quando esse país teve um pleno emprego, até 2014,” comentou.

Segundo ele, na época de Lula, o país foi obrigado a trazer mais de 15 mil engenheiros civis da America Latina e Espanha para dar conta do canteiro de obras que era o Pais. Hoje, o governo prega o estado minimo, mas o Ceará não acatou o estado minimo e continuou sua trajetória de investimentos. Com relação as micro e a pequenas empresas, tivemos em dois anos, três leis muito importantes aprovadas. Mas o presidente vetou as três leis e é por isso que estamos nessa situação, que agora estão prestes a ser revogadas. Nossa saída passa pela reeleição. Destacou, ainda, a criação do Fundeb em 2007. “temos essa visão que a Educação faz parte da mesma árvore, por isso temos que dar o melhor para educar a quinta população do planeta.”

O senador destacou, ainda, que o atual processo eleitoral é tão importante quanto a constituição de 1988. “Não tenho duvida que todos aqui estarão engajados na agenda nacional. Temos muita gente boa que embarcou nessa tese de estado mínimo. Quem acredita nisso é só olhar para a Argentina que está falida que voltou para o Fundo Monetário Nacional”.

“Em 2014, pagamos tudo que devíamos ao FMI e atingimos reservas internacionais de mais de 300 bilhões. E somente neste ano o governo queimou US$ 24,5 bilhões para conter a alta do dólar. Os brasileiros que acreditam nesse país, precisam estar de coração aberto e fazer esse debate. Vou guardar essa comenda com todo carinho, pois sei da generosidade e espontaneidade do vereador Alípio e dos vereadores dessa Casa. Queremos uma pátria mais igualitária e humana”, finalizou.