Câmara de Fortaleza concede a Medalha Boticário Ferreira à Paulo Vieira

10/06/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (10), Sessão Solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira à Paulo Sérgio Vieira da Silva. A comenda foi proposta pelo vereador Esio Feitosa (PPL), líder do Governo no Legislativo, através do requerimento 193/2019, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. Segundo o parlamentar, o homenageado é […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (10), Sessão Solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira à Paulo Sérgio Vieira da Silva. A comenda foi proposta pelo vereador Esio Feitosa (PPL), líder do Governo no Legislativo, através do requerimento 193/2019, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. Segundo o parlamentar, o homenageado é merecedor da mais elevada comenda da Câmara, por seus relevantes serviços prestados à Cidade.

A sessão foi presidida pelo vereador Esio Feitosa, no ato representando o presidente da CMFor, Antonio Henrique (PDT). A mesa de honra contou com as presenças das seguintes personalidades: Philipe Nottingham – Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Fortaleza; Elza Maria, mãe do homenageado; tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador de Defesa Social da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social; Maurício Cavalcante Filizola; presidente do Sistema Fecomércio e Roney Vasconcelos, diretor da Febracis-Natal; Munguba Júnior, embaixador cristão da Coreia do Sul e Presidente da Igreka Batista Comunidade do Amor.

A Medalha Boticário Ferreira foi instituída em 1981 pela Câmara Municipal de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que, em Fortaleza, se distingue pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços à coletividade e dedicação as causas do Município.

O vereador Esio Feitosa cedeu a palavra ao diretor da Febracis -Natal, Roney Vasconcelos, para fazer a saudação ao homenageado e aos presentes. “Me sinto gratificado e honrado de hoje estarmos aqui para dar honra a quem tem honra, e o reconhecimento aos serviços prestados à nossa cidade. Reconhecer é a melhor forma de mostrarmos nosso sentimento. Esse momento foi desenhado ha três anos, Deus foi tão bom e perfeito que me trouxe aqui, não para falar de mim, mas para honrar e agradecer a vida e a obra do Paulo Vieira. A homenagem faz justiça, pois Ceará tem um escritor de best-seller, e palestrante de renome internacional, que já merecia estar na galeria de honra da cidade”, frisou.

Em seguida falou a filha do homenageado, Júlia Vieira. “Sei que é inquestionável que meu o pai é perito em gerenciar pessoas, empresas, ser coach, escritor de livros, mas posso falar que não conheço uma pessoa tão disposta a se sacrificar pelos outros, como ele. Meu pai não mede esforços para cuidar das pessoas. Muitas vidas têm sido transformadas. Permanecer horas em cima de um palco orientando as pessoas, as pessoas podem pensar ser muito cansativo. Mas qualquer esforço físico é pago, quando vemos os resultados na vida das pessoas. Sei que essa medalha é muito importante para você, mas a medalha principal é a vida que são impactadas por você. Mas não teria sentido de ele ser sucesso em todo lugar e ser medíocre em casa. Eu que convivo com ele posso dizer que sim, ele é sucesso também em casa. Eu não poderia ser mais grata a Deus por ter o senhor como pai,” ressaltou.

Após receber a comenda e o certificado, Paulo Vieira disse que não acredita no acaso e que o sucesso que perdura é uma questão de mérito, de autoria. “Quando falo de mérito quero quebrar o mito. As pessoas trazem a si, o mérito de chegar a algum lugar e esquecem de quantas pessoas participaram. Então quero dividir o mérito com vocês aqui. Eu vou fazer uma timeline da minha vida, Primeiro quero dar o mérito a Deus. Sei que ele me ungiu para uma obra, me preparou durante 13 anos, foi meu caráter fortificado e persistência. Isso continua mudando minha vida. O outro mérito é de meu pai e minha mãe. Minha mãe me presenteou com seu gene, suas habilidades. Eles me ensinaram até o que não fazer também”, asseverou.

Paulo citou os demais familiares e amigos, colaboradores, sócios, alunos, entre outros. “Foram muitas pessoas que impactaram minha vida. Minha esposa Camila aos meus três filhos, que me ensinaram o real significado da palavra amor e a necessidade de me reinventar como pai e rejuvenescer para ser pai de um menino de quatro anos,” disse.

Falou, ainda, sobre o trabalho que realizou em presídio, a pedido do tenente-coronel Bernardo Aguiar, que atingiu a pacificação e capacitação de detentos. Pontuou sobre o Instituto Paulo Vieira que tem 1.800 famílias impactadas, afirmando que o de Fortaleza vai beneficiar 3.500 famílias. “Vamos buscar empresários para criarem institutos como o nosso, oferecemos a tecnologia de graça para que mais pessoas sejam impactadas. Finalizo por aqui destacando minha gratidão pela presença de todos vocês. Quero ser grato ao vereador Esio Feitosa que criou o dia do Coach em Fortaleza e o prefeito Roberto Cláudio que sancionou a mesma”, concluiu. No final, o pastor Munguba Júnior fez uma oração pelo homenageado e pelos presentes.

Perfil

Paulo Sérgio Vieira da Silva nasceu em Fortaleza, no dia 30 de agosto de 1967. Filho do seu Getúlio e dona Elza, ele cresceu no Rio de Janeiro, para onde a família se mudo quando ele tinha cerca de um ano de idade.

Durante a infância e a adolescência já dava finais de seu espírito empreendedor. Aos 8 anos, cultivava plantas em vasos para vender, e mais tarde, também criou com amigos um jornal sobre os moradores do condomínio onde vivia a vender no próprio prédio.

Aos 17 anos, seu pai – que era empresário – faliu e a família acabou voltando para o Nordeste, passando por diversos problemas financeiros, nos anos seguintes. Após isso, Paulo Vieira enfrentou as mais diversas dificuldades na vida até os 30 anos de idade. Ao logo desse período ele viu seu primeiro casamento acabar, morou de favor na casa de parentes e mal tinha recursos para comprar o básico para si.

Essa reviravolta em sua vida fez que ele aprendesse a se virar. Assim Paulo deu início aos estudos acadêmicos, curando administração em período integral na Universidade Federal do Ceará, e desdobrava no tempo livre para incrementar sua renda. Assim revendia calções de banho, roupas de academia, produtor de cabelo, colchões e diversos outros itens dos intervalos das aulas.

Quando completou os trinta anos, literalmente deu uma virada, Ele se envolveu em um acidente de carro com duas amigas, em que o poste caiu sobre o veículo e os três ficaram presos nas ferragens. Sem ninguém com coragem para ajudá-los – pois o combustível estava vazando e os fios do poste faiscavam -, Paulo conseguiu sair do automóvel para ajudar as outras duas pessoas presas. O momento, que poderia ter sido fatal, marcou seu renascimento como pessoa. Era o início de um processo profundo de transformação.

O segundo momento dessa transformação foi quando Paulo leu a Metáfora de Sísifo no livro “Sem medo de vencer”, do psicólogo Roberto Shinyashiki. Na História, Paulo percebeu que sua vida era como a do personagem um eterno recomeçar. Assim, entendeu que era seu próprio sabotador e que precisava assumir a responsabilidade por suas escolhas, seus resultados e sua vida. Princípio base para o conceito da “Autorresponsabilidade”, que criaria alguns anos depois.

Era hora de tomar decisões. Assim voltou a estudar, mudou seu comportamento, fez uma pós-graduação em Gestão de Pessoas e abriu uma empresa de consultoria comercial.

Um ano depois, já tinha conquistado carro e casa próprios, e estava noivo de Camila Saraiva, que se tornaria sua esposa, sócia e uma das maiores inspirações para todas as mudanças positivas que ocorreram em sua vida desde então.

Como consultor, Paulo Viera descobriu que sua real vocação não era ajudar empresas, como vinha fazendo, mas sim pessoas. Depois de fazer um curso de formação de coaching em São Paulo, ele resolveu que era a hora de mudar sua carreira. Isso foi em 1998.

Ao logo dos 20 anos seguintes, Paulo Vieira se aperfeiçoou e desenvolveu uma metodologia única, que tem ajudado milhares de pessoas a transformarem suas vidas para melhor: O Coaching Integral Sistêmico. Hoje, são mais de 40 milhões de pessoas impactadas diretamente, o que torna Paulo Vieira um dos coaches mais conceituados do Brasil.

O CIS se diferencia do coaching tradicional por trabalhar de forma integral a razão e a emoção, de modo que é possível obter alta performance pessoal e profissional sem comprometer nenhuma área da vida, Saúde, família, conjugal, financeiro, social entre outras áreas, são trabalhadas no processo em conjunto.

A metodologia, é inclusive, base de um dos maiores treinamentos de inteligência emocional do mundo, o Método CIS, criando pelo próprio Vieira. O Curso é realizado em diversas cidades brasileiras e já conta com mais de 195 edições.

Paulo Vieira é mestre em Coaching pela Florida Christian University (FCU) e PhD em Business Administration pela mesma instituição. Além disso, o master coach também conta com um MBA em Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing, em Portugal e pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Além disso, é escrito de oito livros, que somam mais de um milhão de exemplares vendidos. Nas obras, ele explica sua metodologia com conceitos, exercícios e aplicações práticas. Sua obra mais conhecida é o livro O Poder da Ação, que vendeu mais de 500 mil copias com quase 150 semanas no ranking dos mais vendidos do Brasil até o mês de novembro de 2018. Além disso, seis de seus livros integram os principais rankings de mais vendidos do país, como o da revista veja e o do jornal Folha de S. Paulo.

No meio empresarial, Paulo Vieira é reconhecido como uma autoridade em temas como coaching, liderança, negociação, relações humanas e gestão eficaz de pessoas, tendo realizado consultoria em cerca de 800 empresas. São mais de 10.800 horas em sessões individuais de coaching ao longo de 20 anos exercendo a profissão.

Além disso, ele também possui um canal de coaching do Brasil no Youtube, com mais de 419 mil inscritos e mais de 30 milhões de visualizações. Ele é o fundador de Febracis – Coaching Integral Sistêmico, empresa que potencializa vidas e negócios, através de cursos, livros e palestras e também forma profissionais de alto nível para que exerçam a profissão de coaching com excelência. Com matriz em Fortaleza, a instituição tem sedes espalhadas por todo o Brasil, nos Estados Unidos e em Luanda (Angola).

Fotos: André Lima