Audiência pública tratou sobre a Operação Urbana Consorciada Leste-Oeste

27/05/2019 - Rochelle Nogueira

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta segunda-feira, 27, no auditório Ademar Arruda, o quarto debate destinado a Operação Urbana Consorciada, desta vez para a região Leste-Oeste. A área abrange o entorno da Avenida Francisco Sá. O vereador Esio Feitosa (PPL) presidiu a audiência que tratou do projeto de lei ordinária nº 85/ […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta segunda-feira, 27, no auditório Ademar Arruda, o quarto debate destinado a Operação Urbana Consorciada, desta vez para a região Leste-Oeste. A área abrange o entorno da Avenida Francisco Sá. O vereador Esio Feitosa (PPL) presidiu a audiência que tratou do projeto de lei ordinária nº 85/ 2019.

O vereador Esio Feitosa aproveitou a oportunidade para citar o debate transparente sobre as Operações Urbanas Consorciadas na CMFor. O parlamentar ressaltou que a Câmara Municipal de Fortaleza recebeu seis projetos de leis, mas a informação é que existem mais áreas da cidade passíveis de receber o projeto. “Registro para demonstrar total transparência tanto do executivo como do legislativo nesse processo. Em janeiro de 2018, foi lançado o Fortaleza competitiva; fevereiro de 2018, houve a apresentação Fortaleza Competitiva com foco nas Operações Urbanas Consorciadas na Unifor; em março de 2018, a CCPD apresentou o resultado obtido pela empresa para as áreas que irão receber as OUCs; setembro de 2018, os conselheiros da CCPD deram suas contribuições; outubro de 2018, a comissão permanente do plano diretor aprovou o projeto que está em tramite na CMFor”, disse.

Mariana Hissa, arquiteta da Seuma.

Marina Hissa, representando a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente – Seuma, atentou que a área destinada ao perímetro Leste-oeste vai desde o riacho do Jacarecanga até o entorno da Avenida Francisco Sá, pegando o entorno do Álvaro Weyne, Carlito Pamplona. “A grande questão da Operação Urbana é realizar uma intervenção que trará melhores parâmetros urbanísticos para a área no sentido de incentivar o mercado imobiliário e a diversificação de uso naquele local, pois têm muitos galpões desocupados com infraestrutura boa que podem ser melhores aproveitados”, frisou.

Mariana Hissa apontou também que a área desta Operação Urbana Consorciada, Leste- Oeste, tem grande influência na cidade de Fortaleza por se tratar de um local estratégico que liga não só o Centro, mas a Região Metropolitana. “Na mobilidade urbana, a Avenida Francisco Sá liga os moradores da área Oeste não só ao Centro, mas também a Avenida Bezerra de Menezes e a Região Metropolitana. Outro ponto essencial, diz respeito ao patrimônio histórico disponível no bairro Jacarecanga. A implantação desta Operação Urbana possibilita adensamento importante para a área”, relatou Mariana Hissa.

Também participaram do debate os vereadores Sargento Reginauro (Sem partido), David Medeiros, representante da Secretaria de Cultura de Fortaleza, vereador Dr. Porto (PRTB), Dra. Denise Sobreira, Procuradora do Município e do vereador Ronivaldo (PT).

O que é uma Operação Urbana Consorciada?

São intervenções coordenadas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, com a participação da iniciativa privada promovendo transformação urbana estrutural, melhorias sociais e valorização ambiental em áreas da cidade.

Fotos: Evilázio Bezerra.