Audiência pública discutiu a situação dos vendedores ambulantes nos terminais de ônibus de Fortaleza

19/06/2019 - Rochelle Nogueira

Para debater sobre a situação dos vendedores ambulantes nos terminais de ônibus de Fortaleza, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quarta-feira, 19, uma audiência pública para ouvir os anseios dos trabalhadores. O vereador Guilherme Sampaio (PT) foi o propositor da audiência. O vereador Guilherme Sampaio reforçou o compromisso da Casa Legislativa em […]

O vereador Guilherme Sampaio reforçou o compromisso da Casa Legislativa em ouvir os anseios da categoria. O objetivo foi discutir com os ambulantes as principais demandas para que o parlamentar possa propor um projeto de lei que regulamente a situação dos vendedores ambulantes nos sete terminais de ônibus de Fortaleza.

“Desde que a administração dos terminais de ônibus de Fortaleza foi terceirizada por uma empresa privada, nós começamos a receber denúncias e sermos procurados por vendedores ambulantes que estavam sendo ameaçados e expulsos dos terminais. Vendedores que vêm trabalhando nesse tipo de serviço há bastante tempo, inclusive já houve um Termo de Ajuste de Conduta no Ministério Público no tempo do prefeito Juraci Magalhães. A partir disso, buscamos um diálogo com a Etufor e com a Socicam e essa conversa pacificou alguns terminais, mas não todos. Quero propor a regulamentação do comércio ambulante nos terminais de ônibus para resolver de uma vez por todas as questões, como por exemplo: que tipo de mercadoria, onde pode ficar, qual a quantidade, a identificação, segurança e higiene. Tudo isso para garantir o ganha pão dessas pessoas e a segurança da população”, disse Guilherme Sampaio.

O agente da Guarda Municipal de Fortaleza, Inspetor Maurício, ressaltou o papel do órgão Municipal dentro dos terminais de ônibus. Segundo ele, a corporação atende a segurança dos usuários, auxilia a empresa Socicam no apoio logístico, na segurança do pessoal da empresa e dos órgãos da Prefeitura. “Ouvi aqui algumas reclamações com equipes da Guarda. Qualquer denúncia deve ser dirigida a nossa corregedoria, principalmente em casos de excesso. Infelizmente, se for necessário dar o apoio a Socicam e a Etufor, temos que realizar”, evidenciou o inspetor sobre reclamações dos ambulantes.

A vendedora ambulante, Ivone Freitas, que trabalha nos terminais de ônibus de Fortaleza desde 2001, ressaltou que faz parte do sistema de cadastramento de ambulantes já realizado pelo órgão da Prefeitura, Etufor. Mas, a partir de 2015, com a gestão da empresa Socicam, os ambulantes passaram a ser retirados dos terminais. “Hoje o nosso maior problema são as ameaças que a partir de setembro deste ano, não poderemos mais trabalhar nos terminais. Desde a entrada da Socicam em 2015, e com o impasse na efetivação do nosso trabalho no dia a dia, muitas pessoas entraram em depressão e outras estão passando fome. Nós só queremos poder levar o pão de cada dia para nossas casas. Só queremos trabalhar, queremos um acordo, uma solução com a Prefeitura e com a Socicam”, evidenciou

Encaminhamentos:
– Solicitar reunião com a Comissão de Transporte para que o colegiado convoque a Agefis e a Socicam. “Uma comissão de ambulantes deve participar da reunião. Tragam uma pauta organizada com as demandas da categoria”, disse Guilherme Sampaio;
– Será feito um ofício com as informações da audiência à Guarda Municipal de Fortaleza;
– Iniciaremos a construção de uma regulamentação dos ambulantes nos terminais de ônibus de Fortaleza.

Fotos: Evilázio Bezerra.

Atualmente a cidade conta com sete terminais de ônibus na cidade: Antônio Bezerra, Papicu, Parangaba, Lagoa, Siqueira, Messejana e Conjunto Ceará.