Audiência debate mudança do nome da Rua Professor João Bosco para Padre Herman Mestrom

23/11/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (22), Audiência Pública para discutir a mudança da denominação da Rua Professor. João Bosco para Rua Padre Hermano Mestrom. A discussão foi proposta pelo vereador Michel Lins (Cidadania) e aconteceu na própria comunidade, na quadra do Colégio Maria Manfort, bairro Parque Araxá, fundado pelo ora homenageado, e […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (22), Audiência Pública para discutir a mudança da denominação da Rua Professor. João Bosco para Rua Padre Hermano Mestrom. A discussão foi proposta pelo vereador Michel Lins (Cidadania) e aconteceu na própria comunidade, na quadra do Colégio Maria Manfort, bairro Parque Araxá, fundado pelo ora homenageado, e que fica situado na rua que terá o nome alterado.

A mesa de honra foi composta pelo vereador Michel Lins, que presidiu a audiência, tendo como componentes: o Padre Antônio de Assis, provincial da Congregação da Missão dos Padres Lazaristas; César Filho, coordenador da Pastoral da Iniciação a Vida Cristã da Paróquia São José dos Operários, representando a comunidade; Padre Silvio Alfredo, pároco da Igreja Nossa Senhora dos Remédios; Paulo Henrique, gerente da Célula de Licenciamento e uso do espaço público, representando a Regional II; professora  Carlúcia, diretora do Colégio Maria Monfort e Maria Cláudia Barroso, coordenadora da Unidade de Saúde Santa Liduína,

Em sua saudação aos presentes, o vereador Michel Lins destacou que é frequentador da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, onde o Padre Herman Mestrom foi pároco, desde seus 11 anos de idade.  “Aqui fiz minha primeira comunhão, me crismei, fundei e participei de grupos de jovens e me casei. Conheço de perto o trabalho do Padre Herman. A mudança do nome da Rua irá perpetuar sua memória e seu legado. Não mudará a vida de ninguém, mas homenageará alguém que mudou a vida de milhares de pessoas”, frisou.

Michel destacou que o padre fundou o Colégio Maria Monfort, que educou milhares de crianças e jovens, que muitas vezes nem pagavam a mensalidade, que servia apenas para pagar as despesas da escola. Disse que ele cedeu o terreno para construir o posto de saúde, além de ter se dedicado às obras espirituais e de atendimento à comunidade, através das pastorais, celebrações e evangelizações. “Sei que temos alguns poucos que são contrários a essa proposta, mas todos nós aqui podemos lembrar para essas pessoas, o que representou o trabalho do Padre Hermano para toda a comunidade”, evidenciou.

O vereador destacou que Padre Herman foi um grande incentivador de sua entrada na política. “Eu venho trabalhando pela comunidade. Consegui a reforma do campo do Tigrão, que vai se tornar uma grande arena, com academia, bicicletar e escolinhas. Consegui a primeira creche pública para a comunidade, a primeira com dois andares de Fortaleza, no Padrão MEC e a reforma da Escola São Raimundo. Essas ações mudam a comunidade, mas a mudança do nome de uma rua, numa justa homenagem, nada muda para os moradores”, reafirmou.

Padre Silvio Alfredo destacou a merecida homenagem ao Padre Herman, que segundo ele foi um grande evangelizador e grande incentivador dos trabalhos sociais. “Com essa homenagem os seus feitos se perpetuarão em nossas memórias”, disse. Padre Antônio de Assis, que substituiu Padre Herman à frente da Igreja dos Remédios, disse que acompanhou a trajetória do homenageado o substituindo em Quixeramobim e depois em Fortaleza. “Reconheço a grandiosidade da obra do padre Herman, que com tão poucos recursos conseguiu oferecer tantos benefícios aos que mais precisavam. Ele é referência de doação e de trabalho”, enfatizou.

César Filho falou em nome da comunidade e frisou ser fruto do trabalho realizado pelo homenageado. “Estou muito feliz em poder em breve ver nas placas das ruas o nome do Padre Herman, uma pessoa que veio do exterior e lutou pela melhoria de vida de milhares de pessoas, se doando e se dedicando a missão que lhe foi confiada”, pontuou.

Em seguida, a palavra foi aberta às pessoas da platéia. A senhora Margarida Militão disse que o Padre Herman foi uma pessoa de muita simplicidade, que soube cativar a comunidade por seu trabalho incansável. “Minha gratidão ao Michel por essa iniciativa. O Padre gostava muito de você e sempre dizia que seria um grande político e sabia que você estaria sempre pronto a auxiliar a paróquia. Que você tenha uma carreira muito bonita e continue trabalhando em prol da comunidade”, ressaltou.

Ao final Joel Bruno, chamado pelo padre Herman de Profeta Joel, cantou a música “Amigos para sempre” que era a favorita do Padre Herman. O vereador Michel Lins disse que comunicará aos moradores os próximos passos da tramitação do projeto que mudará o nome da rua Professor João Bosco para Padre Herman Mestrom.

Fotos: André Lima