Atuação da CMFor ganha destaque em solenidade de apresentação do Proinfra

01/07/2019 - Ana Clara Cabral

Na manhã desta segunda-feira, 1º de julho, aconteceu, no Teatro São José, a solenidade para apresentação do Programa de Infraestrutura em Saneamento e Educação (Proinfra) da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A Câmara Municipal, com seu importante papel no processo de elaboração e aprovação do Proinfra, recebeu destaque de autoridades políticas presentes. O presidente da CMFor, […]

Foto: Kléber Gonçalves

O presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT), ressaltou o trabalho conjunto dos vereadores para atender as demandas da população. “A Câmara Municipal participou diretamente do Programa. Além da aprovação em Plenário, é papel dos vereadores saber as reais necessidades dos bairros e indicar as urgências, pelo contato direto com o povo”, declarou.

O secretário do Governo, Samuel Dias, apresentou o Proinfra, que engloba serviços de drenagem, saneamento, urbanização, mobilidade, moradia, além da construção de novos equipamentos nas áreas de Educação, Saúde e Esporte. De acordo com o secretário, o Programa começou a ser desenvolvido em 2013, no início da gestão do prefeito Roberto Cláudio.

O investimento será de R$ 1,5 bilhão, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (BIRD), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômia Federal e Banco Santander.

O prefeito Roberto Cláudio agradeceu aos deputados, vereadores, colaboradores da Prefeitura, movimentos sociais e lideranças comunitárias. “Foi um grande trabalho em equipe. As pessoas trabalham com um bem-querer pela cidade. Fico muito feliz que, nas atuais circunstâncias políticas do Brasil, conseguimos costurar e alinhavar um projeto como este”. Ele afirmou ainda que graças aos vereadores a Prefeitura pode alcançar as pessoas invisíveis à sociedade.

Ciro Gomes compareceu ao evento e destacou alguns pontos do Programa, chamando a atenção para as áreas de emprego e qualidade de vida. Ele afirmou que investimentos desta magnitude (1,5 bilhão) são uma verdadeira revolução na gestão do Roberto Cláudio, de acordo com Ciro, “melhor prefeito da história de Fortaleza”. Ele ainda ressaltou a ética e coesão política em Fortaleza. “A capital cearense é a segunda cidade mais desigual do Brasil e ainda assim, uma das que mais investe em sua população”.

“Algumas pessoas não imaginam o quão grave é nossa situação política no Brasil. Aí vemos hoje a Prefeitura anunciar um investimento nunca antes feito na cidade de Fortaleza. Isso é feito por causa de um bom planejamento”, destacou Camilo Santana, reforçando que a cidade tem uma gestão que ouve a população.

A solenidade contou com a presença dos vereadores: Esio Feitosa (PPL), Renan Colares (PDT), Adail Júnior (PDT), Gardel Rolim (PPL), Raimundo Filho (PRTB), Prof. Elói (Patri), Didi Mangueira (PDT), Dr. Porto (PRTB), Márcio Cruz (PSD), Bá (PTC), Frota Cavalcante (PODE), Dr. Eron (PP), Emanuel Acrizio (PRP), Joaquim Rocha (PDT), Marília do Posto (PRP), Paulo Martins (PRTB), Michel Lins (PPS), Casimiro Neto (MDB), Iraguassú Filho (PDT), Evaldo Costa (PRB), Benigno Junior (PSD), Jorge Pinheiro (DC), Mairton Félix (PDT), Evaldo Lima (PDT), Carlos Dutra (PDT), Idalmir Feitosa (PR), Plácido Filho (PSDB); do presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto e do Senador Tasso Jereissati.