Associação das Mulheres Empreendedoras do Estado do Ceará é homenageada na CMFor

02/05/2019 - Rochelle Nogueira

Na tarde desta quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou uma sessão solene em homenagem à Associação das Mulheres Empreendedoras do Estado do Ceará, por sua contribuição no enfrentamento das desigualdades de gênero e na promoção da autonomia das mulheres do Estado. A proposição da solenidade foi da vereadora Larissa Gaspar (PPL). De acordo […]

De acordo com o requerimento nº 656/2018 apresentado pela vereadora, a Associação das Mulheres Empreendedoras do Estado do Ceará foi fundada em abril de 2016, tendo como missão mudar o rumo da política através da participação da mulher cearense que defende a sustentabilidade, atuando com vistas a promover a autonomia econômica das mulheres urbanas, do campo e da floresta objetivando a superação das desigualdades entre mulheres e homens.

A vereadora Larissa Gaspar, propositora do evento, ressaltou a importância da instituição como fonte de emprego e renda para mulheres e o seu papel social permitindo condições melhores de vida. “A instituição que já vem atuando há bastante tempo no Estado do Ceará, como também em Fortaleza, organizando as mulheres para a luta contra a opressão, discriminação, por igualdade e justiça social. Elas têm um trabalho muito forte na questão do empoderamento econômico, de oportunizar estratégias para a geração de renda: organizando feiras, produzindo sabão ecológico, artesanato, tudo para que as mulheres tenham sua independência financeira”, atentou Larissa Gaspar.

A presidente da AME foi homenageada em plenário.

Cícera Silva, presidente da Associação das Mulheres Empreendedoras do Estado do Ceará – AME, enfatizou que o trabalho efetuado faz grande diferença na vida de muitas. “Trabalhamos com mulheres do interior, por isso a AME não é tão conhecida em Fortaleza. Nosso trabalho é voltado para a mulher do campo. Estamos hoje em 65 municípios do Ceará levando organização, promovendo capacitação e geração de emprego e renda para que as mulheres possam ter vez e voz”, frisou a presidente da AME.

Em um discurso com foco no emponderamento feminino, a presidente da AME, Cícera Silva, destacou a luta das mulheres no dia a dia, e fez uma cobrança para que mais mulheres ocupem espaços de poder na política brasileira. “Nós somos a maioria de mulheres nesse país. Não podemos baixar a cabeça. Somos nós que sustentamos essa nação. Porquê não temos mais mulheres no parlamento? Nossa missão é transformar essa realidade”, disse.

Fotos: Evilázio Bezerra.