Antônio Henrique apresenta proposta de transferência do Legislativo para o Centro aos diretores da CDL

02/09/2019 - Silmara Cavalcante

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), esteve reunido na tarde desta segunda-feira, 02, com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), a convite do presidente da entidade, Assis Cavalcante. O momento abordou a temática e os projetos de trabalho do Legislativo na capital, destacando três assuntos: a mudança […]

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), esteve reunido na tarde desta segunda-feira, 02, com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), a convite do presidente da entidade, Assis Cavalcante. O momento abordou a temática e os projetos de trabalho do Legislativo na capital, destacando três assuntos: a mudança da sede da Câmara Municipal para o Centro da Cidade, o Código da Cidade e o Selo Amigo da Criança e do Adolescente.

A proposta de levar a Câmara Municipal para o Centro, como destacou o presidente do Legislativo, vai muito além de uma mudança administrativa ou funcional. A medida reflete a politica de aproximação da Casa com o povo, contribuindo também com a requalificação daquela região da Cidade.

“A ideia sempre foi levar a Câmara Municipal para mais perto do povo, tendo em vista que o Centro da Cidade possui uma grande circulação de pessoas, além de contribuir com a revitalização da região. Acreditamos que essa proposta levará vida nova ao Centro de Fortaleza”, apontou.

Antônio Henrique confirmou que o Lord Hotel, local escolhido para abrigar a nova sede do Legislativo, foi aprovado após a realização de um estudo. Segundo o presidente, o prédio atende às necessidades e possui a área e as características esperadas. O projeto prevê ainda um estacionamento no subsolo do mini-terminal que será construído na frente da edificação.

“Nós contratamos uma empresa de projetos e demandamos um levantamento minucioso das condições do prédio, bem como um estudo preliminar sobre a arquitetura. Este levantamento já foi feito e o estudo foi apresentado e aprovado. A premissa de conservação de fachada e volumetria da edificação foi obedecida. Agora estamos desenvolvendo o projeto executivo completo e deve ser concluído até novembro deste ano. Junto com ele deve ser entregue também o orçamento”, salientou.

Ainda que o Lord Hotel possua apenas tombamento provisório, o presidente do Legislativo antecipou que já provocou a Secultfor sobre a possível intervenção, a fim de saber quais as restrições. Antônio Henrique declarou que os fatores relevantes do ponto de vista histórico e cultural estão preservados no projeto proposto, e afirmou que a transferência da Câmara para o local se mostra como uma das maneiras mais viáveis de requalificar aquele espaço que hoje está degradado.

“Neste momento, estamos aguardando a manifestação positiva deste tombamento. O imóvel é de propriedade do Metrofor, adquirido por ocasião da construção da Estação José de Alencar e já houve manifestação muito positiva por parte do Governo do Estado, que afirmou dar todo o apoio possível para esta transferência. Já protocolamos ofício conjunto (CMFor e PMF) solicitando o imóvel. A resposta foi positiva. O trâmite para formalização dessa transferência do imóvel entretanto só deverá ser feita após a finalização do orçamento”, explicou Antônio Henrique.

O prefeito Roberto Cláudio (PDT), anteriormente, já tinha se manifestado sobre o assunto. Segundo o chefe do Executivo, “a ideia é supervencedora, acertada e traz de volta pro contexto do centro histórico e econômico, a vida política da cidade”.

O presidente da CDL, Assis Cavalcante, afirmou que a mudança da Casa do Povo para o Centro tem uma importância singular para a região. Para Assis, o regresso do Legislativo para o Centro irá atrair novos consumidores, além de ficar perto da população.

“No Centro, nós temos em torno de 350 mil pessoas caminhando por dia e mais de 1.080 viagens de ônibus levando pessoas da periferia para o Centro e vice-versa, é o maior centro comercial do Ceará. Nada melhor do que a Câmara retornar para mais perto da população, que é isso que o vereador precisa”, declarou o presidente da CDL.

Código da Cidade

Sobre a nova Legislação, o presidente Antônio Henrique explanou sobre o retrofit (processo de melhoria de instalações antigas, buscando atualizar o espaço e torná-lo mais seguro e confortável para os usuários, muitas vezes modificando até mesmo seu uso original) e sobre as mudanças na autorização especial de utilização sonora, alvará de funcionamento e de publicidade e propaganda.

Antônio Henrique destacou o compromisso do Legislativo com o desenvolvimento da Cidade, evidenciando que o novo Código da Cidade foi resultado da articulação, do diálogo, da negociação e do debate entre a Câmara Municipal e a população de Fortaleza.

Selo Amigo da Criança e do Adolescente

A diretoria do CDL, entidade parceira do Selo da CMFor, anunciou que o Natal de Luz desse ano contará com uma programação especial, com a participação de crianças assistidas por projetos sociais. Uma das apresentações será um coral de música chamado “Concerto Didático”. A ideia, segundo o presidente da CDL, surgiu após o lançamento do Selo Amigo da Criança e do Adolescente.

O Selo Amigo da Criança e do Adolescente é uma certificação de responsabilidade social, idealizada pela Câmara Municipal de Fortaleza, destinada a empresas de diferentes portes e segmentos, entidades e associações que se comprometem com o combate à exploração sexual da criança e do adolescente, seja proibindo a prática no interior dos estabelecimentos comerciais, ou por meio de denúncias às autoridades competentes.

“Falar de violência sexual no Natal de Luz ficava muito pesado, então preferimos dar essa outra conotação. Queríamos dar a nossa contribuição”, disse Assis, cumprimentando o presidente do Legislativo.

Fotos: Mateus Dantas